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Algumas vias da cidade estão bloqueadas em razão do grande volume de água
A forte chuva forte que atingiu Porto Alegre desde as 15h desta quarta-feira deixou pelo menos 26 pontos de alagamento na cidade. Pouco antes das 17h30min, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou a liberação de 13 desses pontos. Os mais críticos, de acordo com a prefeitura, são a Érico Verissimo, que foi bloqueada – o trânsito no sentido Centro-Bairro está sendo liberado pela EPTC –, as avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa, alagadas em toda a sua extensão, avenida Goethe, Júlio de Castilhos, a região do Túnel da Conceição, que está com alto volume de água na pista e também bloqueado.
O Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic) está operando em status de atenção e a orientação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é que a população evite os deslocamentos pela cidade, em especial na área central e Zona Leste. A região Central e da avenida Ipiranga são afetadas ainda pela falta de energia nas principais casas de bombas do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), que impedem a drenagem das ruas.
As áreas mais afetadas pelo temporal são o Jardim Botânico, onde foram registrados 73,6 mm de precipitação, e o Moinhos de Vento, onde foram registrados 62 mm em 35 minutos, conforme dados do Metroclima. A chuva se deslocando em direção ao Norte, e atinge também a Região Metropolitana.
Confira alguns dos pontos de alagamento:
- – acesso ao Túnel da Conceição (bloqueado)
- – avenida Júlio de Castilhos
- – avenida Osvaldo Aranha
- – cruzamento da avenida Osvaldo Aranha com as ruas Santo Antônio e Sarmento Leite
- – rua João Alfredo
- – avenida João Pessoa e Viaduto Dona Leopoldina
- – rua Felipe Camarão
- – rua Vasco da Gama
- – avenida Protásio Alves (alguns pontos com obras do BRT estão bloqueados)
- – avenida Goethe
- – avenida Nilópolis
- – cruzamentos das avenidas Ipiranga e Salvador França
- – cruzamento das avenidas Ipiranga e Silva Só
- – cruzamento das avenidas Ipiranga e Érico Veríssimo (bloqueado no sentido bairro-Centro)
- – avenida José de Alencar próximo ao estádio Olímpico
- – cruzamento da Aparício Borges com a Bento Gonçalves e com a Pedro Boticário
Semáforos fora de funcionamento:
- – esquina da rua Barão do Amazonas com a avenida Ipiranga
- – Farrapos esquina Barros Cassal
- – cruzamento da avenida Cristóvão Colombo com a rua Dr. Timóteo
As estações do Mercado, Rodoviária e São Pedro do Trensurb estão fechada em função de alagamento e entre as estações Farrapos e Santo Afonso a operação dos trens é parcial. A empresa está providenciando ônibus para fazer, emergencialmente, o transporte no trecho afetado.
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Leia mais:
Taxista morre afogado em avenida de Porto Alegre (Correio do Povo)
Dois aviões arremetem em função da chuva em Porto Alegre e Salgado Filho opera por instrumentos (Zero Hora)
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FOTOS EXCLUSIVAS
Túnel da Conceição com trânsito completamente parado com grande inundação:
TÚNEL PARADO
VEJA MAIS DE PERTO – PISCINA IMPEDE QUE CARROS PASSEM

Túnel da Conceição – veja mais de perto: piscina impede que carros comuns passem. Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

Túnel da Conceição – veja mais de perto: piscina impede que carros comuns passem. Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

Túnel da Conceição – veja mais de perto: piscina impede que carros comuns passem. Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem
Um video para mostrar o interior do Túnel cerca de 17h.
Desculpe a qualidade, não pensava em publicar, mas vale pela diversão.
Categorias:Clima, Meios de Transporte / Trânsito
Há dois problemas sérios que as pessoas não se dão conta quando comparam nossas cidades com cidades europeias e norte-americanas, o primeiro e o mais simples de se explicar é que a distribuição das chuvas que ocorrem no Brasil são diferentes tanto em quantidade como e distribuição ao longo do ano, segundo é que todas estas cidades já tiveram mais duzentos ou trezentos anos para resolver seus problemas ou até para se acostumarem a conviver com os mesmos.
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Os países do norte tem geralmente um regime pluviométrico menor do que a maioria das grandes cidades brasileiras, por outro lado a distribuição ao longo do ano não é tão concentrada como aqui.
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A segunda observação, é que durante séculos foram realizadas obras ou simplesmente abandonado áreas que as obras não resolviam.
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Aqui no Brasil ainda estamos na fase de magnificar os problemas, talvez daqui uns vinte anos vamos parar de criar os problemas e utilizar os próximos 50 anos para resolvê-los, por isto eu não perco a calma, pois sei que não chegarei a ver a resolução dos nossos problemas urbanos, talvez alguns de vocês os vejam.
O Rogério Maestri já deve conhecer esse vídeo, mas é interessante divulgar para entendermos melhor os alagamentos de SP.
Pablo, não conhecia o vídeo, MUITO OBRIGADO pelo presente. Aí se vê que a sabedoria de alunos no seu trabalho de diplomação suplanta em muito aqueles que deveriam estar planejando as cidades.
O único problema que estou tendo no momento é que a minha ligação da internet é via modem da vivo, e depois de meia hora estou somente a 1/3 do vídeo, quando baixar todo faço um elogio completo.
Tardiamente em PoA… será que o modelo de desenvolvimento baseado no asfalto caiu por terra? (ou por asfalto?)
Mais uma obra milionária como a reforma do Túnel da Conceição em que o mesmo ficou alagado, seria a falta de fiscalização nas obras???
Agora o Pref. Fortunati alega que vai responsabilizar a Empresa que realizou a obra, mas onde ficou a fiscalização????
Enfim, a cidade da Copa do Mundo ficou afundada em sua própria lama, esta escorre em muitos meandros do erário público municipal.
Sobradinho.
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As bombas que estão falando são as construídas pelo ex-DNOS para o sistema de proteção. Para falar a verdade há alguns anos elas estavam em estado precário quando o DNOS entregou o sistema a prefeitura, pelo que eu saiba, elas foram todas reformadas e estão funcionando, porém quando não tem energia elétrica logicamente elas não funcionam!
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Para resolver este problema teria-se que colocar um sistema redundante de abastecimento que por sua vez são caros e com manutenção permanente.
Quantos KVA puxa uma bomba dessas, só por curiosidade?
Essas bombas podem deveriam ter acoplamento direto com um motor diesel. Não precisa de um gerador elétrico para alimentar um motor elétrico para fazer girar a bomba.
Pablo, até poderia ser feito uma pequena usina de geração de energia elétrica com turbinas movidas a gás de alto rendimento que poderia no momento de não utilização ser vendida a energia ao sistema.
Seria mais barato do que um gerador para cada casa de bombas e com o uso contínuo estaria garantido a manutenção da mesma, poderia ser feito uma rede de alta tensão que interligasse as bombas, hospitais e alguns serviços essenciais que não podem sofrer interrupção.
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Agora veja o absurdo que chegamos, a FIFA está obrigando (e vai conseguir) que a alimentação elétrica com redundância para a iluminação do Beira-Rio, porque para os *CINCO* jogos que vão acontecer na copa não pode haver falta de luz! Por outro lado as casas de bombas do DEP não tem direito a este conforto.
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Se a prefeitura tivesse alguma cabeça, poderia ter aproveitado o embalo da copa, criado um sistema redundante para as casas de bombas e a FIFA e a população de Porto Alegre agradeceria.
Cada um com as suas prioridades né?
O que é mais importante que funcione adequadamente? os serviços essenciais a população ou um evento de poucos dias?
Chega a dar um desânimo ao ver umas barbaridades dessas….
Alex
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Depois culpam os engenheiros da Prefeitura!
Pelo que eu saiba no escritoriozinho montado para a Copa, não tem representantes técnicos dos principais órgãos da Prefeitura, é somente os mesmos de sempre, Busato,……
Pô, não tinham recém reformado o túnel? como alagou de novo?
Por causa de uma bomba sem energia elétrica?