Laudo sobre Conduto Álvaro Chaves deve estar pronto em sete dias

Em virtude de buracos no asfalto, trecho da Cel Bordini estará bloqueado até abril

Laudo sobre Conduto Álvaro Chaves deve estar pronto em sete dias  Crédito: Paulo Nunes

Laudo sobre Conduto Álvaro Chaves deve estar pronto em sete dias Crédito: Paulo Nunes

O Departamento de Esgoto Pluvial (DEP) anunciou, no final da tarde desta quinta-feira, que o laudo da força-tarefa responsável pela análise técnica dos trechos afetados no Conduto Álvaro Chaves deverá ser apresentado em até sete dias. O estudo poderá apontar o porquê de dois buracos serem abertos no asfalto pela força da água na rua Coronel Bordini, próximo ao cruzamento com a Marquês do Pombal, em um dos principais eixos da galeria de escoamento de água. A obra foi concluída em 2008 com custo de R$ 59 milhões

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito José Fortunati vistoriou os estragos causados pela chuva. Ele esteve acompanhado de secretários municipais do DEP, Tarso Boelter, e das Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher, além de técnicos das pastas.

Em razão de obra emergencial de restauração do conduto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou o bloqueio da rua Cel. Bordini, entre as ruas Marquês do Herval e Marquês do Pombal, até o dia 21 de abril.

Correio do Povo

_____________________

Cratera obriga bloqueio parcial na rua Dr. Timóteo, na Capital

Buraco de três metros de extensão foi formado devido à forte chuva de quarta

Em decorrência da forte chuva de quarta-feira, há bloqueio parcial da rua Dr. Timóteo próximo à avenida Cristóvão Colombo por conta do desmoronamento do solo e do asfalto nesta quinta-feira. Uma enorme cratera, com cerca de três metros de extensão por um de largura e dois de profundidade, obrigou o fechamento de cerca de 40 metros da rua por parte do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).

O trânsito só permitia a passagem de um carro por vez no trecho. O asfalto estava com rachaduras do buraco até a esquina com a Cristóvão Colombo. Um carro teria caído no buraco na quarta, sendo resgatado com guincho.

De acordo com o DEP, o telefone 156 registrou uma quantidade muito grande de chamadas. “Acho que foram mais de cem registros de problemas. Os casos mais preocupantes são os das ruas Coronel Bordini, Dr. Timóteo e Mata Bacelar”, afirmou o diretor do DEP, Tarso Boelter.

Ele ainda disse que o departamento está trabalhando com todo efetivo e em ritmo de carga extra para resolver os problemas. “Iniciaremos uma análise técnica sexta de manhã. Queremos concluí-la em sete dias. Contamos com o auxílio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Precisamos colocar nossos técnicos dentro das galerias, mas não dá para fazer isso com chuva”, explicou Boelter. (Correio do Povo)



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

26 respostas

  1. Rogério Maestri
    Em lugar algum falei da atribuição dos Engenheiros e sim das do CREA previstas na Lei que criou o Órgão.
    Disse que não cabe ao CREA formar comissões para anlaisar problemas de obras públicas em litígio com empresas de Engenharia ou seja do tipo que for.
    Lamento sua interpretação do texto e de onde tirou o mesmo.
    Quanto a comissão de análise do Conduto Alvaro Chaves disse que apenas três indicados teriam capacidade técnica para analisar o assunto e um deles é o senhor.
    Também sou Engenheiro e cursei Mestrado no IPH, Órgão pelo qual tenho o máximo respeito e a seus profissionais.
    Tambem relatei o que lí em uma página cujo endereço é: http://novo.geramigos.com.br/prefeitura-abre-investigacao-para-apurar-desmoronamento-de-conduto-alvaro-chaves/#comment-711
    Ela diz:
    “Segundo o DEP, a obra tem um seguro ainda válido e que pode ser acionado. Além das empresas envolvidas na obra, o CREA também será notificado pois participou da fiscalização da construção.”
    Caso tenhas algum outro texto feito por mim que possa te-lo ofendido gostaria que me enviasse para henriquecpw@gmail.com, para minha análise.

    No demais continuo contra a participação do nosso CREA RS em Laudos de obras problemáticas, pois não é tarefa dele e sim de seus profissionais.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: