Corte de árvores gera protestos no centro de Porto Alegre

Smam justificou ação para viabilizar obras da Copa de 2014 perto do Gasômetro

Estudantes subiram em algumas árvores para impedir o corte   Crédito: Sofia Cavedon / Especial CP

Estudantes subiram em algumas árvores para impedir o corte Crédito: Sofia Cavedon / Especial CP

O corte de dezenas de árvores na avenida presidente João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre, provocou indignação e atos de mobilização entre moradores. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), a retirada é necessária para viabilizar uma das obras da Copa de 2014, da duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Para evitar que outras árvores fossem derrubadas, estudantes chegaram a subir em algumas para protestar. “Não vou sair até ter a garantia de que não será cortada”, disse o jovem Felipe Martini, de 23 anos. Ele contou que a cena de devastação foi colocada por um amigo no Facebook, o que gerou a mobilização. “É inaceitável esse tipo de situação”, lamentou.

Enquanto isso, moradores que passavam no local se mostravam desolados com o cenário de devastação com a retirada das árvores. “É um crime contra a cidade. Não é possível aceitar isso”, afirmou a professora Ieda Coelho, que diariamente passa no local. “Retiraram todas as árvores. Aqui é nossa área de lazer. As árvores estavam aqui há décadas. É um crime ambiental”, esbravejou Ana Paula Crippa, que mora no entorno.

Vereadora acionou Ministério Público

A vereadora Sofia Cavedon (PT) acionou o Ministério Público para tentar conter o avanço da retirada das árvores. Ela adiantou que o ato representa um crime ambiental e que levará para debate na Câmara de Vereadores. “É um absurdo um ação dessa da prefeitura sem haver nenhum aviso”, afirmou.

A estimativa é de que cerca de cem sejam retiradas. Como compensação, a Smam anunciou que haverá o plantio de 400 outras unidades. Em função da quantidade de galhos na rua, o trânsito ficou complicado na avenida João Goulart.

Correio do Povo

_______________

Veja mais no G1 RS:

Manifestantes sobem em árvore para impedir corte em Porto Alegre

115 plantas serão cortadas em avenida para obras da Copa.
Engenheiro responsável garante que árvores serão replantados.



Categorias:Outros assuntos

115 respostas

  1. sera que alguém poderia me responder essa duvida que eu tenho , os corte das arvores são para aumentar a extensão da rua não é ? com essa rua maiores não vão aumentar o numero de acidentes de transito , e sendo assim sendo que os hospital causa não tem médicos então o que lhe adiantar eles derrubarem um monte de arvores sendo que nos hospital tem um monte de gente morrendo por falta de investimento !

    Curtir

  2. quanto o corte, desça de seu carro com ar , saia de seu apartamento com ar . e busque uma so mbra agora ….no parque ,onde estão derrubando arvores pra vc ter mais acesso ao est´dios de futebol, e veja a falta que elas fazem …….

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: