Iniciam as obras de expansão do Iguatemi Porto Alegre

Passando na frente do terceiro maior shopping center do estado, agora à noite, pude ver que toda a área da frente do shopping está cercada de tapumes e duas grandes máquinas para fundações já estão no local. Da mesma forma grandes quantidades de aço já chegaram ao canteiro de obras.

A Iguatemi anunciou a expansão do Iguatemi Porto Alegre em maio de 2012, e informa que serão feitas 84 novas lojas (entre elas novas âncoras), com 20,3 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável) numa primeira fase. A previsão de inauguração desta nova ala do shopping é outubro de 2014.

Numa segunda fase será construído uma torre de escritórios/corporativa com 10,7 mil metros quadrados de área para aluguel, e que será inaugurada em abril de 2015.

Assim que tiver fotos do início das obras postarei no Blog.

Imagens: Iguatemi / Divulgação.

________________________

Vale a pena ler também:

Passarela Shopping Iguatemi – Bourbon Country

Iguatemi vai quase duplicar de tamanho até 2014

Iguatemi Porto Alegre será ampliado – veja as imagens



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Shopping Centers

Tags:, ,

27 respostas

  1. Já que vão expandir, tomara que façam um espaço arquitetonicamente mais contemporâneo e luxuoso apto para abrigar lojas de grifes mais gabaritadas e de padrão internacional, coisa que falta em Porto Alegre, porque o tal Moinhos Shópis é na verdade bem medíocre.

    Curtir

    • Pois é. Espero que não expandam pra trazer as mesmas lojas que já temos em outra meia-dúzia de shoppings. Se é pra ampliar e descaracterizar toda a fachada, que tragam lojas novas. Senão, q deixem como está.

      Curtir

  2. Num mundo ideal eu não perguntaria isso mas… E o estacionamento? Alguma ampliação do número de vagas a vista?

    Curtir

  3. O sonho daquele bairro é virar um shopping gigante hehe

    Curtir

  4. Opinião minha: mas acho lindo os tijolos do Iguatemi, tanto no local, tanto por fotos, onde dá pra se perceber um dos poucos lugares na cidade e no Brasil em geral(por que nossas cidades são uma miscelânea) em que os prédios mantem uma homogeinização de cor(digo, o Iguatemi e aquele conjunto de prédios ao lado do golfe), que, por sua vez, também acho muito bonita.

    Curtir

  5. Gilberto, uma questão que debatemos qdo da notícia de 2012 acerca da expansão, foi sobre o fato de provavelmente modificarem a decoração externa, tirando o tradicional e lindo tijolinho à vista, que dá todo um ar colonial e tb meio inglês, para fazer um tipo de decoração padrão, tipo um cinza sem graça! Será uma pena se realmente forem pra esse lado, acabando com visual muito interessante do tijolinho à vista! Pena que é propriedade particular, senao teríamos mais força pra questionar tal mudança!

    Curtir

    • Bom, não sei se tu te lembra, mas eu era a favor dessa mudança de tijolo aparente para um revestimento mais moderno (assim espero).

      Eu costumo receber pessoas/amigos vindos de fora, de outros estados e até mesmo do exterior e, em 90% dos casos, eles gostam do Iguatemi, por ser grande, com certo luxo, mas eles não gostam do revestimento exterior de tijolos. Tanto que chama atenção deles normalmente. Talvez por que em outros lugares não seja comum.

      Realmente é raro o lugar onde tem este revestimento. Alguém me corrija se eu estiver errado, mas um revestimento deste tipo, de tijolos, é mais barato do que outros, ou seja, um dos mais baratos. Eu sempre tive a impressão de que shoppings com tijolinhos aparentes eram shoppings pobres e que não investiam muito na sua beleza externa, somente na interna. Casos do Iguatemi e do Praia de Belas (e também do Shopping do Vale, em Cachoeirinha – http://wp.me/al9z0-bDY). Justamente por ser o interior do shopping o mais importante para o empreendimento.

