E o Belvedere do Morro Santa Teresa Prefeito ?????

Falta pouco mais de 1 ano para a Copa e o que se fará com o Belvedere Deputado Ruy Ramos ??

Ficará assim?

E o projeto realizado pela SMAM ? Como fica ?

Outrora um dos mais movimentados pontos turísticos de Porto Alegre, o Belvedere Deputado Ruy Ramos, ou simplesmente, Mirante do Morro Santa Teresa, segue abandonado, há anos retirado do circuito turístico oficial da cidade. Já existiu, no local, um restaurante panorâmico, muito bom, frequentado por turistas e pela população da cidade.

E a Prefeitura ignora, como sempre, esta opção turística.

Em dezembro de 2011, a SMAM, através do então secretário Luiz Fernando Záchia, desenvolveu um projeto para o mirante. Embora modesto, já seria uma boa solução para o total abandono em que se encontra a área.

Aqui está oi post do Blog que cita o projeto:  http://bit.ly/XEQRd4

Outra matéria, do Jornal Metro, publicada pelo Porto Imagem: http://bit.ly/WJDqL0

Veja as fotos e pare para pensar. É isso que a prefeitura faz pelo turismo da cidade ?

Localização do Mirante:

EXEMPLOS DE MIRANTES PELO BRASIL:

Uma simples universidade federal do interior mineiro (Universidade Federal de Juiz de Fora) terá o seu teleférico, coisa que a metrópole do Mercosul sequer vislumbra ter:

mirante-juiz-de-fora-mg

http://www.ufjf.br/secom/2012/12/11/investimentos-no-jardim-botanico-irao-contemplar-pesquisa-e-turismo-em-juiz-de-fora/

E Itapema recentemente em 2012 inaugurou mirante que é um sucesso (inclusive os gaúchos têm visitado bastante, como os cubanos quando se esbaldam ao conseguir deixar Havana):

itapema-mirante2

http://www.clickcamboriu.com.br/turismo/2012/08/visitacao-ao-mirante-do-encanto-de-itapema-bate-recorde-em-julho-75395.html

Outro ângulo: 

itapema-mirante

E este em Ivoti, super arrumadinho:

Ivoti - RS, Foto: Gilberto Simon

Ivoti – RS, Foto: Gilberto Simon

O de Veranópolis, RS:

Veranópolis, RS - Foto: Gilberto Simon

Veranópolis, RS – Foto: Gilberto Simon

E Osório, RS:

Osório, RS - Foto: Gilberto Simon

Osório, RS – Foto: Gilberto Simon

As pessoas são tão fascinadas por mirantes e suas vistas que criam onde conseguem, só nós o ignoramos:

Um mirante na Alemanha

Um mirante na Alemanha

BH reformou o seu e ficou mais lindo ainda:

MIRANTE-bh-2

Floripa está melhor que a gente:

mirante-Florianopolis

Tudo o que merecíamos era poder ficar assim, tranquilos lá:

qld_the_observatory_images_kite_flying2_web

Veja que nem se está falando em algo fantástico como os dois links abaixo:

Los Angeles, EUA.

Los Angeles, EUA.

Quem sabe apenas em voltar a ser assim:

Morro Santa Teresa na década de 60.

Morro Santa Teresa na década de 60.

Colaboração: Leitor Paulo Roberto



Categorias:Belvedere do Santa Teresa, Morro Santa Teresa, Morros da Cidade, TURISMO

Tags:, ,

38 respostas

  1. Porque não revitalizar este espaço no Mirante do Morro Santa Teresa um espaço que poderia muito bem ser mais cuidado e com total segurança. Poderia ter um posto da Brigada Militar no local.

    Curtir

  2. E agora ………… serão mais 25 anos de luta? … Os invasores dominam os morros?… Existe um nome que mudará esta situação?… Uma das maravilhas de Porto alegre agoniza; pede ajuda .para mostrar do que é capaz! … Até Osório tem um belo mirante……….. A vila Gaúcha, vulgo Buraco Quente avança, trafica, assalta, mata e enoja o belvedere…. Onde está a preocupação das tv´s que lá habitam? RBS,RECORD,TVE e várias rádios, sei que o medo impera há anos nos funcionários…. Existe pessoas influentes que habitam no morro, claro que em fortalezas e poderiam fazer alguma coisa: Dna. Cristina Ranzolin, Falcão, Lasier………………. E é triste o descaso das vossas excelências.

    Curtir

  3. Em pensar que a nossa POA que hoje mal consegue fazer uma pontezinha sobre o arroio dilúvio da duplicação da avenida beira-rio já foi assim:

    Algo que ficou apenas nos livros de história. Nunca mais se viu administradores assim, visionários. Nossos prefeitos posteriores poderiam substituir seus pares de municípios de 100 mil habitantes do nortão desse país. Mais condizente.

    Curtir

  4. Apenas para dar mais subsídios sobre este debate. Leiam isto e entenderão por que as coisas não andam em Porto Alegre, que tristeza.

    PORTO ALEGRE E AS VIOLAÇÕES AO DIREITO A MORADIA
    ( bservatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_k2&view=item&id=398:porto-alegre-e-as-violações-do-direito-à-moradia&Itemid=164&lang=pt )

    ENTORNO DO ESTÁDIO BEIRA RIO
    MORRO SANTA TERESA: Morro Santa Teresa – Quatro Vilas (Gaúcha, Ecológica, Padre Cacique, União- Prisma) abrigam cerca de 1.600 famílias, há mais de 30 anos, na área que é propriedade da FASE, do Governo do Estado. Em 2010, o PL388 visava privatizar a área de 74 ha. Os moradores, aliados à sociedade civil organizada, montou uma mobilização, que fez o Governo recuar, e mantém-se num Movimento que defende a regularização fundiária das vilas, a defesa da preservação ambiental e a reestruturação da FASE ali. O atual governo assumiu essas demandas, através do Decreto nº 48.029, de 17 de maio de 2011, e criou pelo Decreto nº 49.256, de 21 de junho de 2012, um GT para a sua gestão, que não avança. Embora sem definição de diretrizes, a SEHABS licitou recentemente os levantamentos topográficos e cadastramento socioeconômico e outros, visando a regularização fundiária. Mas, ao mesmo tempo, é anunciada para o local a construção de um Centro de Eventos, com grandes ambientes e estacionamento, inconcebível sem devastar a natureza, o que é incompatível com aqueles decretos. O temor é que a Prefeitura possa remover expressa ou paulatinamente os moradores. Hoje, as comunidades já protocolaram pedido de Concessão de Uso Especial para fins de moradia junto à FASE e requerem a demarcação em suas comunidades como ZEIS/AEIS. Vivem ainda em condições precárias quanto ao saneamento básico, energia elétrica, água e recolhimento de lixo. Sofrem dificuldade de acesso e situações de risco.

    Curtir

    • #Medo Virará a Nova Favela do Complexo do Alemão (RIO), só que sem a pacificação, sem a reurbanização, sem teleférico, sem segurança, sem nada. Ou seja, darão a titularização aos ocupantes e nada mais para a área e, por conseguinte, para a cidade e para o resto da população. Assim o resto da população certamente aí é que não frequentarão mesmo a área, pois os atuais ocupantes passarão a se sentirem mais donos do pedaço e livres para praticarem o que já praticam ainda. Junto com a regularização possesória só faltaria colocarem uma cancela de acesso o mirante impedindo a passagem de quem não for da “comunidade”. E a regularização atrai mais grilagem em busca da mesma regularização. Preparemo-nos para a perpetuação e expansão disso ali naquela área:

      Bye, Bye para isso aqui:

      É uma pena que pelo que parece o mirante continuará na mesma situação mesmo. No máximo isso aqui:

      Bem digno para uma metrópole que há mais de meio século atrás era uma das poucas da américa latina que já era assim, digna de Central Park:

      Porto Alegre, quem te viu, que te vê. Como disse o Gerson: “E teve boatos que P.Alegre estava na piorrrrrr…..(e parece que esta!!)”. Culpa conjunta dos atuais políticos, da atual imprensa e da nossa atual população.

      Curtir

  5. Boa tarde Gilberto, falando em Belvedere, a que tantas anda o Centro de Eventos???? Att Gladis Rohde

    Curtir

  6. O morro é nosso… ou deles?

    Curtir

  7. Alguém tem que jogar uma foto do mirante na mesa do Prefeito, ou do governador que tb é responsável, uma pessoa que tenha acesso ou um jornalista que pergunte: O que será feito no mirante Belvedere Deputado Rui Ramos do morro Santa Teresa? Abandonado, lixão, ostenta a vila buraco quente em ponto nobre, tráfico, assaltos, gatos, esquecido e humilhado. Impressionante o descaso…………… se não for em 2013, podem esperar o convite para o velório!

    Curtir

  8. não é o local correto, mas tem algo errado nessa notícia. prédio alto em havana? então ta liberado. pedro ruas pira. http://noticias.uol.com.br/album/album-do-dia/2013/02/04/imagens-do-dia—4-de-fevereiro-de-2013.htm?imagem=62

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: