Uma Porto Alegre com arranha-céus

O leitor Fernando Nectoux nos envia esta impactante montagem, feita sobre foto original dele mesmo.

Arranha-céus (ou nem tanto) em Porto Alegre: uma utopia ?

Clique na imagem para ampliar

Utopia Portoalegrense

A original:

Porto Clouds

Nota: o Centro Administrativo do RS, originalmente foi projetado com 10 andares a mais do que foi construído. Ao invés de 22, seriam 32 andares. Alguns governadores já falaram em completá-lo para abrigar mais secretarias, pois da forma que foi construído se mostrou insuficiente para todas.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus

Tags:, ,

29 respostas

  1. O Aeroporto Internacional 20 de Setembro foi pro espaço! O futuro de POA é o Novo Complexo Aeroportuário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, formado pela soma e unificação do antigo Salgado Filho e da antiga Base Aérea de Canoas (BACO)!

    Capacidade? Ampliável a perder de vista!

    Foto-montagem:

    http://s1291.beta.photobucket.com/user/pauloroberto-Brasil/media/NovoPOASFBACO_zpsb296e077.png.html

    Hehe! #EuApóio #PortãoNão #SalgadoFilhoAmpliadoSim

    Curtir

  2. Não acho q o Centro histórico e a orla são os locais apropriados para uma maior verticalização. Vias estreitas e congestionadas. Se for pra verticalizar teria que ser um bairro novo, projetado para isso, tipo uma La Defense

    Curtir

  3. na foto com a montagem Porto Alegre parece Miami.

    Curtir

  4. No Photoshop ate’ o Brasil tem jeito.

    Curtir

  5. Lembrando que simplesmente este é um degrau a mais na urbanização, no fato da ocupação e especulação imobiliária, o que nos faz, entender que esta demanda não é necessária, já que ao atravessar a ponte temos, estensa áreas que permitem uma ocupação urbana devidamente planejada, inclusive com outros intrumento, alem do urbanismo e sim o que nos faz falta o requisitos do PLANEJAMENTO PAISAGÍSTICO.

    Enfim, o modelo INGLES não é o sitema recomentado.

    Curtir

  6. Te dizer que eu acho que o centro administrativo seria feio com uma altura maior.

    Acho que apartir de uma certa altura, os prédios precisariam de uma analise de impacto visual, caso contrario, teria cada coisa feia porae…

    E residenciais, na minha opinião, nunca com mais de 20/25 andares.

    Outra coisa, não poderia ser em qualquer região, e de preferencia, bem concentrados.

    Porto Alegre teve projetos de prédios altos, se não me engano, o da GBOEX (é assim que escreve né?) na rua da praia era pra ser bem maior do que é, no praia de belas tambem teve um projeto de arranha céu, que nunca saiu…

    Curtir

  7. Ainda acho melhor os prédios mais concentrados. Desse jeito espalhado a silhueta fica meio deformada, sem harmonia. Fora que descaracterizaria o skyline já consolidado do centro (tanto visto da ilha quanto da Z. Sul), um dos meus preferidos na AL. Não que não devam construir prédios altos ali (dentro da nossa capacidade, três ou quatro com uns 150/200 m ia deixar esse skyline ainda mais icônico, inclusive já postaram montagem assim no blog), mas tem que ser sempre integrado com a rua e com a paisagem do entorno. Ah, e sempre comerciais, ou residenciais MUITO bons. E apenas nessa região, não queremos uma Porto Alegre paliteiro estilo Recife e SP! Mas valeu a montagem, pensar grande nunca faz mal.

    Curtir

    • Obrigado pela observação, VOP! No início da montagem, tentei elevar menos edifícios, mas a perspectiva me pareceu irrealista, como se em uma cidade que tem dois ou três grandes prédios não existisse mais nada que criasse a sensação de que aquilo foi uma tendencia construtiva progressiva ao longo do tempo. Dessa forma, começei a imaginar como criar pequenos núcleos traçando mentalmente três curvas côncavas no skyline, que tem seus picos no prédio maior da montagem, depois o Centro Administrativo e o Novo Foro.

      Curtir

  8. voltou a catequese pró-espigão via photoshop.

    Curtir

  9. GENIAL! Já ficou outra coisa!! O Centro Administrativo aumentado ficou MUITO bom!! Parabéns pela montagem, muito bem feita!

    Curtir

  10. Mas sobre o centro administrativo, aquele prédio tem problemas mais importantes que ser “baixinho”. Ele não tem ar central, então tem diversos aparalhos pendurados pelas janelas. Além de piorar a estética do prédio, aumenta um monte a conta de luz.

    Curtir

  11. Honestamente para mim não faria diferença 🙂

    Curtir

  12. Contruir arranha ceus na zona da voluntarios, farrapos seria uma boa, desenvolveria o
    Ocal que esta decadente, mais ou menos o que aconteceu em nova york com as torresngemeas , tragedias a parte…

    Curtir

  13. A prefeitura poderia para esta finalidade vender indices construtivos e/ou contrapartida com construcao de casas populares, saneamento, obras de infra estrutura, etc….seria otimo…e a paisagem ao contrario do escrito acima….ficria linda…moderna…

    Curtir

    • Mas tem locais da cidade (inclusive esses da montagem) que não possuem limite de altura, então, suponho, só não possuem arranha-céus por desinterresse das empresas. Quanto mais contrapartidas e regras, ainda mais desinteressadas elas vão ficar.

      Curtir

  14. Porto Alegre teria um aspecto completamente diferente de qualquer outra cidade com prédios altos no Brasil. A estrutura urbana de Porto Alegre é única. Pelo que vemos pelo país é aquele monte de palitos altos e horrorosos (Fortaleza, Recife, Belém, São Paulo)…

    Curtir

  15. Também te mandei um e-mail ontem para o e-mail do blog, Gilberto!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: