Imagens diversas de Porto Alegre – parte 1

A “nova” Andrade Neves.

Mais larga, mais “moderna”, mais não sei o quê…

andrade-neces-alargada-01

 

andrade-neces-alargada-02

 

O novo “orange icon” da Borges

Polêmico. Sim, mas que chama a atenção, chama. Na média, gostei da ousadia. A cidade precisa se desfazer dos seus cinzas e o fez muito bem com esta nova pintura deste prédio de 24 andares. Muito tomei chimarrão com meus amigos no seu terraço. Maravilhosa vista. 

orange-icon-01

orange-icon-03

 

orange-icon-02

 

O “prateado” do centro

Caso único na cidade,  um prédio histórico da década de 30, belo em seu estilo art-deco, permanece por décadas enclausurado em sua armadura cruel e suja. Sem qualquer preocupação da municipalidade.

prateado-historico

O Monumento símbolo do descaso

Parte integrante do Túnel da Conceição (respiradouro), esta carcaça de concreto foi forrada com belíssima obra de um dos mais expoentes artistas plásticos do RS: Chico Stockinger. Há anos esquecido na Praça Dom Sebastião, será símbolo do descaso da cidade para com suas obras de arte.

monumento-abandonado-01

monumento-abandonado-02

 

O restaurado Edifício Herrmann

Parece que nem tudo é negativo. O prédio, da década de 30, que já foi agência de uma das maiores empresas aéreas do país, a VASP, agora ressurge do abandono. Em breve será totalmente restaurado, mas já abriga uma Panvel no térreo.

ed-herrmann-01

 

A “pedestrevia”

Matéria do Jornal Metro, o qual lhe deu este apelido, a ciclofaixa da Sete de Setembro deleita-se na sua função secundária: passarela para pedestres.

pedestrevia-01

pedestrevia-02

O “esqueleto” reina majestoso

Agora não me resta mais dúvida. A pouco mais de 1 ano da Copa 2014, o nosso esqueleto de quase 60 anos será a principal atração da cidade para os turistas estrangeiros. Eu se fosse prefeito mandava construir uma arquibancada na sua frente para “contemplação”. Sim, dezenas ou mesmo centenas de pessoas passarão por ali, sem entender nada, e se perguntarão: que cidade é essa que deixa essa ferida em seu centro histórico, parte mais importante e turística ?

esqueleto-rei-do-centro

Loja nobre em ponto podre

Continuando no esqueleto, é com surpresa que vejo esta loja nobre de produtos de couro, Mc Benett, acostumada a abrir filiais em shoppings pela cidade, abrir uma loja num prédio inacabado, de certa forma colaborando para sua perpetuação enquanto ruína. Não há de ser nada.

loja-no-esqueleto

O eterno tapume do Centro Cultural da Santa Casa

Belo conjunto histórico de casarões, foi (???) transformado em Centro Cultural, com teatro para 300 espectadores, bibliotecas, galerias de arte. Propriedade da Santa Casa, foi prometido sua inauguração para 2012. Mas encontra-se há muitos anos atrás dos tapumes.

tapume-santa-casa-02

Em alguns dias, a parte 2, aguarde.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos, Patrimônio Histórico

Tags:, ,

27 respostas

  1. É o que eu sempre digo não existe MANUTENÇÂO nem FISCALIZAÇÂO nesta cidade….
    Cgasparetto que ideia mediocre de derrubar o prédio do Guaspari, este é um prédio que tem que ser recuperado e perder o estrutura metálica que o esconde….
    No prédio pintado de laranja ficava o Cine Continente, fui a muitas matinèes ali, depois com o advento dos shoppings ele se tornou uma sala de filmes pornôs….
    Quanto a ciclo faixa, porque tanta reclamação à respeito dos pedestres que ali transitam, por acaso os ciclistas nao andam por todas as calçadas da cidade nos atrapalhando sem senso nenhum de espaço.
    Coisa mais chata isso, as minorias sempre enchendo o saco, circulam pelas calçadas quase dizendo aos pedestres saiam que este espaço é meu….eles tem que ir para a rua não nas calçadas é lei….

  2. pelo que uma pesquisadora de arquitetura me disse, o guaspari parece que é tombado algo assim nao lembro.. e nao pode sofrer modificacoes por ser um predio historico, a partir disso botaram tapumes para impedir a degradacao do edficio, e continua ate hoje ” envelopado” porrque nenhuma empresa ate hoje adotou o edificio…

  3. Quais são os instrumentos que a municipalidade (poder executivo e legislativo) tem para instigar mudanças em terrenos particulares?

  4. A cidade de Porto Alegre é triste…é uma cidade feia e mal cuidada. Trafegar por Avenidas como Voluntarios e Farrapos chega a deprimir.

  5. Esse skyline da Borges é tri, e olhando as fotos reparei que os prédios estão incrivelmente limpos e sem pichação. Só tinham que dar um jeito no Guaspari. Eu sinceramente derrubaria ele e faria do lugar um prédio médio (tipo uns 10 andares com arquitetura mais arrojada pra dar uma cara nova praquele lado do centro.

    • Varios prédios da borges passaram por alguma reforma ou manutenção nos ultimos anos.

      Muito bom.

      Pena que a própria avenida não recebe o cuidado que merece.

      O viaduto que o diga.

      • Fato. Além do viaduto, a esquina democrática está vergonhosa. Devia ser, junto com a rua da Praia, as duas ruas mais bem conservadas do centro, e estão muito longe disso. E pelo visto, nada vai acontecer a tempo pra copa. Vamos passar aos que vierem a imagem real da cidade: abandonada há 30 anos.

  6. Esse esqueleto me revolta… Qual o real motivo dele nunca ter virado um prédio de verdade?

  7. -Sobre a Andrades Neves realmente os bretes são horriveis. Precisa de tudo aquilo?

    -Sobre a pintura do edificio da Borges, a cor pode ter varias opiniões, mas pelo menos deu um ar diferente pro cinza berrante do centro. Ao ver a foto da Guaspari nota-se ele ao longe fazendo o difenrecial.Gostei.

    -Sobre a fachada metalica, acho que no inicio ficou legal, diferente, com ar moderno, mas assim como varias fachadas acho que esta na hora de mudar. Ontem passando pela 24 de outubro, percebi que o McDonalds e a VIVO estão ambas lado a lado com suas fachadas ja meia boca, sera que naquela zona ninguem falou pra eles que precisam dar uma repaginada?

    – O monumento da praça Dom Sebastiaão esta como quase todos os monumentos picahdos e largados.

    -O prédio da antiga VASP vai ter uma faculdade, mas adoraria que fosse um hotel estilo europeu, mas enfim algue esta fazendo algo pelo prédio….

    -A Ciclovia foi feita porque é na frnete da prefeitura, e não leva a lugar algum, foi feita pra mostrar pros visitantes que POA tem ciclovia, mas é usada para pedestres porque suas calçadas são curtas e com pedras soltas ou quebradas….

    -O Esqueleto não é só o que desagrada no centro, tem os indigentes na parobé e o seu fedor de urina constante, tem os descocupados sentados na s calçadas em volta do chalé, tem os papaeleiros com suas carroças em qualquer lugar. Tem nada que chame a atenção para alguem ir visitar o centro. E um chafariz que nunca vi funcionando…. Vou sonhar em um dia ver o centro pintado, limpo com familias passeando e vendo as belas arquiteturas dos prédios. mas quem sabe um dia…

    • “Tem nada que chame a atenção para alguem ir visitar o centro”.Outro que só tem olhos para as coisas ruins do bairro.Triste.

      • Então me diga o que tem de bom? Flar da sujeira e querer que melhore é trioste, então seja feliz com o que tem… tem pessoas que adora como esta… por isso a Capital é assim…devagar.

  8. Bem, a maravilha do alargamento da Andrade Neves é o tipo de raciocínio que também está sendo aplicado a Praça Julio Mesquita. Sem mais…

  9. Será que seria uma coisa muito cara ou difícil colocar um canteiro com árvore ao invés de cada um daqueles bretes cotocos ali na Andrade Neves?! Já ia dar outra cara pra rua…

    O Guaspari eu tenho até medo de ver se um dia tirarem aquela carapaça metálica, deve estar mais do que degradado.

    • Não acho que o centro seja um lugar para arvores, mas que aqueles esquemas de concreto são bizarros, isso é.

      Sobre a carapaça metalica, o pouco que vi num dia em que a portinha estava aberta, não parecia estar tão podre.

      As vezes eu acho que é pra esconder contrabando, por que aquele prédio é beeem estranho.

  10. Por que o Guaspari é envolto em metal? Nunca entendi isso. Parece coisa de outro mundo.

    • pelo que sei, a fachada estava podre e com risco de cair, ae meteram essas placas de metal para proteger.

      As vezes da pra ver uma portinha aberta e da pra ver que a fachada ainda existe.

      • Não foi por isso não Guilherme. Esse metal foi colocado numa época em que era “bonito” cobrir as fachadas históricas dos prédios, para parecerem mais modernos e atraírem os olhos dos consumidores, já que o prédio era da antiga Loja de Departamentos Guaspari.

  11. Bom post. Essas fotos são de hoje? Tive que rir com a Mc Benett! Notei outra coisa que me deixou bem triste no Centro: o tradicional Café Paris, na Praça D. Feliciano, fechou as portas. E parece que não teve reforma nenhuma nessa Andrade Neves. Que asfalto mal feito, que cara de pau de diminuir a calçada, que cara de pau de botar esse meio fio bagaceiro, que cara de pau de tirar os paralelepípedos do ponto de taxi. A Prefeitura precisa aprender que um bom acabamento e cuidado com detalhes faz TODA a diferença nas obras. A mesma coisa estão fazendo nos corredores de BRT: botam o concreto no meio da rua e atiram uma massa nojenta de qualquer jeito no limite com o asfalto, dá um impressão péssima. Isso que a prefeitura já tinha feito coisa parecida na Baltazar e ficou infinitamente melhor. E odiei o laranjão. Se fosse em outro lugar do Centro eu até iria gostar, mas a Borges é uma avenida sóbria, clássica, nada a ver essa cor berrante.

  12. Que coisa boa aessa revitalização do ex-prédio daVasp !
    Pra quem não sabe, esses tipos de logotipos bem pequenos – ou seja, discretos – são exatamente o que estão fazendo no “cidade limpa” de São Paulo e Curitiba. Muito bom !

  13. Eu gostei do prédio laranja. É incrível como ele ficou parecendo um prédio atual (em Porto Alegre, muito prédio novo parecem caixotes de décadas atrás)

    • Exatamente.

      Ele me lembra alguns prédios que vi em Buenos Aires.
      Só que por la, eles eram meio que de tijolos, sei la.
      De longe pensei até que fosse.

  14. Eu gostei do prédio na Borges que pintaram de laranja, só não gostei das janelas diferentes.

    Sobre a ciclovia?
    Coloquem alguem para fiscalizar, e critiquem os carroceiros que tambem usam ela e “estacionam” suas carroças.

    Pra isso ninguem reclama.

    Sobre a Andrade Neves, como fica a calçada em frente a banca de jornal?
    As calçadas me pareceram em bom estado.

    Sobre o esqueleto?
    Ainda é um sonho

    • Eu reclamo direto hehehehe

      Passo ali e buzino, aviso, xingo, mas muita gente não dá bola.

      Tem casos que só matando mesmo….

      • Caso raro.
        Só vi gente reclamando dos pedestres mesmo….

        Nunca vi reclamarem do lixo que os catadores deixam, nem de quando eles deixam as carroças.

        E eu que ja sou conhecido no blog por implicar com os ciclistas também me irrito com essa situação (e com os pedestres que usam a faixa), ja que é um espaço para os ciclistas.

      • Aquela calçada é ridícula, tem que arrumar a calçada antes. E sou ciclista.

Faça seu comentário aqui: