Porque a Carlos Gomes não consegue ser a “Avenida Paulista gaúcha” ?

Erram os que pensam que é porque essa avenida tem predículos mais baixo do que em cidades do interior.

A resposta é que a Avenida Paulista, com seus prédios de 20 andares, é mais humana e mais evoluída que a avenida do sul, em que a altura, o progresso e tudo mais é proibido e muito temido pelos protoalegrenses.

A Avenida Paulista é pedonal. Muito pedonal. Tem vida na rua. Ao contrário da “Avenida paulista Gaúcha” e seus pequeninos predinhos-pra-não-dar medo-em-portoalegrense, lá existe na rua: feiras, briques, exposições; há muitos cafés; bonitos bares;  lá há Livraria Cultura, Fnac… E a avenida deles tem uma bonita loja Renner, também.  As pessoas sentam nos bares de esquina. Lá as pessoas vão fazer footing, vão passear a pé. Ah, e em São Paulo existe Natal. E a Avenida Paulista fica toda iluminada e  enfeitada.  E as pessoas vão fazer footing pra curtir as luzes, também.

Simples assim.



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

62 respostas

  1. A Carlos Gomes não foi projetada para ter vida nas ruas.

    Foi projetada para ser uma via expressa, ainda que não consiga cumprir esse papel.

    .

    Praticamente todas as outras obras viárias que estão acontecendo em Porto Alegre seguem o mesmo raciocínio: aumentar a “fluidez do tráfego”.

    NENHUMA obra viária está sendo feita levando seriamente em consideração o fator “vida nas ruas”.

    Curtir

    • O fato de a Carlos Gomes ser uma via expressa (que de expressa não tem nada – a Carlos Gomes é tão expressa quanto a Assis Brasil) não impede em nada que haja atividades como bares, restaurantes, lojas.

      Curtir

    • A Carlos Gomes não é uma via expressa, em nenhum aspecto. Nem no projeto, nem na execução, nem na lei, nem na prática. A única via expressa de Porto Alegre é a Castelo Branco.

      Curtir

      • Não é no sentido técnico, mas é quase como a Castelo. Leia Morte e Vida de Grandes Cidades e vais entender este debate.
        Temos que estar mais abertos às posições.

        Curtir

  2. Leiam Morte e Vida de grandes cidades de Jane Jacobs e vão entender porque a nossa Carlos Gomes tem todos os problemas arrolados e aumentará seu número.
    E concordo que prédios altos pode ser a solução. É mais sustentável em muitos e muitos casos.
    Mas em Porto Alegre isto continua sendo um tabu.
    Escrevi sobre isto acerca de Cartagena das ìndias na Colômbio.
    Escrevei um artigo especial para o nosso Porto Imagem.
    Adeli Sell

    Curtir

  3. E pq a Carlos Gomes precisa ser a av Paulista?Acho a nossa Carlos gomes muito bonita sim com suas caracteristicas. materia idiota mesmo!!!!

    Curtir

    • Próxima vez que usar a palavra “idiota” em relação a uma matéria do Blog será banido. Aqui se usa argumentos, OK ? Se não tem maturidade pra comentar, cai fora.

      Curtir

      • ficou ofendido,agora preciso concordar com o blog?que eu saiba segundo o proprio blog esse eh um local democratico. vc vai censurar a forma como eu me expresso?maturidade faltou a vc.

        Curtir

  4. E quem disse que quer ser? Materia idiota!

    Curtir

  5. Poderiam incentivar que alguns locais ficassem abertos até mais tarde.

    Onde tem Zaffaris, que ficam abertos até umas 23 horas, alguns até a meia noite,sempre tem movimento.

    Postos com seus am/pm tambem.

    O problema não é o povo, nem os malvados carros, e sim os empresarios, falta investimento nesse tipo de coisa.

    Publico tem.

    Curtir

  6. Que exagero, Ricardo!!!
    (Aos que estao lendo todos os comentarios, o Ricardo que comentou o tempo todo, com excecao deste ultimo comentario, eh outro, eh o RicardoH. Por preguica, nao escrevi o H. Foi errado, reconheco)
    Pelo que tu descreveu, Porto Alegre eh pior que a Barra da Tijuca. E nao eh nada disso. Temos vida na rua como qualquer capital! Eu diria ate que aqui tem MAIS vida na rua! Ande pelos bairros. Ande em Petropolis, Passo da Areia, Menino Deus, Cristal, etc, etc, etc. As pessoas caminham, vao nas muitas pracinhas, pesseiam. Ha bairros SUPER pedonais e com gente como Cid Baixa, Moinhos.Ha zonas comerciais e de lazer cheios de gente em tudo que eh regiao.
    Claro que eh desejavel ter mais lugares ainda com gente na rua. Mas nao somos esse lugar tipo Barra e que tiros pela rua que voce falou. Eu hein! Ande por outras capitais e vera que em muitas questoes aqui estamos bem, inclusive nessas.

    Curtir

  7. É característica de POA a falta de vida nas ruas.Isto é um dos motivos que fazem a cidade ser tão insegura.Depois que anoitece,você não vê uma alma caminhando nas ruas de vários bairros da cidade.Curiosamente,o trânsito de automóveis é intenso,independente do horário.Soma-se a isso a multiplicação de shoppings e você tem uma cidade completamente vazia de dinâmica social,com exceção das ruas que concentram comércio e dos pontos de lazer que são bem frequentados aos domingos(parques,orla,etc).

    Curtir

  8. A Av. Carlos Gomes era uma Av.residêncial, e era linda com seus maravilhosos casarões que foram sendo demolidos um por um para que ela se transformasse numa Av Comercial.
    Qual é o problema agora? Tanta rua em Porto Alegre para serem ruas de convivência e agora foram pegar no pé da Carlos Gomes.
    Uma coisa é certíssima, Porto Alregre não é São Paulo e a Av. Carlos Gomes não é a Av Paulista…..tanta polêmica para nada….

    Curtir

  9. As paradas de ônibus até eram bem bonitas quando ainda eram de vidro. Mas…como sempre, a marginália quebrou tudo. Agora colocaram um plástico muito feio. Estão quebrando tudo de novo (certamente são pessoas que nunca receberam um abraço do pai ou um carinho da mãe, pra dizer o mínimo). E dê-lhe falta de fiscalização e legislação branda e conivente com essa bagacerada.
    Sobre o aeromóvel na Carlos Gomes…não sei. Acho que o corredor de ônibus é muito mal aproveitado, isso sim. Os carros lotam as faixas laterais e olho para o corredor deônibus e se passam muitos (muitos mesmo) minutos sem passar um mísero ônibus.
    MAs que um aeromóvel por cima do arroio Dilúvio ia ser legal, isso ia. Do centro até a Agronomia…No dia que desse um toró, como na quarta passada, bom, aí parava tudo. Mas isso são exceções

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: