Luiz Fernando Záchia ressalta que foram usados critérios técnicos para determinar vegetação a ser cortada
Após protesto com mais de 600 pessoas contrárias ao corte de árvores na avenida João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro, para a duplicação da via, em Porto Alegre, uma reunião deve ser realizada na próxima semana para esclarecer os critérios que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) utilizou para autorizar a derrubada. Ainda assim, o titular da pasta, Luiz Fernando Záchia, antecipou que o encontro servirá apenas para prestar contas, já que a obra está licenciada e o corte, mantido.
Conforme o secretário, antes de ser iniciada a remoção das 115 árvores, a maioria de espécies exóticas, e o transplante de outras duas, todas foram catalogadas, seguindo critérios técnicos. Por isso, haverá compensações com o plantio de 401 novas mudas, em 12 locais diferentes. Depois da polêmica, o prefeito José Fortunati admitiu uma falha na comunicação.
A duplicação da Edvaldo Pereira Paiva, que inclui a João Goulart, faz parte do conjunto de obras preparatórias para a Copa do Mundo de 2014 e tem como principal objetivo beneficiar quem se desloca todos os dias à zona Sul da Capital. “Em respeito ao acontecido vamos levar ao conhecimento da população e à Câmara, junto com a secretaria de Obras e Secretaria Extraordinária da Copa, como foi feito o cálculo de cortes. De qualquer forma, a continuidade da obra é de competência da Smov, mas o corte está dentro do previsto, portanto, garantido”, esclareceu.
A duplicação tem uma extensão de 5,8 quilômetros da Usina do Gasômetro até a Pinheiro Borda. A obra completa abrange também a construção da ponte sobre o Arroio Dilúvio e terá ciclovia em todo o trecho.
Categorias:Duplicação de avenidas
Bem, qualquer coisa vinda do Záchia já bota minha expectativa lá no chão. É o cara que falava em máfia de pardais e tal. Junta ele e o Trogildo na mesma administração a gente vê aí o resultado.
Enfim, triste ver também como o debate fica nessa discussão que não vai a lugar nenhum. Mas enfim, até que faz sentido quem apóia o Zachia ficar criando teorias conspiratórias, pseudo-máfias e rótulos toscos contra quem discorda em vez de dialogar.
CurtirCurtir
Isso que me deixa indiguinado. Qualquer um que diga que não gosta de algo é “do contra”, “oposição” ou sei lá o que. É muita cara de pau ficar… Ainda bem que os eleitores já estão bem atentos e não tem mais esse de partido. Botaram para correr o Adeli e o Brasinha! Não interessa o lado, fez M. cai fora!
CurtirCurtir
Pelo google map pode-se imaginar a linha das árvores derrubadas/a serem derrubadas compondo um estreito canteiro separando um sentido(lado do gasômetro formado pela união dos dois existentes) do outro duplicado(construido sob o que hoje é o aeromóvel).
O terminal do aeromóvel e parte do trajeto deste poderiam ser remanejados pouco para o lado, na parte da praça sem vegetação densa.
Tão difícil?
CurtirCurtir
Há uma outra razão, um tanto curiosa, para estarem dando celeridade a essa obra “da Copa”. O trajeto da prova de Formula Indy passa por onde estavam as árvores. Reparem a linha vermelha exatamente sobre as árvores em frente à Usina do Gasômetro na foto.
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/pitlane/?p=12960
Só me pergunto por que a Prefeitura prefere omitir este motivo, já que têm orgulho de estarem viabilizando esta prova, que também conta com o apoio dos governos estadual e federal.
CurtirCurtir
É mesmo… se é porque não admitem?
CurtirCurtir
Tb acho que deveriam cortar a metade dos CCs do Fortunatti, do Tarso, das Cavedons…etc
…..mas nem por isso deixo de aprovar o projeto.
Parabens a prefeitura!!
CurtirCurtir
Também penso assim… Fiz uma brincadeira com o argumento “já que não protestam por isso, o protesto por aquilo é errado”
CurtirCurtir
Estou com leve pressentimento que nas próximas eleições o povo ficará com olho mais aberto.
Todos esses acontecimentos + falta de progresso + Renan no senado; acho que se não abrirem o olho agora, jamais o farão.
Não que o outro lado seja muito melhor que isso.
CurtirCurtir
Insisto, toda esta pseudo-polêmica das árvores para mim é uma cortina de fumaça para que não se pense na licitação do Metrô.
CurtirCurtir
Bah Rogério, difícil acreditar que aquela frase infeliz do Fortunati foi planejada para esconder a licitação, a não ser é claro que a sua ingenuidade esteja a serviço de alguém. Assisti agora pouco no Globo Rural que a remoção e transporte* de árvores custa 20 reais. Cada dois dos 1000 CCs do Fortunati custa isso por mês!
* Não vi a distância a ser transportada, mas devia ser longa pelo caminhão.
CurtirCurtir
* 20 mil reais
CurtirCurtir
Com 20 mil reais dá para plantar umas mil árvores.
CurtirCurtir
Então imagina a quantidade de árvores que daria para plantar se ao invés dos 1000 CCs do Fortunati tivéssemos 236 como antes da administração * Fogaça / Fortunati ?
CurtirCurtir
Eu imagino isso para todo o país, já que o governo federal tem 25 mil CCs.
CurtirCurtir
Só isso Julião? Tem certeza? Só 1/25 do fo-fo? só 1/25 de uma única prefeitura? Acho que 25 mil é só de uma agência reguladora…
CurtirCurtir
“…mas o corte está dentro do previsto, portanto, garantido”.
Parabens a prefeitura por nao se acovardar….
Queria ver os ecossauros de plantao protestando contra a derrubada de arvores que os ditos” indios” fazem no Morro do Osso?
Ou quem sabe o desmatamento nas encostas do Morro da Policia causados por ocupacoes irregulares??
Cade “vcs” nessas horas??…hummmm??
CurtirCurtir
pra ver como são escória da sociedade. tão só pra fazer barulho e encher o saco.
CurtirCurtir
Onde está os politiqueiros na hora de protestar contra os 1000 CCs do Fortunati? Dinheiro que poderia ser investido na “modernidade” da cidade está inchando o estado.
CurtirCurtir
Que os xiitas e os bicicletas estão sendo usados por esses partidos e não se deram conta disso até agora, não há duvidas.
Muito bom o argumento, Adriano.
CurtirCurtir
Seria um absurdo mudar o planejamento por causa de barbudinhos comunas. Segue a obra. Proximo!
CurtirCurtir
Barbudinhos comunas? tsc tsc.
CurtirCurtir
Difícil acreditar que vc está na Inglaterra mesmo com todo esse preconceito, pois foi em Londres que eu encontrei a maior diversidade de pessoas e estilos convivendo tranquilamente. Conheci até um técnico em eletrônica da Land Rover que tinha pelo menos uns 15 piercings no rosto e nas orelhas! Agora entre os imigrantes paquistaneses todos eles eram “bem comportadinhos”, de camisa e calsa social.
CurtirCurtir
Preconceito nenhum, nao tenho nada contra gays, arabes ou indianos. A proposito, tenho barba, mas o termo refere-se aos contra-tudo da esquerda, amantes de Cuba, que estao se infiltrando nesses ultimos protestos. Eu acredito que haja um link entre protestos como o do tatu-bola, do viaduto da Anita, desse das arvores etc. Talvez tu ache que nao tenha nada a ver, eu acho que tem a mesma turma por tras. Capisce?
CurtirCurtir
Porque não alterar o traçado para derrubar parte do estacionamento do Gasômetro???
CurtirCurtir
É assim que tem que ser: Vai derrubar e pornto! foram eleitos para isso. Viva o progresso! Só espero que as 401 mudas que serão plantadas para compensar não sejam aquelas palmeiras horríveis que foram plantadas na Farrapos e 3 perimetral. Aquela árvore não tem a cara de Porto Alegre.
CurtirCurtir
Mas o Fortunati quer diálogo e união entre as pessoas…
http://fortunati.com.br/boas-festas-e-feliz-2013/
E veja que o cartão dele tem as árvores que ele derrubou! Hahahahah
Obs. Gostei do projeto, acho que a obra é muito boa mas a comunicação da prefeitura está péssima! O próprio Fortunati admitiu isso.
CurtirCurtir
A derrubada de árvores virou bode expiatório pros xiitas anti-capitalismo de todos os tipos exercitarem seu tradicional ativismo anti-automóveis e por consequência anti-capitalismo. Uma estreita coincidência permitiu aos partidos de esquerda associarem-se aos pro-ecologia, os quais não percebem que estão sendo usados. O resultado disso é o fortalecimento da esquerda anti-investimento, anti-desenvolvimento, anti-tudo-que-não-seja-cuba e portanto décadas de atraso pra Porto Alegre. Para os que acham que estou exagerando, notem que a Sofia Cavedon estava lá encabeçando o movimento e dando sequência aos declarados 100 dias de guerra contra o PDT.
CurtirCurtir
Quanta bobagem! Estar descontente com a falta de informação = Anti-automóvel = Anti-capitalismo? PDT é esquerda, aceite! Fortunati é esquerda! Veja o “estado mínimo” dos 1000 CCs! Hahaha. Não concordar com alguma atitude da prefeitura é oposição, é contra-tudo e admira Cuba?
Até acho que você é contra a obra (que acho muito boa) e vem com um nome falso falando bobagem para envergonhar quem compactua dessas ideias…
CurtirCurtir
Então pergunto se a preocupação é realmente com as árvores. Se essas pessoas estão preocupadas com a natureza, por que nunca protestaram com os 80% de esgoto in natura que eram jogados no rio Guaiba? Por que não protestaram contra o diesel de 500ppm de enxofre que é vendido pela petrobras? Por que não protestam contra a falta de fiscalização ambiental em caminhões, ônibus e carros velhos que sujam os prédios dessa cidade com fuligem preta?
O que essa incoerência me revela é que os objetivos são outros.
CurtirCurtir
Adriano Silva, o teu argumento é muito falho. Não protestar por outros problemas ambientais não tira a autoridade e a razão de quem é contra essa obra. O projeto é uma merda e ignora as árvores completamente, sendo que poderiam mantê-las se adotassem um novo traçado. Não sou contra a obra, mas sim como ela está sendo feita.
CurtirCurtir
Concordo com as informações, mas acho que eles não protestam porque Simplesmente porque não sabem. Provavelmente dos 80% do esgoto até sabem, pois a informação circulou bastante na mídia, mas do diesel nem eu sabia e isso que pesquiso bastante.
O que me deixa indignado é essa história de que qualquer um que não concorde com algo da prefeitura é “oposição” é do partido sei lá do que, está metido com politica…
CurtirCurtir
Fui pesquisar sobre o Diesel. Utiliza-se o S1800!
Quem se interessar, vale a pena ler essa pequena notícia
http://thecityfixbrasil.com/2013/01/23/finalmente-diesel-menos-poluente-chega-ao-mercado/
CurtirCurtir
Além disso, por que ecologistas de verdade se preocupariam com 115 árvores dentre as 1,3 MILHÃO de árvores da cidade?? Ainda mais árvores não nativas. Por que eles não ficam contentes com o plantio de outras 400 árvores como compensação??
“Considerada uma das cidades mais arborizadas do País, Porto Alegre tem cerca de 1,3 milhão de árvores apenas em vias públicas, excluindo praças, parques, a zona rural do município e áreas particulares.”
CurtirCurtir
Precisamente. Nada a acrescentar.
CurtirCurtir
Perfeita colocação Adriano.
Tem que ser muito, mas MUITO INGÊNUO para não perceber a influência de grupos políticos nestes protestos.
CurtirCurtir
RicardoL, não é ingenuidade, é honestidade. Se o projeto é bom eu digo “é bom” se é ruim eu digo “é ruim”. Agora apoiar um projeto ruim só pq é do Fortunati ou coisa assim é ser desonesto, é mentir, é infantilidade. É como dizer que seu time jogou bem quando não jogou.
“Ahh mas tem gente que é assim” e daí? Eu não vou ficar pautando o meu comentário, o que eu percebo pq é um ou é outro. Dane-se!
CurtirCurtir