Imagens diversas de Porto Alegre – parte 1

A “nova” Andrade Neves.

Mais larga, mais “moderna”, mais não sei o quê…

andrade-neces-alargada-01

 

andrade-neces-alargada-02

 

O novo “orange icon” da Borges

Polêmico. Sim, mas que chama a atenção, chama. Na média, gostei da ousadia. A cidade precisa se desfazer dos seus cinzas e o fez muito bem com esta nova pintura deste prédio de 24 andares. Muito tomei chimarrão com meus amigos no seu terraço. Maravilhosa vista. 

orange-icon-01

orange-icon-03

 

orange-icon-02

 

O “prateado” do centro

Caso único na cidade,  um prédio histórico da década de 30, belo em seu estilo art-deco, permanece por décadas enclausurado em sua armadura cruel e suja. Sem qualquer preocupação da municipalidade.

prateado-historico

O Monumento símbolo do descaso

Parte integrante do Túnel da Conceição (respiradouro), esta carcaça de concreto foi forrada com belíssima obra de um dos mais expoentes artistas plásticos do RS: Chico Stockinger. Há anos esquecido na Praça Dom Sebastião, será símbolo do descaso da cidade para com suas obras de arte.

monumento-abandonado-01

monumento-abandonado-02

 

O restaurado Edifício Herrmann

Parece que nem tudo é negativo. O prédio, da década de 30, que já foi agência de uma das maiores empresas aéreas do país, a VASP, agora ressurge do abandono. Em breve será totalmente restaurado, mas já abriga uma Panvel no térreo.

ed-herrmann-01

 

A “pedestrevia”

Matéria do Jornal Metro, o qual lhe deu este apelido, a ciclofaixa da Sete de Setembro deleita-se na sua função secundária: passarela para pedestres.

pedestrevia-01

pedestrevia-02

O “esqueleto” reina majestoso

Agora não me resta mais dúvida. A pouco mais de 1 ano da Copa 2014, o nosso esqueleto de quase 60 anos será a principal atração da cidade para os turistas estrangeiros. Eu se fosse prefeito mandava construir uma arquibancada na sua frente para “contemplação”. Sim, dezenas ou mesmo centenas de pessoas passarão por ali, sem entender nada, e se perguntarão: que cidade é essa que deixa essa ferida em seu centro histórico, parte mais importante e turística ?

esqueleto-rei-do-centro

Loja nobre em ponto podre

Continuando no esqueleto, é com surpresa que vejo esta loja nobre de produtos de couro, Mc Benett, acostumada a abrir filiais em shoppings pela cidade, abrir uma loja num prédio inacabado, de certa forma colaborando para sua perpetuação enquanto ruína. Não há de ser nada.

loja-no-esqueleto

O eterno tapume do Centro Cultural da Santa Casa

Belo conjunto histórico de casarões, foi (???) transformado em Centro Cultural, com teatro para 300 espectadores, bibliotecas, galerias de arte. Propriedade da Santa Casa, foi prometido sua inauguração para 2012. Mas encontra-se há muitos anos atrás dos tapumes.

tapume-santa-casa-02

Em alguns dias, a parte 2, aguarde.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos, Patrimônio Histórico

Tags:, ,

27 respostas

  1. É o que eu sempre digo não existe MANUTENÇÂO nem FISCALIZAÇÂO nesta cidade….
    Cgasparetto que ideia mediocre de derrubar o prédio do Guaspari, este é um prédio que tem que ser recuperado e perder o estrutura metálica que o esconde….
    No prédio pintado de laranja ficava o Cine Continente, fui a muitas matinèes ali, depois com o advento dos shoppings ele se tornou uma sala de filmes pornôs….
    Quanto a ciclo faixa, porque tanta reclamação à respeito dos pedestres que ali transitam, por acaso os ciclistas nao andam por todas as calçadas da cidade nos atrapalhando sem senso nenhum de espaço.
    Coisa mais chata isso, as minorias sempre enchendo o saco, circulam pelas calçadas quase dizendo aos pedestres saiam que este espaço é meu….eles tem que ir para a rua não nas calçadas é lei….

    Curtir

  2. pelo que uma pesquisadora de arquitetura me disse, o guaspari parece que é tombado algo assim nao lembro.. e nao pode sofrer modificacoes por ser um predio historico, a partir disso botaram tapumes para impedir a degradacao do edficio, e continua ate hoje ” envelopado” porrque nenhuma empresa ate hoje adotou o edificio…

    Curtir

  3. Quais são os instrumentos que a municipalidade (poder executivo e legislativo) tem para instigar mudanças em terrenos particulares?

    Curtir

  4. A cidade de Porto Alegre é triste…é uma cidade feia e mal cuidada. Trafegar por Avenidas como Voluntarios e Farrapos chega a deprimir.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: