Esta imagem abaixo está no site de um especialista em maquetes eletrônicas de Curitiba, PR, e mostra a reurbanização da esquina Democrática, com destaque para a arborização da Borges de Medeiros.
O site: http://julio-o-rama.blogspot.com.br/2012/01/urbanizacao-rua-andradas-em-porto.html
O autor da fotomontagem: http://www.juliolinhares.com/
Será que tem a ver com algum projeto real ou é mero treinamento do profissional ?
A imagem:
Obs.: imagem descoberta pelo forista TôBrabo, do Skyscrapercity.com
Obs2.: Os ônibus estão na Borges, e não na Andradas.
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Paisagismo
Pelo site do curitibano, várias imagens foram usadas nas divulgações oficiais e algumas são de prédios já prontos. Será que não é uma das opções para um concurso?
Como sempre falo, árvores que mudam com as estações deveriam SEMPRE ser plantadas. Chega de Jerivás! Chega de carnaval de espécies!
Com a derrubada daquelas dezenas de árvores do Gazômetro, existem INÚMEROS locais NO CENTRO onde não há árvores, principalmente na Borges e na Andradas.
Precisamos pressionar o prefeito para que a reformulação da Andradas e Borges seja PRIORIDADE até a copa. Mas agora, em pleno 2013, haverá ainda tempo?????????
+1
Apoiadíssimo! Mas o Fortunati quer meter 80 árvores no Parque Farroupilha e 60 no Marinha ao invés de uma boa arborização nas avenidas.
Totalmente de acordo!
Até hoje eu não consigo entender porque a Borges entre a Pça Montevideo e a Salgado Filho não é arborizada.
Acho que este pessoal que comanda a SMAM não olha cidade e não vê o estado em que ela se encontra….
Estou começando a ficar cansada……………….
O centro poderia ter uma linha circular de VLT, coletora, com grande frequência, para levar as pessoas para terminais periféricos, de onde partiriam as linhas troncais de BRT, e também para estacionamentos (também periféricos, claro).
E que se retirasse todos os outros veículos do Centro.
Grande ideia! Realmente ficaria ótimo!
Essa era a idéia inicial do aeromóvel, mas infelizmente foi engavetada!
Interessante visão na qual elementos ultrabásicos como um pavimento decente e não essa porcaria atual, faz por si só uma grande diferença! Bacana também a implantação de árvores com floração, de médio porte no máximo, espalhadas ao longo da via. Mas quanto ao tráfego de ônibus creio que de fato não tem nada a ver. O que dever existir naquele ponto do centro é uma grande estação subterrânea que congregue embarque e desembarque do metrô, e do brt se possível, e na superfície espaço livre para a circulação dos pedestres de preferência com tratamento estético digno, que é o que por ora não há. Não é tão difícil tornar Porto Alegre uma cidade agradável e atrativa, então porque não?
Fantástica a imagem! Fico abismado como o centro pode ser bonito… acho que já nos acostumamos de mais às coisas feias e mal feitas.
Era uma boa reabrir o trânsito na Borges nos dois sentidos da Mauá até a Beira-Rio e fazer a Salgado Filho só com uma pista para os BRT’s, com área de ultrapassagem dos mesmos, até a João Pessoa com a Protásio e o que sobrar da Salgado fazer um calçadão com uma nova urbanização.
Claro! Reabrindo as ruas perpendiculares: Dr Flores subindo desde a Mauá até a Duque; a Vigário José Inácio descendo da Duque até a Mauá; e Floriano Peixoto subindo da Otávio Rocha até a Duque.
Os que me chamarem de ingênuo digo, deixem o carro em casa ou nos futuros estacionamentos públicos (Redenção, EPATUR, no Parque do Harmonia e na Velha Rodoviária).
Isso é se preocupar com o micro clima e poluição, não fazendo velório de árvores que serão replantadas. Abr.
Bah, não gostei da proposta. Meus pontos de discordância:
1. Abrir a Borges para tráfego de veículos no trecho proposto enterra de vez o calçadão da Rua da Praia. Do ponto de vista de carros, a ligação da Mauá até a Duque seria tão vantajosa que o tráfego ali passaria a ser intenso e tornar a vida dos pedestres pior.
2. Como alguém por aqui já disse (acho que foi o Mobus), o uso da Salgado Filho como terminal de ônibus é uma enjambração. Deveríamos desatar aquele nó retirando os ônibus dali e não colocando mais espaço para eles.
Bela composição, com os ônibus prestes a avançar sobre o calçadão(?) e atropelar todo o mundo.
Odeio ônibus urbano.
Imagina que é um VLT…
Que bonito!!! Pena que parece bom de mais pra ser verdade…