Fiquei sabendo há pouco da possibilidade da GM abrir nova montadora de automóveis no Brasil mais especificamente no estado vizinho dominado pelo crime organizado Santa Catarina. A cidade seria Joinville.
Não creio que isso se concretize. Ter uma fábrica de motores é um bom sinal, mas seria muito mais óbvio a GM pensar em uma nova ampliação da planta de Gravataí. A não ser que eu esteja errado e seja estratégia da empresa descentralizar a sua produção no Brasil.
Será que Santa catarina estaria em condições atualmente de atrair um empreendimento deste porte ?
E o nosso governador? Não vai tomar um estratégia para que a GM invista novamente aqui no Estado?
Aliás, o que o atual governador fez de positivo para o RS desde que assumiu há mais de 2 anos???
Obs.: este post cita apenas pelo lado econômico da possível perda de uma nova montadora de automóveis. Não entramos no mérito da importância ou não dos carros em detrimento de outros sistemas de transporte. Afinal a fábrica será no Brasil mesmo. O foco é o local da fábrica.
Categorias:Economia Estadual
“Aliás, o que o atual governador fez de positivo para o RS desde que assumiu há mais de 2 anos???”
Olha, dos últimos 20 anos é o primeiro que vejo fazer esforços pra atrair investimentos. Veio a refinaria, a fábrica coreana de elevador, a outra de chip, fábrica de caminhões, expansão do polo naval pro Jacuí, tentaram várias outras que perdeu-se. Fora o esforço pra desamarrar a confusão do Cais que o governo anterior tentou fazer de qualquer jeito e gerou vários problemas burocráticos, e depois ainda o governo federal trancou, e a empresa licitada não tinha o dinheiro que prometeu (mas a culpa é do Tarso e do PT que odeia investimento!!!).
O problema é que o RS não é muito atrativo mais, e tem pouco que o governador possa fazer com a restrição das contas públicas, seja ele de que partido for.
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O ideal (puxa como o cara é sonhador…) é que o Brasil tivesse não montadoras, mas fábricas de veículos.
Quantos países no mundo tem a “patente” para montar, criar talvez seja a palavra mais adequada, motores de veículos ? 10-12 ?
EUA, Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Rússia (?), Japão, Coréia do Sul, China, Índia. Talvez seja por aí. Continuamos exportadores de matéria prima e compradores de tecnologia.
Enquanto o Brasil não investir em pesquisa pra valer, não sairá da m…. nunca.
Dois exemplos: um clássico, no qual o Presidente Franklin D. Roosevelt, na década de 40, preocupado com a dependência dos EUA em relação a borracha natural importada, mandou empresas petrolíferas e universidades desenvolverem projetos para aumentar a produção da borracha sintética,, que saltou de 70 e poucas toneladas em 1940, para mais de 250 mil toneladas em 1945.
E agora, claro, o petróleo e o gás do xisto. Ou vocês acham que eles iam ficar dependentes do pré-sal ? ou do Chaves ? ou da dupla Irã-Iraque ?
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120501_petroleo_geopolitica_rc.shtml
http://online.wsj.com/article/SB10001424127887324894104578115563127139912.html
Mantendo-se como está, o Brasil será apenas um caudatário dos países desenvolvidos.
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Pois é, se é para dar incentivo, que se dê incentivo para empresas nacionais como a TAC ou a Agrale. Tudo bem essas empresas são inexpressivas, mas é o que temos e qualqeur incentivinho já é uma super ajuda.
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Acho errado dar incentivos fiscais para montadoras
Acho certo criar um ambiente favorável à montadoras, com infraestrutura adequada.
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Cara, quando um assunto é defendido fervorosamente é porque tem alguma coisa errada….
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