Uma idéia para Porto Alegre

O disco Rock Grande do Sul, que, em meados dos anos 80, catapultou nacionalmente o rock gaúcho, somente reforçou a fama que Porto Alegre já tinha: cidade roqueira. E hoje somos rota obrigatória das maiores bandas de rock do mundo.
Porque estou falando desse assunto aqui no Blog Porto Imagem? Porque este é mais um potencial que nossa cidade poderia explorar – e facilmente. Porto Alegre poderia ter um grande festival nacional. Algo como o Rock in Rio (guardadas as devidas proporções, claro), como o Festival de Verão (de Salvador), ou como o antigo Hollywood Rock.
Um grande festival anual de rock. Poderia ser realizado até mesmo no verão, o que daria um incremento em todos os serviços da cidade – setor hoteleiro, taxis, bares, restaurantes, eventos paralelos – numa época em que vários setores se queixam da queda do movimento. (e até fecham…)
Lugares para a realização do festival temos vários. O local do Anfiteatro Pôr do Sol seria fantástico para isso. É local muito bacana, num cenário bem ícone da cidade – o pano de fundo seria Centro Administrativo, o skyline do Centro, e o Guaiba. Também temos a Arena do Grêmio e o futuro Beira-Rio.  Mas o local mais legal, pelo cenário cujos ícones ajudariam a criar uma mitologia do evento, seria o Anfiteatro.
Um importante festival de rock, na capital mais roqueira do país. Por quê não? Essa idéia é simples de pôr em prática, pois não precisa que seja feita obra faraônica nenhuma.Só precisa de logística, coisa que Porto Alegre já demonstrou saber fazer com os Fóruns Sociais Mundiais – que, por coincidência, também agitaram nosso verão, e fizeram a alegria do comércio e dos serviços da cidade.
Só precisa de inciativa, de vontade de empreender. Duas coisinhas, por sinal, que a cidade precisa urgentemente para todas as áreas.


Categorias:Outros assuntos

33 respostas

  1. Uma Bienal do Rock, que reuniria bandas do RGS e do mundo todo. Quem sabe

    Curtir

  2. Aposto que isso venha a acontece. é incrível como uma cidade com tanto potencial é desperdiçado para que isso venha aconteça tem que haver vontade politica e o que podemos esperar de um boneco de Olinda como prefeito ?

    Que não era nada nem ninguém antes de pegar a vaga do ex-prefeito.

    Curtir

  3. A foto do Victor e Léo no final do post ilustra bem esse debate…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: