Corte de vegetais visando duplicação na Beira-Rio gerou protestos nesta quarta
Ao comentar a retirada de árvores na avenida Edvaldo Pereira Paiva, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, salientou que os vegetais tinham pouca utilização pela população da Capital. “As pessoas não utilizam estas árvores no Gasômetro”, sustentou.
“Precisamos entender que existe um gargalo no trânsito e o monóxido de carbono liberado no ar diariamente é muito grande. O mesmo aconteceu na Anita Garibaldi (onde árvores começaram a ser derrubadas para a construção de uma elevada entre a via e a Avenida Carlos Gomes)”, afirmou Fortunati.
O objetivo da retirada é a duplicação da avenida Beira-Rio é uma das obras da Copa de 2014 e destacou que as medidas compensatórias já foram estabelecidas. “Iremos fazer o plantio de muitas mais árvores. A obra é para o desenvolvimento da cidade e tentamos preservar o possível, o que não pode ser mantido será compensado.”
A opção pela transplantação das árvores foi descartada porque a maioria dos exemplares são de espécies exóticas. Cerca de 400 mudas deverão ser plantadas em outros parques e pontos da cidade.
Corte causou polêmica
O corte de dezenas de árvores na avenida presidente João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre, provocou indignação e atos de mobilização entre moradores. Para evitar que outras árvores fossem derrubadas, estudantes chegaram a subir em algumas para protestar no local.
A vereadora Sofia Cavedon (PT) acionou o Ministério Público para tentar conter o avanço da retirada das árvores. Ela adiantou que o ato representa um crime ambiental e que levará para debate na Câmara de Vereadores. “É um absurdo um ação dessa da prefeitura sem haver nenhum aviso”, afirmou.
Smam autoriza retirada das árvores
Conforme a prefeitura, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) concedeu à Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) a autorização para que se iniciem os trabalhos de duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva. O alargamento está previsto no plano diretor de 1985.
De acordo com o Município, para realização da obra, serão removidas 115 árvores, a maioria de espécies exóticas, e o transplante de outros dois vegetais. As remoções serão compensadas com o plantio de 401 novas mudas. Após a conclusão das obras viárias, um projeto de arborização específico será desenvolvido para a Edvaldo Pereira Paiva.
Confira os locais que receberão os plantios compensatórios*
- Avenida Oswaldo Aranha – 100 mudas
- Rua da República – 08 mudas
- Parque Farroupilha – 80 mudas
- Rua Lopo Gonçalves – 08 mudas
- Avenida Jerônimo de Ornellas – 10 mudas
- Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – 60 mudas
- Avenida Independência – 20 mudas
- Rua Washington Luiz – 10 mudas
- Rua Garibaldi – 05 mudas
- Rua Santo Antônio – 60 mudas
- Viaduto Otávio Rocha – 26 mudas
- Centro Histórico – 14 mudas em substituição a espécies secas
Categorias:COPA 2014, Duplicação de avenidas, Obras da Copa 2014
Em um dos PDFs do site da Fazenda, mostra toda a pavimentação da Ed. Pereira Paiva. Pelo que entendi do projeto, haverá um estacionamento da rótula das cuias até a nova rótula perto do gasômetro. Ou seja, não será onde podaram as árvores.
Este estacionamento será paralelo a área que será duplicada. Exatamente onde o pessoal costuma deixar os carros nos finais de semana atualmente.
CurtirCurtir
É bem isso.
Eu colei ali em cima a planta desse projeto: https://www.autocadws.com/main/publish?link=Qkh4MHF5bXRDa3BlUUg5
Aonde cortaram as árvores eu acho que vai ser feita uma nova pista apenas
CurtirCurtir
E de onde tu tirou este projeto em autocad ? Vou postar esta tua imagem e gostaria de saber a fonte. Obrigado.
CurtirCurtir
Mas esta via que ião construir não era pra ser subteranea ? Pelo menso lembro-me que no projeto do cais era assim
CurtirCurtir
O que vai ser subterrâneo é um pedaço na curva da Mauá, em frente à Praça Brigadeiro Sampaio, pois haverá um shopping integrado com a praça e o cais e a rua deve passar por baixo dele. Pelo menos esse é o projeto. Se vai mesmo acontecer… são outros 500.
CurtirCurtir
Para quem acha que a prefeitura não informa nada, olhem o site Transparência da Copa.
Foi através dele que cheguei até o site da Secretaria da Fazenda onde existem maiores detalhes dos projetos. Tudo isso é aberto ao público. Talvez apenas não esteja bem claro o caminho para encontrar os arquivos.
No site da Fazenda, http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smf/default.php?p_secao=214 ,todos os projetos possuem documentação. Alguns possuem PDF com mapas, traçados, desenhos…
Aqui está o link para o Trecho 4 da Av. Edvaldo Pereira http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smf/default.php?reg=11&p_secao=214
(vejam os anexos… ali tem um monte de informação, inclusive um PDF com o desenho das áreas que serão pavimentadas. Aparece claramente as áreas que serão pavimentadas, exatamente onde as árvores foram retiradas)
CurtirCurtir
Isso é ser transparente? Colocar um site para a Copa que precisa linkar para a secretaria da fazenda (Não deveria ser planejamento ou SMOV?)
CurtirCurtir
Você queria o que, que alguém fosse em sua casa (e de todos os moradores da cidade) explicar tim-tim por tim-tim todos meandros do projetos?
Que falsa ingenuidade!
CurtirCurtir
Não viaja Giuliano! Basta colocar um belo cartaz mostrando como vai ficar quando pronto, como qualquer construtura faz!
CurtirCurtir
Claro pq cartazes são o futuro. Informação na internet é coisa arcaica.
CurtirCurtir
Apesar da informação estar na internet, concordo com o Pablo. Seria uma boa ideia colocar um cartaz na frente da obra. Dessa forma a população poderia fiscalizar se a obras está seguindo o que foi proposto em projeto.
CurtirCurtir
Nem sei pq as construtoras colocam ainda… Nem maquetes também, tudo coisa do passado.
CurtirCurtir
É, se o intuito da “população” que subiu nas árvores não fosse político e fosse realmente fiscalizar, eles iriam nas sessões da Câmara de Vereadores e afins, que são bem abertos ao público. Essa gente, como a da Anita não quer fiscalizar nada, quer patifar. Se fosse o partido deles lá, nada fariam. (alguém protestou qdo o PT fez um rasgo na cidade com a 3ª perimetral, cortando centenas ou milhares de árvores??). Lembrando que o Fortunati era vice naquela época, antes que me chamem de defensor dele. Só digo que essas pessoas tem motivação simplesmente ideológica. Seguidores da Sofia Cavedon, do Ruas, da Fernanda… querem aparecer. Devem estar visando a eleição de 2014 já.
CurtirCurtir
cgasparetto, é uma questão de respeito à população e às pessoas que passam por ali. Se a prefeitura não quer fazer, se tu dizes que quem quiser que vá na Internet atrás de um PDF ou que vá na Câmara de vereadores… tudo bem, é o que você pensa. Eu vejo isso como algo contra-produtivo, desrespeitoso.
CurtirCurtir
Quem é Giuliano?
CurtirCurtir
Sobre essa declaração do Fortunati, um amigo meu dizia sempre uma frase que se encaixa perfeitamente: “Às vezes, menos é mais”.
CurtirCurtir
Pois é Gasparetto, esses políticos soltam essas pérolas que são quase impossíveis de serem polidas, hehe
CurtirCurtir
Hehehe… Gosto dessa aqui: “peixe morre pela boca”
CurtirCurtir
Por evidente que as obras de infraestrutura, que foram vendidas como obras para a “Copa”, são de suma importância para a cidade, mas se sente que o Sr. Prefeito as quer fazer a todo custo e de qquer modo, e numa democracia não é assim que as coisas funcionam …
A transparência na gestão da coisa pública, em seu viés da PUBLICIDADE, é conteúdo principiológico que nao pode ser atropelado, pois na via contrária a democracia e o próprio sistema representativo como o é acaba por abalado em seus alicerces!!!
Vamo lá Fortunatti, mais transparência, pois sei que tuas intenções são boas!!
CurtirCurtir