      Bom, isso é questão de gosto, mas espero, caso se confirme e os renders estejam certos, que seja feito um bom, moderno e nobre revestimento, assim como exige o Iguatemi, por estar numa área super nobre da cidade. Espero que seja superior ao do novo do Praia de Belas e ao do Barra. Mas eu não gosto de shoppings com revestimento de tijolo, definitivamente.

      Obs.: tem certos prédios, inclusive um na rua Santo Inácio, no Moinhos, que é em estilo inglês todo com tijolos aparentes. Eu acho ele lindo. Mas para shoppings não.

      Curtir

      • O revestimento novo do Praia de Belas eu achei ruim, e já está manchado em diversos pontos.

        Acho aquele acabamento com cara de pré moldado, muito genérico.

        Curtir

    • Também gosto do revestimento antigo. Meu medo é que o Iguatemi esteja perdendo a sua identidade. Já na reforma que criou o espaço da Renner achei que deixaram ele com cara de Praia de Belas por dentro, um shopping que nunca gostei.

      Curtir

      • O que ocorreu é que antes o Iguatemi de POA não era do grupo dos outros Iguatemis do Brasil. O Praia de Belas sempre foi desse grupo (cujo logotipo são 3 setas coloridas). Há uns anos o nosso Iguatemi passou ao mesmo grupo. Isso explicaria esse processo de “similarização” (não encontrei palavra melhor).

        Curtir

    • Concordei e continuo concordando contigo, Felipe. A característica da fachada do Iguatemi são os tijolinhos à vista. Agora vai virar uma fachada de shopping genérico. Lamento por isso. O Iguatemi já passou por diversas expansões sem perder essa característica. Infelizmente agora estão avacalhando.

      Curtir

  6. O Iguatemi já teve um aumento naquela parte onde se localiza o Renner e na parte dos cinemas.
    Agora mais uma ampliação e para completar vem mais uma Torre. Tem gente para ocupar tantas torres…..

    Curtir

    • Tem sim Juliana. Porto Alegre é uma grande cidade e tem ainda espaço sim. Por outro lado você acha que os empresários iriam investir sem certeza de retorno ?
      Isso não existe no mundo atual.

      Sobre as expansões do Iguatemi, ele já teve 4 consideradas principais:

      1. Área da Loja de Departamentos Sandiz (muito grande) se transforma em área de lojas. O terceiro piso desta área ganha 4 cinemas.
      2. Área da Loja de Departamentos Grazziotin (próxima à atual ZARA) – se transforma em área de lojas;
      3. Construção de grande área de lojas extendendo o shopping na direção do Bourbon Country. O shopping ganha mais cerca de 60 lojas e 5 salas de cinema, totalizando 9 salas. Após um tempo, a Loja Renner passa a ter 3 andares e os cinemas saem daquela área. O Iguatemi fica temporariamente sem cinemas, já que inaugurou uma moderna clínica filial do Hospital Moinhos de Vento no terceiro piso da antiga área da Sandiz;
      4. Construída nova área próxima ao Nacional para os novos cinemas – 6 salas GNC (algumas lojas foram adicionadas também, além dos cinemas).

      Considerando apenas expansões físicas com acréscimo de área, somente os itens 3 e 4.

      Curtir

  7. Finalmente! Esperei anos por isso… Eu lembro que era em 2002 e eu já comentava com meu pai que um dia o Iguatemi seria ampliado… Só não sabia como exatamente. Até cheguei a imaginar uma passarela pro outro lado da rua onde agora a Goldztein ta construindo. De qualquer maneira é um sonho de criança se realizando! 😀

    Curtir

    • Pela imagem divulgada, ele vai ter esta nova área na frente e uma nova área também na lateral direita de quem olha pela frente.
      Essas áreas novas terão 3 andares e serão 84 novas lojas, entre elas mais algumas âncoras. Vai ficar muito bacana com certeza. Em relação ao prédio, tomara que seja interessante, no mínimo como o Iguatemi Corporate.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: