Porto Alegre monta plano para atender vítimas de Santa Maria

Estrutura da rede pública de saúde da Capital foi colocada à disposição. Foto: Gilberto Simon

Estrutura da rede pública de saúde da Capital foi colocada à disposição. Foto: Gilberto Simon

A Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), enviou a Santa Maria 12 respiradores artificiais para serem utilizados no atendimento às vítimas do incêndio em uma casa noturna, na madrugada deste domingo, 27. Além disso, a SMS colocou à disposição da Secretaria Estadual de Saúde e da Prefeitura de Santa Maria toda a estrutura da rede pública de saúde da Capital. A transferência de pacientes daquele município é prioridade e as equipes de Porto Alegre organizam o atendimento às vítimas.

Foram disponibilizados 115 leitos na rede hospitalar de Porto Alegre. Destes, são leitos de UTI com respirador: Hospital de Clínicas (13), Hospital Conceição (10), Cristo Redentor (4), Mãe de Deus (10), Moinhos de Vento (4), Independência (10), Parque Belém (13) e Santa Casa (9). Leitos sem respirador: Cristo Redentor (10), Parque Belém (20). Leitos de emergência: Mãe de Deus (6) e Santa Casa (6). A Unimed disponibilizou oito ambulâncias para o transporte das vítimas.

Em colaboração com a Secretaria Estadual de Saúde, uma equipe com médicos intensivistas, cirurgiões plásticos e técnicos de enfermagem foi enviada para Santa Maria, em um avião da Aeronáutica, para auxiliar no transporte dos pacientes a serem deslocados para a Capital. No mesmo avião, embarcou equipe de apoio psicológico, a pedido da Coordenadoria de Saúde Mental de Santa Maria, para auxílio aos familiares das vítimas.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita a doação de sangue no Hemocentro do Rio Grande do Sul, a partir da manhã desta segunda-feira, 28, a fim de repor os estoques. O Hemorgs localiza-se na avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon.

As primeiras vítimas transferidas para Porto Alegre chegaram em um helicóptero que pousou no Parque Ramiro Souto, na Redenção, no início da tarde de domingo. Cinco foram internadas na unidade de queimados do Hospital de Pronto Socorro (HPS) e mais quatro pacientes no Hospital de Clínicas.

“Estamos solidários e enlutados com a tragédia em Santa Maria. Desejamos força e muita fé a todas as famílias e amigos das vítimas”, manifestou o vice-prefeito, Sebastião Melo. O secretário adjunto da Saúde, Marcelo Bósio reafirmou que a rede pública está mobilizada para auxiliar no que for necessário e solicitado pelas autoridades envolvidas no atendimento às vítimas. Com 245 mortes confirmadas até as 11h deste domingo, o incêndio em Santa Maria é a maior tragédia já ocorrida no Rio Grande do Sul.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

3 respostas

  1. Eu estou orgulhosa do meu estado, Rio Grande do Sul, que mobilizou inteiro e rapidamente para atender esta ocorrência tão dolorosa. Todos os pedidos foram atendidos prestimosamente. A presidenta Dilma deixou seu compromisso e veio trazer sua presença e consolo aos que sofriam a perda de seus entes queridos. O Governador Tarso, Ministros e outros do governo prontamente atendenderam ao chamado de Dilma e movimentaram os recursos e o apoio.
    Exército, Aeronáutica, Policia Civil, Brigada Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e a EPTC, todos nos seus postos numa onda calma e segura.
    Assisti a chegada de dois helicoptéros no Parque Farroupilha, quando chegava o momento das duas ambulâncias sairem para os hospitais de destino o trânsito já estava suspenso na Av. Osvaldo Aranha, Venâncio Aires, Ramiro Barcelos e com certeza em toda a extenção das ruas por onde elas passariam. O silêncio era total e só iniciava quando as ambulâncias e as escoltas ligavam suas sirenes. Digo que me emocionei.
    Tudo foi feito tão rapidamente, leitos a disposição, hospitais se preparando para receber os feridos…Identificação dos mortos feita de maneira segura e rápida para que o sofrimento não se prolongasse além do tolerável.
    Meu orgulho é também para todas as pessoas que acorreram voluntariamente para ajudar.
    Nossa organização poderia ser usada para mudar esse Estado mas ainda bem que nesta hora triste ela aconteceu….quem sabe o futuro seja bem melhor….

    Curtir

  2. Eu vi o movimento na Redenção, helicópteros, ambulâncias, etc. Parecia bem organizado, estão de parabéns.

    Curtir

  3. Dia triste, muito triste.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: