Uma idéia para Porto Alegre

O disco Rock Grande do Sul, que, em meados dos anos 80, catapultou nacionalmente o rock gaúcho, somente reforçou a fama que Porto Alegre já tinha: cidade roqueira. E hoje somos rota obrigatória das maiores bandas de rock do mundo.
Porque estou falando desse assunto aqui no Blog Porto Imagem? Porque este é mais um potencial que nossa cidade poderia explorar – e facilmente. Porto Alegre poderia ter um grande festival nacional. Algo como o Rock in Rio (guardadas as devidas proporções, claro), como o Festival de Verão (de Salvador), ou como o antigo Hollywood Rock.
Um grande festival anual de rock. Poderia ser realizado até mesmo no verão, o que daria um incremento em todos os serviços da cidade – setor hoteleiro, taxis, bares, restaurantes, eventos paralelos – numa época em que vários setores se queixam da queda do movimento. (e até fecham…)
Lugares para a realização do festival temos vários. O local do Anfiteatro Pôr do Sol seria fantástico para isso. É local muito bacana, num cenário bem ícone da cidade – o pano de fundo seria Centro Administrativo, o skyline do Centro, e o Guaiba. Também temos a Arena do Grêmio e o futuro Beira-Rio.  Mas o local mais legal, pelo cenário cujos ícones ajudariam a criar uma mitologia do evento, seria o Anfiteatro.
Um importante festival de rock, na capital mais roqueira do país. Por quê não? Essa idéia é simples de pôr em prática, pois não precisa que seja feita obra faraônica nenhuma.Só precisa de logística, coisa que Porto Alegre já demonstrou saber fazer com os Fóruns Sociais Mundiais – que, por coincidência, também agitaram nosso verão, e fizeram a alegria do comércio e dos serviços da cidade.
Só precisa de inciativa, de vontade de empreender. Duas coisinhas, por sinal, que a cidade precisa urgentemente para todas as áreas.


Categorias:Outros assuntos

33 respostas

  1. Lembrando ainda a localização privilegiada de Porto, em relação a Argentina e Uruguai. Concordo com a maioria dos comentários: Ideia excelente, o espaço do Jockey ou outro na zona sul (tem que ser privado em função da cobrança de ingressos) e o nome Rock Grande do Sul, perfeito! Nas ilhas seria muito legal, mas fazem parte do Parque Estadual do Jacuí e a SEMA não autorizaria. Agora dizer que o planeta Atlântida é um festival de rock, bem, vai uma distância, por que de rock mesmo, não tem nada.

    Curtir

    • Exato.
      E eu até pensei em ir no planeta esse ano pra ver pelo menos Raimundos, CBJ, Planet Hemp, Comunidade Nin-jitsu… mas quando vi que espalharam uma em cada palco, e dias diferentes desisti.

      Curtir

    • O nome não é tão importante quanto o projeto. Ótima idéia. Veeenhaaa! Mas até poderia ser Rock In Rio Grande do Sul, he, he

      Curtir

  2. Porque será que fogem…

    Curtir

  3. Esse festival já existe, se chama planeta ATLANTIDA. Enquanto os portoalegrenses continuarem fugindo da cidade em cada oportunidade, nada acontecerá aqui.

    Curtir

  4. Acho que como eu, todo mundo ja pensou nisso, post muito bom.

    Mas poderíamos mesmo começar a pensar em algo, á assim que as coisas surgem, claro que o festival não vai ser gigantesco no primeiro ano, mas se der certo ele vai crescendo.

    Curtir

  5. Onde assino? Acho que qq ser pensante já teve uma idéia assim, basta a colocarmos em prática. Dois problemas gigantescos:
    1) Local. Não é problema, é mais uma necessidade de adequação. Sugiro que seja em algum lugar da orla.
    2) Que sejam bandas realmente f#da e não se torne um planeta atlantida da vida como já citaram… convenhamos festival com as mesmas bandas todos os anos não rola.

    Curtir

  6. Não adianta: o maior evento que essa cidade quer fazer é a Semana Barropilha.

    Curtir

  7. Ótima ideia, e pior que eu já pensei nisso várias vezes também. Todas as grandes bandas de rock do mundo que vem pro Brasil passam por Poa, e sempre com um bom público.
    Alguém sabe quantas pessoas mais ou menos cabem ali no anfiteatro? Pra mim seria o melhor lugar.
    E podia rolar perto das datas dos outros grandes festivais, com Rock in Rio, SWU e Lollapalooza.

    Curtir

  8. Hoje em dia Caxias do Sul tem um cenário musical bem mais desenvolvido que POA. Acho que seria legal ser numa cidade ali do entorno (ou na própria cidade).

    Curtir

  9. Grande ideia. embora eu admita que em tempos de piá já tenha imaginado até o AC/DC abrindo para os Rollings Stones no Beira Rio.. hehehe

    Mas o problema que vira promoção de algum veículo da RBS… COmeça bem, e vira um Planeta Atlantida da vida….

    Abraços

    Curtir

  10. Sempre ouvi que Porto Alegre era a “capital nacional do rock”, porém, acho que deveria haver um festival de rock de grandes proporções aqui em Porto Alegre. Pessoalmente, se for pra fazer em estádio, a Arena é mais acessível que o Beira-Rio, pois fica as margens de duas grandes rodovias e à 15 minutos de uma estação de metrô, além da possível extensão do aeromovel do aeroporto até a arena.

    Mas ainda assim me pergunto se não há lugares grandes o suficiente em Porto Alegre para esse tipo de evento. Mas mesmo assim é algo que eu sempre imaginei que deveria haver aqui.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: