Sai em março edital de ampliação do Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho

Não, não é pegadinha, nem piada.

Deve sair em março de 2013, em 1 mês, o edital de licitação para a ampliação do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

E o que é mais incrível: a previsão de término das obras, pelo edital, é de maio de 2014.

Alguém acredita ?

Veja a matéria completa do PORTAL 2014, com base em informações da Infraero:

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Aeroporto de Porto Alegre terá obras no pátio de aeronaves

Trabalhos orçados em R$ 79,6 milhões devem começar ainda neste mês e terão duração de 14 meses

Imagem: Infraero (2013)

Imagem: Infraero (2013)

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, recebeu nesta quinta-feira (31) a ordem de serviço para ampliação do pátio de aeronaves. A obra custará R$ 79,6 milhões, valor 8,94% abaixo do orçamento de referência, estipulado em R$ 87,4 milhões.

Segundo a Infraero, os serviços incluirão ainda a ampliação do sistema de pistas de taxiamento e serão feitos pelo consórcio CBEMI/Serki. As obras terão início no próximo dia 25 e devem durar 14 meses.

O novo sistema de pátio e pistas de taxiamento terá mais sete posições para aeronaves. Atualmente, a estrutura 25 posições, sendo cinco com pontes de embarque. Já a área do pátio passará de 157,9 mil m² para 197,1 mil m².

Ampliação do Terminal 1

O terminal também será ampliado até a Copa. Os projetos estão em andamento e, de acordo com a Infraero, o edital de licitação das obras deve ser publicado até março. A entrega da primeira fase dos serviços está prevista para maio de 2014. O aeroporto, então, passará a contar com mais duas pontes de embarque, 18 balcões de check-in e outras seis novas escadas rolantes e seis novos elevadores, além de novas esteiras de bagagem.

O Salgado Filho possui hoje capacidade para receber até 13,1 milhões de passageiros por ano. Em 2012, 8,2 milhões de viajantes passaram pelo terminal. Em 2014, são esperados 8,8 milhões de passageiros, incluindo a movimentação dos torcedores – dentro da capacidade dos terminais de passageiros.

PORTAL 2014

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Vale a pena ler a matéria da Infraero também, onde tem esta notícia, um pouco mais completa. Entre outras coisas, a Infraero explica que esta ampliação do Terminal 1 será a primeira fase, até 2014.

Já na segunda fase, prevista no planejamento da Infraero para 2016, fará a instalação de outras duas pontes de embarque, além de mais seis escadas rolantes e nove elevadores e outros 29 balcões de check-in, aumentando os níveis de conforto do maior aeroporto da região Sul do Brasil.

Explica também que a implantação do ILS II será concluída ainda no primeiro semestre de 2013 (milagre).

A matéria:

Aeroporto Salgado Filho terá o pátio de aeronaves ampliado

A Infraero emitiu nesta quinta-feira (31/1) a ordem de serviço para ampliação do pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho. A obra custará R$ 79,6 milhões, valor 8,94% abaixo do orçamento de referência, estipulado em R$ 87,4 milhões. Os serviços incluirão ainda a ampliação do sistema de pistas de taxiamento de aeronaves do Salgado Filho e serão feitos pelo consórcio CBEMI/Serki, que venceu a licitação da contratação integrada, prevista no Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Os trabalhos serão iniciados no dia 25/2 e terão 14 meses de duração. Ao final, o novo sistema de pátio e pistas de taxiamento terá mais sete posições para aeronaves. Atualmente, a estrutura 25 posições, sendo cinco com pontes de embarque.

Para o superintendente da Regional Sul, Carlos Alberto da Silva Souza, a obra é um dos compromissos da Infraero para atender ao crescimento da demanda. “A ampliação do pátio de aeronaves e das pistas de taxiamento contribuirá para a melhor operacionalidade do aeroporto, oferecendo ainda mais conforto aos passageiros”, afirmou.

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre possui capacidade para receber até 13,1 milhões de passageiros por ano. O investimento mais recente foi a construção de uma nova área de check-in e de embarque, entregue no início do ano passado. Em 2012, 8,2 milhões de viajantes passaram pelo terminal. Para 2014 são esperados 8,8 milhões de passageiros, incluindo a movimentação decorrente da Copa do Mundo – dentro da capacidade dos terminais de passageiros.

Apesar da projeção ainda estar abaixo da capacidade, a Infraero já iniciou o planejamento de expansão do aeroporto. Os projetos de ampliação estão em andamento e o edital de licitação das obras deve ser publicado até março, com entrega da primeira fase dos serviços prevista para maio de 2014, quando o aeroporto passará a contar com mais duas pontes de embarque, 18 balcões de check-in e outras seis novas escadas rolantes e seis novos elevadores, além de novas esteiras de bagagem.

Já a segunda fase, prevista no planejamento da Infraero para 2016, fará a instalação de outras duas pontes de embarque, além de mais seis escadas rolantes e nove elevadores e outros 29 balcões de check-in, aumentando os níveis de conforto do maior aeroporto da região Sul do Brasil.

Sistema de pousos por instrumentos

O sistema de pousos por instrumentos (ILS) está passando por melhorias e ainda neste semestre deverá estar pronto. O equipamento passará da categoria I para a II, facilitando os pousos em condições meteorológicas adversas. Os investimentos foram iniciados em 2011 e estão sendo feitos na parte de infraestrutura de pista e de iluminação (balizamento), com investimentos de R$ 37,2 milhões. Ao final, o ILS Categoria II passará por avaliação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), antes de ser homologado para uso.

Com o ILS Categoria II instalado, condições mínimas em caso de mau tempo passarão de 550 metros de visibilidade e teto de 60 metros (ILS Categoria I) para 300 metros de visibilidade e teto de 30 metros (Categoria II). Entretanto, os pousos com o sistema ILS requerem pilotos habilitados nesse tipo de operação, além de aeronaves homologadas para utilizar esse sistema.

Assessoria de Imprensa – Infraero

Sexta-Feira 01 de Fevereiro de 2013 às 08:34

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Seria interessante que acontecesse isso, em montagem rápida feita agora por mim:

ANTES

aeroporto de cima

DEPOIS

aeroporto-de-cima-02



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

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40 respostas

  1. Moro em Caxias. Acho uma vergonha uma região com um potencial econômico, turístico e populacional tão elevado como a da serra depender do aeroporto da capital. Nosso aeroporto conta com apenas cinco voos diários e três destinos. Teria capacidade para muito mais. Não sei se é falta de interesse das companhias aéreas ou se é da ANAC.

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