Avalie isto:
Compartilhe com seus amigos:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Mais
Categorias:Aviação
Tags:aviação, empresas aéreas, empresas estrangeiras, rotas domésticas
Lendo os comentários vejo que muita gente não acompanha de perto a situação e nem mesmo trabalha na área para entender o que acontece…. O padrão das empresas aéreas tanto daqui quanto na Europa/EUA é o mesmo… a diferença é que eles não pagam o que as empresas daqui pagam de ICMS, combustível, taxas aeroportuárias…por isso praticam preços melhores…eles nao tem um governo que força a desvalorização do real frente ao dolar… galera precisa estudar um pouco mais o assunto antes de ficar metendo o pau nas empresas e para de acreditar em reportagem sensacionalista da globo…. Entendam quem são os verdadeiros culpados….
CurtirCurtir
É preciso que haja um estudo técnico competente e independente, que possa determinar que tipo de concorrência nosso mercado suportará, proporcionando melhorias reais aos usuários e evitando a quebra das nacionais. Bom senso e equilíbrio é tudo o que necessitamos.
CurtirCurtir
Depois que os PETRALAS….doaram a VARIG(uma das melhores cias. aereas que ja voei), para a GOL…do amigo do Ze Dirceu Constantino….virou nessa zorra que e hoje….
CurtirCurtir
Por que não começar construindo aeroportos decentes? Por que não diminuir as taxas de embarque? Porque o governo sempre desvia a atenção do foco, culpa as empresas privadas e quem paga é o povo.
CurtirCurtir
Porque nao abrir para empresas euopeias tipo air berlin?
CurtirCurtir
Otima noticia, o mesmo aconteceu com os carros importdos na era collor, e forçou a industria nacional a se modernizar, muito bem! E inadimissivel nao ter certos voos no pais, algumas rotas sao ridiculas e demoram horas com milhares de escalas. É mais facil ir de porto alegre ate lisboa do que ir ao nordeste! Tomara que sejam criadas novas rotas e disponibilizados mais horarios
CurtirCurtir
Choradeira barata! Como explicar então, a compra da webjet, LaTam… E porquê será que só a azul dá lucro e não precisa cobrar R$15,00 por um lanche ruim??? É, Este combustível é muito caro mesmo!
CurtirCurtir
Luciano, que te disse que a zul ja deixou de ser deficitária?
CurtirCurtir
Há esperança para quem viaja de avião neste país!
CurtirCurtir
Tomara que isso saia mesmo do papel, pra desespero de GOL, TAM e cia.
CurtirCurtir
Companhias da Argentina, Equador, Peru, etc, com maior capacidade de investimento???!!! Que conversa fiada! Sem Falar da TAP que estava a beira da falência…
Bem típico das empresas aéreas brasileiras alegarem isso, visto o episódio da Gol comprando a Webjet só para fali-la e poder continuar com os preços abusivos.
CurtirCurtir
Concordo em parte com o comentário acima.
Competição entre uma pequena empresa local e uma gigante multinacional poder ser concorrência desleal sim, resultando na quebra da pequena e consequentemente aumento dos preços pela posição monopolística que a segunda assumiria.
Mas no caso de GOL e TAM é pura choradeira, não querem perder o oligopólio.
Além do mais, a GOL tem uma das maiores margens operacionais do mundo.
CurtirCurtir
Isto é muito mais fácil de acontecer num mercado fechado. É quase impossível uma empresa assumir monopólio no Brasil tendo que concorrer com todas as demais do mundo. Se ela aumentar o preço, vem uma Ryanair ou EasyJet correndo para se instalar aqui.
CurtirCurtir
O episódio da Gol comprando a Webjet (como lembrado no comentário do Bernardo, abaixo) demonstra claramente isto. É muito mais fácil criar um oligopólio num mercado fechado do que tendo que concorrer com todas as empresas do mundo.
CurtirCurtir
O texto fala em abertura parcial, a somente 5 empresas da América Latina. Pelo que entendi não será abertura total.
CurtirCurtir
Tens razão Gilberto, mas de qualquer forma a lógica é a mesma: quanto mais empresas, menor a chance de haver monopólio. 🙂
CurtirCurtir
Os voos na ryanair sao ridiculos, eles estavam cogitando voos com pessoas em pé! Ja voei muito com esta empresa e é uma das piores do mundo apesar de dominar na Inglaterra e europa! Pra ter ideia, o limite de bagagem é controlado intensivamente, vc paga e bem, cada grama a mais que tiver, o volume tambem, as regras sao super rigidas. O tratamento é terrivel e no voo vendem de tudo o tempo todo, parece aqueles onibus em que vem um vendedor ” eu podia ta roubando… Mas to aqui vendendo… Kkk” vendem ate cigarros que vc pode fumar nos banheiros e ninguem fala nada… As poltronas sao duras como madeira e nao tem espaço nem pras permas. Pra finalizar, em dois voos que fiz em londres colocaram duas aeronaves e vc corria pra pegar uma delas, qualquer uma, pra pegar um lugar… Isso mesmo, eles nao tem assento marcado…. Eu vi gente entrar em uma aeronave e estava lotada, entao sair e pegar a outra que ficava ao lado. Tipo busao de escursao… Assim se faz economia, mas a qualidade…
CurtirCurtir
Aahhh esqueci, as cores internas sao amarelao e roxo! Chega a does nos olhos, comida só pagando, e caro, e assentos reclinaveis nem pensar! A tripulaçoa chega a fazer cara feia sem muita preocupaçao quando solicitada, certa vez vi a aeromoça fazer caretas de estar de saco cheio quando era chamada. Acho que treinamento zero, preocupaçao tambem zero, ninguem liga se vc esta com celular ligado, ou fumando no banheiro… Essa economia eu teria cuidado por aqui
CurtirCurtir
Marisa…estas certa…..mas o que diferencia daqui do Brasil, com praticamente 2 cias. aereas??/ e exatamente igual….ou pior o preco e muito mais caro….
CurtirCurtir
Viajei de Ryanair algumas vezes e adorei, baratíssimo, pra vôos de 1h/2h vale o desconforto.
E acho ÓTIMO isso de cobrar excesso de peso. Sempre evito despachar mala e tento viajar com pouco peso, é INJUSTO que eu pague a mesma coisa que alguém levando 30kg de bagagem. Adorava economizar 15 euros na Ryanair só por não despachar nada.
CurtirCurtir
Na aviação há demanda para para vários tipos de clientes!
Certamente a Ryanair não seria para você, no entanto, a proposta dela é para outro público. Onde aqui no Brasil você conseguiria voar regularmente por apenas R$15?
Já andei de Ryanair e EasyJet e não tive problema com nenhuma delas. Certamente voltaria a voar se morasse na Europa novamente.
CurtirCurtir
Governo cogita abrir mercado de aviação para empresas estrangeiras::
Ótima noticia poucas coisas estes governos dos PETRALHAS, fizeram certas. Mas esta seria muito boa se verdadeira.
Como cidadão fiquei pasmo pelos comentários, feitos, por ditos, “especialistas em aviação”, creio que “DOUTORES” no assunto, o Srº Marcelo Freitas e o Srº Adyr da Silva(Comentários acima),….. “”e bobagem, porque os estrangeiros tem mais capacidade de investimento””……..””não compensam a operação”””…….
Eles falaram estas asneiras, só que estão esquecendo que os custos elevados das passagens e as péssimas condições de atendimento de quase todas as companhias de aviação que estão operando aqui, e repassando aos usuários sua incompetência e os usuários e que pagam passagens já com o elevado custo da incompetência destas empresas, e que não são fiscalizadas por ninguém só faz de conta, quantos voos cancelados sem qualquer aviso… e quando tem resposta e sempre a mesma..”se vira”…aqui que manda somos nos….Vamos abrir este mercado de uma vez….e os usuários e que façam sua escolha…..em menos de um ano melhora 1000%….
CurtirCurtir
Quanta fúria nesse coração.
CurtirCurtir
Meu caro amigo…nao e furia…e quem usa estas cias aereas 2 ou 3 vezes…por semana…profissionalmente…e ando pela Europa e USA…varas vezes ao ano….e aqui e pior que na Africa…pode ficar certo….So para lhe eslarecer….perdi um voo de Brasilia, porque atrasou minha reuniao….e quiseram me cobrar R$2.900,00……so para remarcar….e ridiculo…
CurtirCurtir
Angelo, ridiculo é vc não aparecer para o voo e a empresa pargar por isso, vc não foi e ela nao pode vender o assento para outra pessoa… alguem tem que pagar o prejuizo… que tal quem o causou ???
CurtirCurtir
Essa abertura deveria ter sido feita há muito tempo. Essa desculpa de concorrência desleal não cola mais. É a própria competição entre as empresas, grandes e pequenas, nacionais e internacionais que gera a melhoria na qualidade e a diminuição dos preços.
O que as empresas brasileiras querem de verdade é a manutenção do seu já bem acomodado oligopólio no setor, que resulta em serviços medíocres e preços altos.
CurtirCurtir
otima visao, concordo em tudo…parabens
CurtirCurtir
Sim, mas mais ou menos.
Por ser um mercado muito particular, a existência de companhias nacionais fortes é importante. Certamente isso deve ser desafiado por alguma concorrência, e uma abertura parcial me parece válida, mas é importante a aviação nacional.
Em todo mundo empresas de aviação são problemáticas e deficitárias várias vezes, e o governo acaba entrando com subsídios e outras ajudas pela importância do mercado, funcionando quase como um “bem público”.
Deixar o mercado na mão de empresas estrangeiras diminui essa capacidade de controlar o mercado aéreo, a coisa da errado, as empresas fogem e as linhas simplesmente acabam, a aviação entra em colapso.
Então é bom ir com calma, é um mercado muito complicado esse.
CurtirCurtir
Incentivar novas empresas nacionais – e o Cade ter agido mais firmemente na fusão da Gol com a Webjet, por exemplo, é um outro caminho interessante.
E ainda tem o fato dos nossos aeroportos estarem sobrecarregados, seja quem for não tem muito espaço pra novas companhias. Enquanto não aumentarem os existentes e não fizerem novos aeroportos, as passagens vão continuar caras, já que nos últmios anos a demanda por vôos aumentou muito mais do que a oferta teve capacidade pra aumentar.
CurtirCurtir
Por ser um mercado muito particular, a existência de dinosauros nacionais fortes é importante. Certamente isso deve ser desafiado por alguma concorrência, e uma abertura parcial me parece válida, mas é importante a paleontologia nacional.
CurtirCurtir
No mundo inteiro funciona assim, Ricardo. EUA, os principais países europeus, todos têm empresas aéreas “dinossáuricas” toda hora sendo salvas pelos governos. O mercado aéreo é, na prática, semi-público, já que o interesse social na aviação se sobrepõe ao fato dela ser bastante deficitária em geral.
O que não pode é ter SÓ isso. A diferença é que lá tem as grandes que seguram o mercado mas tem diversas outras que contrabalançam o poder de oligopólio. Não sou a favor de manter como está, acho que ALGUMA abertura é ótima, e que incentivar as empresas regionais menores pra manter a concorrência.
Mas, acima de tudo, aumentar a capacidade e oferta de aeroportos, que é o único jeito de realmente baratear os vôos e permitir mais empresas funcionando.
CurtirCurtir