Um retrofit para o Edifício Guaspari

Recebemos uns dias atrás um trabalho de conclusão de curso de Arquitetura da UFRGS, da formanda Alessandra Paim.

Desenvolvido sob orientação do Prof.  Luis Carlos Machi, ela idealiza um interessante retrofit de um dos mais prejudicados prédios do nosso centro histórico, justamente por estar coberto por uma “armadura” de metal sujo, oxidado, feio, horroroso, há muitos e muitos anos, impedindo de se ver sua arquitetura art-déco. Isso é lamentável!

Bom, aqui vocês vão ter uma ideia do trabalho da Alessandra, que explica muito bem, com exclusividade para o Blog Porto Imagem, o que ela propõe para este importante patrimônio da nossa cidade.

polo-guaspari-moda-alessandra-paim

EDIFÍCIO GUASPARI – RETROFIT

POR ALESSANDRA PAIM

O quê?

RETROFIT EDIFÍCIO GUASPARI /PÓLO GUASPARI DE MODA

Por quê?

guaspari-antigo-02Visando colaborar com o processo de revitalização do Centro Histórico e com a requalificação de espaços existentes subutilizados, o presente trabalho de conclusão de curso visa a reutilização do Edífico Guaspari, de 1936, projetado pelo arquiteto Fernando Corona para a sede das Lojas Guaspari – tradicional loja de alfaiataria, marco na indústria têxtil de Porto Alegre, ícone da Moda e da Alta costura em seu tempo de vigência, que durou até 1988. O edifício está listado no Inventário do Patrimônio Cultural desde 2008.

A proposta é devolver ao edifício Guaspari o uso e o caráter original através da reinterpretação das suas atividades como casa de criadores, espaço para desenvolvimento, confecção, comércio atacado e de varejo, tornando-o novamente um pólo de criação, um pólo de moda, o PÓLO GUASPARI DE MODA.

Hoje, a moda brasileira consagra-se como um grande negócio, reconhecido internacionalmente. No Brasil, o setor é considerado pelo Ministério da Cultura como uma expressão da diversidade cultural do país e detentora de grande potencial econômico.

Pessoas de diferentes níveis sociais, culturais e econômicos se interessam pelas mesmas tendências e lançamentos regidos pelo mundo da moda.

O QUE SIGNIFICA O TERMO RETROFIT?

Designa o processo de modernização de um equipamento já considerado ultrapassado mantendo as características intrínsecas do bem retrofitado.

Revitalizar e atualizar as construções para aumentar a vida útil do imóvel, através da incorporação de modernas tecnologias e de materiais inovadores acarretando no Renascimento da edificação .

SOBRE O EDIFÍCIO GUASPARI

guaspari-antigo-03Projetado por Fernando Corona em 1936;

Influências arquitetônicas do expressionismo alemão, art déco tardio, engenharia naval; época da industrialização das grandes cidades;

Busca traduzir arquitetonicamente as leis do movimento, como se flutuassem no mar do fluxo das pessoas e carros ;

Contraponto volumétrico do térreo envidraçado com a massa superior;

Forte ar de modernidade – transparência do térreo permite antever a planta livre , estrutura independente da fachada;

Continuidade das esquadrias , esquinas arredondadas;

Fluidez através das esquinas arredondadas;

Ausência de decoração;

Analogia náutica da máquina como símbolo da nova arquitetura.

guaspari-antigo-04Centro Histórico de Porto Alegre – Década de 50/60

Referências de retrofit:

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MARCO NA ARQUITETURA MODERNA DE PORTO ALEGRE

O PROJETO:

a partir de uma planta original de 1936,

guaspari-planta-original-1936

onde posteriormente foram feitos 2 anexos sem importância histórica

guaspari-planta-1948-1958

Tomou-se a seguinte diretriz de projeto: manter o volume histórico respeitando a arquitetura pré-existente, contrapondo-o com a parte nova da edificação, que assume uma linguagem moderna que fica evidenciada pela diferenciação dos volumes através de um recúo envidraçado que separa o novo do antigo. A fim de aumentar a circulação interna e de criar espaços de convívio e de contato com a paisagem do centro, são criadas passarelas envidraçadas externas na parte nova da edificação.

Como coroamento do conjunto, uma grande pérgola traz unidade ao novo e ao antigo amarrando-os os entre si e marcando o retrofit da edificação.

teoria utilizada:

“Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é re-estabelecê-lo num estado completo que pode não ter existido nunca” Viollet Le-Duc

Volume original:

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Negativo envidraçado:

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Volume posterior:

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Passarelas envidraçadas:

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Adição de um pavimento:

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Pérgola marcando a intervenção:

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RESULTADO FINAL:

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Na cobertura situa-se um restaurante com vista panorâmica, terraços e um memorial do edificio narrando a sua trajetória ao longo dos anos

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No interior da edificação, é criado um vazio central, com elevadores panorâmicos, que permite um contato dos usuários em seu interior, bem como exterior, através de um rasgo na fachada central

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O programa/ distribuição de usos e de fluxos

programa-distribuicao

Atualizar não só a forma, mas também a função original do edifício

Incubadora de moda

Edificação histórica conhecida como ferramenta para transformar marcas desconhecidas em ícones de estilo

MAIS IMAGENS:

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Alessandra Paim – formanda em arquitetura

Email: arq.alessandrapaim@gmail.com

Fone (51) 9751 2730



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Restaurações | Reformas, Retrofit, Revitalização do centro

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55 respostas

  1. Achei o projeto show de bola. Pena que não é uma possibilidade concreta mas apenas uma quimera.

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  2. Parabens pelo projeto….nao custa sonhar!

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  3. Meus parabéns, Alessandra Paim! Genial! O Guaspari é uma das coisas que mais me incomodam no Centro e me impedem de chamá-lo de “bairro agradável”, junto com o Esqueleto, calçadas, asfalto, meio fio, fiação aérea, prédios mofados, insegurança, lojas de baixo nível, pouca arborização, vandalismo, mobiliário urbano tosco, excesso de ônibus e veículos, porto abandonado, muro da mauá e arquitetura histórica degradada e em risco. Se for ver, nada disso é difícil de ser corrigido.

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    • Pô VOP, fiação aérea é uma das poucas coisas que o centro tem de bom, justamente por se quase toda subterrânea.

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      • Verdade, cgasparetto, tenho que reconhecer que é o bairro com maior quilometragem de rede subterrânea na cidade, mas é longe do ideal. Acho que não está presente nem em 50% do bairro. E é muito mal-cuidada, em toda nova obra retornam a fiação para cima, a ponto de botarem postes de metais no meio da Rua da Praia pra trazer luz pra bancas e orelhões. Mercado Público, Sepúlveda, Viaduto da Borges e até as palmeiras da prefeitura são outros exemplos de locais onde a rede teoricamente é subterrânea mas está lá, bem no alto, chamando a atenção e estragando alguns dos ângulos mais legais de Porto Alegre.

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  4. Entusiamante para os arquitetos e para a população da nossa cidade a maneira como um tema tão complexo como o Guaspari foi tratado! Um projeto realista, que abraça o passado e o futuro, com muita poesia e respeito a cidade! Parabéns Alessandra!

    “O papel do arquiteto na sociedade é agir como intérprete dos seus movimentos. Escutando as suas tendências, mutações históricas, culturais, sociais e ambientais. A sua missão é transcrevê-las para uma linguagem poética”.
    Jean Nouvel

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  5. “Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.” Roberto Shinyashiki
    Acredito que cada pessoa deve fazer a sua parte para termos uma cidade melhor.
    Desejo muito ver o centro de Porto Alegre revitalizado e seguro, para que possamos apreciá-lo como fazemos no centro histórico das cidades europeias.
    Espero que o projeto maravilhoso de retrofit do Guaspari seja acreditado por alguém e se torne um sonhor realizado.

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  6. Parabéns pelo projeto, muito bacana. Seria um grande investimento para Porto Alegre.

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  7. Muito bom parabéns… temos que pensar criar e apresentar para as pessoas um dia entenderem…

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  8. Me pergunto como deveria se sentir um arquiteto que projeta um prédio e anos mais tarde vê o seu trabalho envolto em uma carapaça metálica. Qual foi a razão para enclausurarem o Guaspari? E a propósito, achei sensacional essa proposta, quem me derá que ela e a proposta de reforma do esqueleto que surgiu aqui no blog à algum tempo se concretizassem. Bem que algum grupo de investidores e/ou empreiteiras poderiam acessar mais o blog, rsrsrs.

    Agora lembrei, aqui em Canoas (esta triste cidade onde resido que destrói casas históricas para construir farmácias) um lugar que poderia receber um retrofit é a “Vila Nenê” na Av. Santos Ferreira. É um prédio de 1928, e não é muito grande, aliás, é uma era uma residência. Mas mesmo tendo sido “restaurado” pela prefeitura (jogaram uma tinta nele) ele ainda está mal cuidado e enfeia a paisagem naquele ponto da avenida. Algo assim seria realmente interessante alí. Ou então a fundação cultural, no centro, após o rebaixamento do metrô.

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    • Bem legal essa casa mesmo, pena que está atirada a sorte. A farmácia essa que tu fala, é a que construíram na esquina da Santos Ferreira com a Santa Maria e a Inconfidência? Não lembro o que tinha ali antes..

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      • Essa mesmo, anteriormente havia uma padaria alí. Funcionava em uma casa antiga, não muito grande, mas que ocupava todo aquele espaço que agora é estacionamento e o novo estabelecimento. Não se destacava pelo tamanho mas tinha uma arquitetura bonita.

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    • Bah, Canoas precisa de uma reurbanização urgente na beira da 116. É muito feio aquilo ali. Só prédio sujo e degradado. Parece a Farrapos, só que pior.

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      • È feio mesmo, mas quem vai querer fazer alguma coisa na beira de uma rodovia assim? Não deve ser muito agradável morar por ali hehehe.
        Cara eu adoro Canoas, claro que tem muitos problemas, mas eu só trocaria por POA ou Novo Hamburgo na RM.

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      • Nem digo pra morar, mas o próprio comércio dali é muito feio. E se não é pra morar, podiam derrubar os prédios mais mal conservados e fazer alguma coisa nova e que combine mais com aquela zona. Infelizmente a BR é uma coisa que Canoas vai ter q conviver pra sempre, provavelmente. Então, ao invés de ignora-la, podiam melhorar ali.

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      • De fato, é uma das piores zonas de Canoas visualmente falando. Mas os prédios mais recentes construidos ou reformados alí até que estão melhorando o aspecto visual do lugar. Mas ainda é bastante bagaceiro chegar de Porto Alegre e ver aquele outdoor de sex shop na beira da BR.

        Aliás, eu ja disse e repito, Canoas é uma cidade que não soube crescer. Poucos prédios pelo centro ou em demais localidades podem realmente ser considerados bonitos, e os principais eixos da cidade, como a Santos Ferreira, a Inconfidência, a Victor Barreto e a Liberdade, são extremamente estreitas. Todos os dias por essas avenidas passam inúmeros carros e ônibus e devido a pouca largura é impossível implantar um sistema de BRT por exemplo, seriam necessárias inúmeras desapropriações.

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      • Mas Canoas vai ter aeromóvel antes de POA (tenho fé) e dará um tapa na cara da capital. Bem dado! =)

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      • Na Alemanha, para não deixar as rodovias agradaram muito há paredes com vasos formando uma espécie de jardim vertical que reduz o barulho e melhora muito o aspecto.

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  9. O problema que eu vejo nesses trabalhos de faculdade e’ que os alunos parecem nao trabalhar com clientes em situacoes reais, eles simplesmente pegam um predio escolhido a esmo e fazem um projeto bonito em cima, sem grandes preocupacoes financeiras e de viabilidade. Serve como treinamento tecnico, talvez, mas a realidade, a gente sabe, e’ diferente. Sera’ que, ao menos, foi feita uma estimativa de custo dessa obra? Ou projeto de viabilidade economica futura? Ou isso nao e’ preocupacao dos arquitetos, que apenas devem saber operar o cad?

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    • O papel da academia é propor, estudar. O papel da academia é o debate.

      Existem cadeiras onde os estudantes levam em consideração fatores financeiros sim, existe cadeiras de orçamentos, de habitação de interesse social, enfim.

      Mas o trabalho de conclusão do aluno é o momento em que aluno faz um trabalho autoral, onde ele prova que aprendeu algo de linguagem arquitetônica.

      Você questiona se um projeto no ponto mais movimentado da capital, o Largo Glênio Peres tem viabilidade econômica, sério??Você nunca observou o Mercado Público, ou o chalé da Praça?

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    • Os estudos e projetos são elaborados em situações reais, mesmo para estudantes, tem que ter a viabilidade técnico-econômica. Pq tu acha q nao sai do papel? Pq não tem viabilidade econômica? Tu já viu algum projeto do Oscar Niemayer? Tu sabe quantas obras de vulto este arquiteto brasileiro implantou no Brasil e no exterior? Se dependesse da tua opinião, nenhuma delas teria saído do papel. Essas coisas podem não irem para frente em porto Alegre por causa do provincianismo de alguns. Quer que faça plebicito para implantação do retrofit também? É difícil uma cidade entrar na era moderna desse jeito, sem emperrar nos conservadores irracionais.

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  10. Maravilhoso este projeto. Tomara que se torne realidade…
    Voçes notaram o calçamento em paralelepípedo polido e colorido formando desenhos no Paço da Prefeitura, como é que tiveram coragem de destruir uma coisa assim, agora tem aquele pavimento horroroso lá. Não dá para acreditar….

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