União admite atraso nas obras do Aeroporto Salgado Filho, RS

Apenas 27% dos trabalhos foram realizados até agora, diz governo federal.

Segundo dados, obra tem previsão de conclusão para agosto de 2014.

Imagem: Infraero

Imagem: Infraero

Durante a divulgação do balanço do segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), nesta sexta-feira (22), o governo federal manifestou preocupação com a obra do novo terminal de Cargas do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. De acordo com dados, a obra tem previsão de conclusão para agosto do ano que vem, mas apenas 27% dos trabalhos foram realizados.

O projeto deverá ser revisado até o dia 28 deste mês e uma nova licitação para a retomada das obras do pátio deve ser publicada até abril. Segundo a Ministra do Planejamento, Mirian Melchior, o atraso foi causado por um problema no solo, que exigiu modificações no projeto.

A Base Aérea de Canoas (Baco), na Região Metropolitana de Porto Alegre, vai receber voos durante a Copa do Mundo de 2014. Conforme divulgou a prefeitura da capital gaúcha, o local passará por reformas e será uma alternativa para o Aeroporto Internacional Salgado Filho durante a época de grande demanda. O local será destinado para receber seleções, autoridades e público VIP.

As reformas devem ser feitas a partir de abril. O pátio de manobras da base aérea será ampliado, passando de 30 mil m² para 92 mil m² , e torres de iluminação serão instaladas.

O projeto foi desenvolvido pelo Serviço Regional de Engenharia do 5º Comando Aéreo Regional e está orçado em R$ 30, 7 milhões. O investimento será bancado pelo Fundo Nacional de Aviação Civil, administrado pela Secretaria de Aviação Civil. As propostas, por parte das empresas interessadas em executar a obra, devem ser entregues no dia 4 de março na sede da Baco. A previsão é que a reforma seja concluída em 12 meses.

G1-RS

22/02/2013 20h20 – Atualizado em 22/02/2013 20h21



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:

12 respostas

  1. Essa demora é referente ao terminal de cargas não ? pois pelo que sei as obras do patio do salgado filho ja foram contratadas e tem previsão de inicio das obras para hoje ( 25/02 ) ou estou errado ? uma sugestão, seria bom que alguém tirasse fotos das obras do patio do salgado filho se possivel para acompanharmos o andamento do mesmo

    não vou comentar mais sobre o governo do estado por que vou perder o meu tempo, mas enquanto aqui ta essa lerdeza, nos outros estados as obras andam e não demoram como aqui. como ja falei uma vez, o RS ta mto atras do resto do Brasil, opinião minha

    Curtir

    • Não Rodrigo, o atraso é em relação a ampliação do Terminal 1, que nem começaram as obras ainda.
      Se só aumentar terminal de cargas e pátio de aeronaves não vai adiantar nada.

      Curtir

  2. Alguem acreditou que o tal “alinhamento” com o governo federal, por ser do mesmo partido do governo estadual, traria vantagens, como foi apregoado na eleicao? Eu, nao. Bem se ve pelo aeroporto, ponte do Guaiba, entorno da Arena, duplicacao de rodovias etc que nao fez diferenca nenhuma e, pior, talvez tenha ate’ prejudicado o estado.

    Curtir

  3. É isso que da quando se tem governantes que só se preocupam com seus salários e beneficios e não estão nem aí pro resto.
    Olhem o governo da Bulgaria, eles renunciaram vão deixar que a população escolha um novo governo porque não conseguiram controlar crise.

    Curtir

  4. Que falta de organização do Governo Federal e Estadual que não me parece que não há interesse de executar os serviços e as obras necessárias para o evento da Copa do Mundo. A Ministra do Planejamento parece que não conhece o RS. A Infraero se cala, a União Federal não sabe de nada. Este é o País que vai realizar uma Copa do Mundo apenas para os interesses da Dona FIFA e seus seguidores e Rede de Televisão que ganhará uma Fortuna com os direitos de transmissão. Como está a Saúde, Educação, Transportes e Segurança?

    Curtir

  5. Euqueria sabe qual – se é que existe uma – oba no Brasil que não tenha sofrido atraso.. Sem falar em Corrupção…

    Curtir

  6. Deixa eu ver, a gente está avisando isso há uns 2 anos, eu acho…

    Curtir

  7. Acho que tem a ver com a falta de interesse do governo estadual em pressionar o federal, então talvez se fosse oposição a coisa teria andado. Está é apenas uma hipótese, mas o que é certo é a explícita subserviência do tarsinho para com a dilmona, e o RS vai ficando irracionalmente e injustamente atrás de outros estados, infelizmente. Quem já leu minhas manifestações no blog percebe que tipo pego no pé mesmo dos arquitetos e engenheiros gaúchos, e não posso mudar minha opinião por enquanto. Vejam só o que é feito em uma pequenina cidade argentina, creio que com um orçamento ínfimo perto do de POA, para renovação de seu centro e parem para pensar. Vale a pena dar uma espiada, é só colar no google:
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1495960

    Curtir

  8. BRAZILLLL…ILLL….ILLL…..ILLLL…..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: