E aí, sai ou não sai ? – Parte 1

Há anos noticiado como o maior oceanário da América Latina, o Oceanário Sul, que seria em Esteio, RS, e não será mais, não sabemos se realmente sairá do papel. 

Ou fará parte daquela matéria que fizemos no Blog sobre Projetos que Nunca Saíram do Papel ?

Sai ? Ou Não ?

Assim como este, há vários projetos recentes em Porto Alegre (ou RMPA neste caso) que foram prometidos e, na capital do NÃO, perecem nas pranchetas.

Motivos?

  • Falta de vontade política do Governo do Estado em alavancar este tipo de projeto;
  • Brigas políticas entre municípios e estado;
  • Falta de investidores num estado que expulsa indústrias e empreendimentos variados de grande porte.

Em junho de 2010, o Porto Imagem fez uma entrevista com o Diretor da Seaquarium Brasil Ltda., empresa responsável pela implantação do Oceanário Sul. De lá pra cá, nada mudou, a não ser a certeza de que não será em Esteio. Confira aqui a entrevista.

Durante toda a semana publicaremos outros exemplos de projetos recentes que insistem em não sair do papel por diversos motivos. 



Categorias:Grandes Projetos, Oceanário Sul, Projetos que não saem do papel

Tags:, , ,

22 respostas

  1. Acho que não sai.
    Vai para aquela lista negra de projetos engavetados.

    Curtir

  2. sonho seria esse projeto na orla do guaíba…

    Curtir

    • Hummm… é verdade. Já ficaria feliz com o mirante deste projeto lá no pontal do estaleiro.

      Curtir

  3. Um projeto tão bonito, um render tão bonito e… não vai sair do papel.

    Acho que tem que fazer duas listas, uma dos renders que não saem do papel (ou da tela de um micro) e dos renders que não tem nada a ver com o construído.

    Curtir

  4. não.🙂

    Curtir

  5. E a ponte do guaiba, a quantas anda? (se é que anda..)

    Enquanto isso nos E.U.A…
    http://www.engenhariae.com.br/curiosidades/maior-ponte-flutuante-do-mundo-passara-por-reformas/

    Curtir

  6. Passa a sensação de que era uma tentativa de golpe. As referências para essa empresa são poucas e confusas.

    Alguém conhece algum projeto deles que realmente saiu do papel?

    Curtir

    • Para falar a verdade é parecido com aquela estório do shopping futurista de Passo Fundo.

      Curtir

    • Henrique, creio que essa empresa foi criada especialmente para a organização deste projeto, com a finalidade de reunir investidores e contratar a detentora de tecnologia para fazer o Oceanário. E de fato eles contrataram a maior empresa de oceanários do mundo, o Grupo Coutant, da França. Os caras da empresa francesa vieram inúmeras vezes aqui no RS, e ficou tudo acertado para sair o projeto. Por outro lado, o projeto foi idealizado pelo Arquiteto gaúcho Raul Milani, tendo sido totalmente finalizado, pronto pra sair do papel. O que dificultou inicialmente foi a não liberação do terreno ao lado do Parque Assis Brasil para a prefeitura de Esteio, que por sua vez liberaria para a empresa. Desconfiar da Seaquarium Brasil não é o caso. É simplesmente desviar dos reais motivos. Eu tive diversos contatos com o diretor, tive acesso aos projetos, a material oficial do Oceanário dentro do escritório da empresa e não acho que seja um embuste ou algo do gênero. O que dificultou, ou melhor, o que impede a saída do papel deste projeto é a relação investidores e governo do estado. O diretor me falou, ainda em 2012, que estava certa a nova sede, que faltavam detalhes somente. E que ele iria anunciar a qualquer momento. Mas este momento faz uns 6 a 8 meses. Ou mais. Espero inclusive que ele possa nos dar uma luz, ao ver este post. Vamos aguardar.

      Se você ler a entrevista que fiz com ele no Porto Imagem, vai entender um pouco mais: http://www.portoimagem.com/report15.html

      O Gerson Ibias, de Londres, e o Anderson Vaz, daqui de POA, foram comigo algumas vezes no escritório da Seaquarium Brasil.

      Curtir

      • Foi ao ler a entrevista (que já tinha lido algum tempo atrás) foi que fiquei com mais receio. Mas ok, teve mais contato e tem mais propriedade pra falar – eu falo apenas pelo o que vi na imprensa (não foi muito divulgado) e aqui no Blog.

        Quando fala em governo do estado fala em relação ao atual ou anterior ou ainda no geral? A primeira vez que li sobre este projeto foi no início de 2009, já faz tempo.

        Curtir

  7. E’ projeto de primeiro mundo, ou seja, nao e’ pro Brasil.

    Curtir

  8. Era um sonho…
    =/

    Curtir

  9. E a area do ex Pontal do Estaleiro ?
    Sai alguma coisa ali ou nao sai?

    O Pedro Ruas e o PT ja falaram varias vezes que vao entrar na Justica pra proibirem tudo ali.

    E o projeto do Jaime Lerner pra orla, se sair, preve o que pra aquela parte na altura do Ibere Camargo?

    Curtir

  10. Não, por evidente que nao sai né meus caros … E sabemos muito bem os motivos!!! Lamentavelmente …

    Curtir

  11. Nada sai neste estado… Que coisa…

    Curtir

  12. Claro que não sai!!! Mas não é verdade que nada é feito no estado, basta olhar a notícia seguinte neste blog.

    Curtir

  13. Triste. Óbvio que nunca sairá do papel. Tem que repostar aquela matéria de 2011 ali que eu li agora, e me deprimiu, acrescentando esse aí, o da piscina com ondas no clube Farrapos, bonde turístico, aeromóvel do gasômetro, aeromóvel da zona sul, portais da cidade (nada a ver com esse BRT porco que vão fazer), complexo na Doca Turística, etc, etc, etc, etc… Vamos entrar com uma petição pra trocar o nome da cidade pra Porto Triste.

    Curtir

  14. Vi esse post e o outro com os projetos que não saíram do papel e me deu vontade de chorar. Que cidade poderia ser Porto Alegre…

    Curtir

  15. Acho que fazem projetos so pro povo ficar contente e votar neles, ja sabem que nao vao fazer, e quando fazem fazem uma porcaria, olha o glenio peres. Ficaram de reformar o mercado, do arrumar o esqueleto, de reformar a rua da praia, a orla, o cais, a confeitaria rocco, o capitolio, o parque da gasometro, o aeroporto, o aeromovel ate o cristal, o estacionamento do beira rio, o entorno da arena, a ponte do guaiba, o metro, os portais da cidade, a brt com desvio nas paradas, o cafe na praça que foi reformada, os chafarizes que sumiram.. Isso é so uma pequena lista do que lembro e nao saiu ate hoje.. Ou seja nada sai e o que sai sai meia boc, vide largo glenio peres que virou estacionamento, as praças que perderam as fontes, a rua andrade neves que virou tambem estacionamneto e o asfalto das ruas do centro a meia boca.
    Por isso nao voto mais nessa gentalha, tem que fazer esta lista, fazer um topico sobre isso e divulgar e cobrar satisfaçao, porque nao fez, entao, porque anunciou se nao ia fazer? Ou se vai fazer, quando?

    Curtir

  16. Nós da Equipe Seaquarium Brasil agradecemos as manifestações de apoio e simpatia pelo Prjeto do Oceanario Sul. Consideramos também que as manifestações de críticas são uma manifestação de frustração das pessoas que torcem para que esses projetos invadores saiam logo para a região.

    Estamos também trabalhando no Projeto do Aquario das Cataratas em Foz do Iguaçu.

    Podemos afirmar que na altura dos trabalhos não se repassa ainda informações dos trabalhos. Mas afirmamos que breve teremos novidades e o Porto Imagem será notificado de imediato.

    Reni Puls
    Diretor de Desenvolvimento
    Seaquarium Brasil Ltda.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: