Orla de Porto Alegre vira depósito de entulho

orla1

 

orla2

 

Jornal Metro – Porto Alegre



Categorias:Abandono, Descaso, ORLA

Tags:, ,

33 respostas

  1. A nossa falta de aproveitamento da orla é o nosso maior atestado de burrice.

    Curtir

  2. Eu queria saber o nome das empresas que fizeram isto, alguém sabe como descobrir? A prefeitura deveria divulgar assim como fez com as casas noturnas para a população boicotar. Um selo de qualidade para as empresas legais um tipo de ficha limpa para separa o joio do trigo. A ideia da tocaia é a melhor, Rogério Maestri, só assim vão aprender, mas acho que estão apostando as fichas em outro lugar “Porto Alegre revisa lei sobre normas de convivência Código de Posturas pode ser concluído no primeiro semestre” http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=117581 PS:. “Eu amo as exóticas.”

    Curtir

  3. Há uma coisa que todos estão esquecendo, lançar lixo sobre vegetação nativa é crime ambiental, se uma ou duas semanas a Brigada fizesse uma tocaia e pegasse uns dois ou três colocando lixo na região poderiam prender por crime ambiental, que é uma legislação bem severa. Fazendo isto a notícia se espalhava e rapidamente todos pensariam bem antes de fazer qualquer coisa.
    .
    Esperar que as pessoas tenham consciência é muita ingenuidade, o governo tem obrigação de educar a população, e uma cadeia é uma forma de educação. Não adianta fazer campanhas de esclarecimento se não houver possibilidade de punição, infelizmente é assim.

    Curtir

  4. E o projeto de “revitalizacao da orla” pelo jeito foi MAIS UMA VEZ adiado….

    ….Vou dar tanta gargalhada quando os turistas da Copa visitarem a cidade e sairem assustados!!

    Curtir

  5. Acho engraçado que em qualquer assunto que venha a baila neste blog as pessoas que cuidam da natureza são denominados de eco chatos e chamados para efetuar ações pelas quais não escolheram lutar.
    As pessoas que isso fazem são justamente aquelas que nada fazem, não lutam por nada, só reclamam e condenam….
    Eu sou protetora de gatos e de árvores, algumas vezes de cachorros….pego os de rua mando castrar e os envio para adoção. Pelas árvores eu faço muito, ando pelas ruas arrumando seus tutores, amarrando seus caules tortos para que indireitem, denunciando as pessoas que cimentam suas bases impedindo a água que as alimenta.
    A orla esta cheia de lixo? Para que serve o DMLU? Todos os dias a orla deveria ser limpa pelo DMLU e deveriam colocar fiscalização para multar quem ali deposita seu lixo…Um mes de fiscalização com uma multa bem boa acabava com esta sem vergonhice….é fácil é só jogar o lixo em qualquer lugar e tudo bem, até quem assiste não faz nada…..
    E a bituca de cigarro, e a bagana quem é que joga no chão com a maior segurança, como se não fosse lixo…é um mar de baganas de cigarro espalhadas pela cidade…..e aí?

    Curtir

    • Juliana, acredito que muitos que comentam não fazem nada por ninguém e as vezes nem para si próprios como fazer exercícios físicos ou parar de fumar. Daí tentam provar para si próprios que aqueles que estão fazendo algo e promovendo mudança são hipócritas, são maus, não estão certos… nada mais do que uma masturbação mental para aliviar a própria consciência.

      A realidade que vivemos não é das melhores e conviver com isso não é fácil. Como dizem “Não é sinal de saúde adaptar-se a uma sociedade doente”.

      Curtir

  6. Para variar os conservadores do blog aproveitam isso para atacar pessoas mobilizadas em outras iniciativas eles em vez se mobilizar por uma orla limpa.

    Como o Pablo falou acima, há sim gente inclusive indo lá limpar a orla. Mas isso não dá polêmica, então pouco se fala.inclusive na mídia. Acontece, e o resto é mimimi 🙂

    Curtir

  7. Se houvesse interesse em acabar com a destinação inadequada do entulho, acreditem… já teria acabado.

    Curtir

    • Pois é… multar as construtoras financiadores de campanha e Majorama/RBS? Isso non ecsiste!

      Curtir

      • A “sorte” é que geralmente o entulho é resíduo inerte, ou seja, não causa de fato poluição hídrica (ao infiltrar no solo). ENTRETANTO, muitas vezes misturado com o entulho tem Lâmpadas Fluorescentes (mercúrio, cádmio…) e/ou latas de tintas (solvente), e aí o buraco é mais embaixo.
        Inclusive, muitas vezes os tele-entulho tentam entregar o resíduo em um aterro licenciado para resíduos de construção civil, que rejeita justamente pelo entulho estar misturado com esses componentes tóxicos. E aí qual a solução? Toca no mato!

        Outra: na teoria tudo é bonito, as construtoras (em obras >400m²) entregam um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos dizendo que vão separar e que vão fazer tudo conforme a lei. Mas o sistema permite falhas, como: ser condescendente com o erro; ou fazer uma obra no papel de 390m²e escapar da malha.
        E pra piorar a situação, existem as reformas de casas, que não cabe passar por licenciamento, por serem inúmeras e teoricamente não gerarem tantos resíduos. Mas aí está o meu palpite para o maior problema. Tu faz uma obra na tua casa e contrata um tele-entulho. Como não há fiscalização para essas micro-obras fica tudo na esperança de que ele coloquem teu entulho no lugar certo.

        Curtir

      • Concluindo: deveria haver um esforço por parte da SMAM em várias frentes :
        -de regularizar os tele-entulhos, com cadastro e licença (pasmem, não há licenças para tele-entulho);
        -de haver aterros de resíduos inerte/reciclagem: no momento há 1 em porto aalegre, privado; e outro em canoas, público. Houve um movimento inicial agora para abrir uma usina de reciclagem, o que me parece extremamente sensato, visto que não faz sentido ambiental tocar fora um resíduo que pode ser FACILMENTE reprocessado. Mas vão continuar colocando fora enquanto for economicamente viável.
        – fiscalizar: aí tem o problema da falta de pessoal.

        Curtir

      • Como assim tele-entulho não tem licença? Putz… Se não tem controle das empresas de tele-entulho, imagina das coisas que são jogadas na caçamba e seu destino?

        Curtir

  8. Pessoal, parem de distorcer as coisas!

    Vejam isso:

    https://portoimagem.wordpress.com/2012/03/10/voluntarios-recolhem-uma-tonelada-de-lixo-na-orla-do-guaiba/

    Tem gente engajada em limpar a orla sim. A relação entre cortar árvores e a limpeza da orla é justamente o oposto. A prefeitura está preocupada em gastar milhões em viadutos e ruas e o básico dos básicos ela não faz, que é a limpeza de espaços públicos.

    A relação cortar árvores e abrir ruas em detrimento da limpeza da uma área pública é que viadutos beneficiam quem tem condições de comprar carros e andar por ali e limpeza de uma área pública beneficia qualquer um que passe por ali, independente da condição financeira.

    Bando de analfabeto funcional! Caramba!

    Curtir

    • É mesma coisa que a prefeitura resolver fornecer rede wireless de graça e não cuidar do esgoto! É a mesma coisa que a prefeitura fazer um autódromo público e não cuidar da destinação adequada do lixo!

      Curtir

  9. obs. me emocionei, parte desse meu ultimo comentario era para o post sobre arvores x desenvolvimento.

    Curtir

  10. Pois é… hahha

    Pra cortar as arvores, da berreiro, mas com lixo não acontece nada.

    Esses tempos estavam divulgando no face sobre o pessoal que deixa lixo ali perto da ponte dos açorianos, que o bar que existe la iria fechar na noite pelo lixo que deixam e tudo mais.

    Esses tepos fui la com uns amigos, e muitas das pessoas que vão la, são os mesmos que andam gritando pelas ruas por causa das arvores e bla bla bla…

    Bem preocupados com o mundo, deixam uma baralhada de lixo no local.

    Eu que não tenho frescura com esses esquemas de meio ambiente e bla bla bla, ao menos tenho uma noção, guardei todas as latinhas de cervejas, junto com as dos meus amigos, mais tarde passou um catador e entregamos pra ele, fizemos até amiazde com o cara, dei o resto do meu dinheiro pra ele, o cara era gente fina mesmo.
    hahaah

    Enquanto isso, vi gente que vejo torrando o saco no facebook acumulando o lixo por la, cheio de sacolas, latas, tocos de cigarros.

    Meu cooler que era novinho, ficou todo marcado de tocos de cigarros, ja que deixei meus amigos colocarem na tampa dele pra não jogarem no chão…

    É muita politicagem nessa brincadeira, o certo era ver o quão importante as obras são, e se vale derrubar uma arvore pra isso, e no caso, claro que vale, é um funil que existe ali, na mesma forma como vale pra Anita.
    Lembrando que vão replantar as arvores, né?

    Mas cada um olhando só pro seu lado, tanto na questão politica como na ambiental, no final todo mundo perde, por que não acontece nada, as arvores que derrubaram ficam no chão e a obra fica parada.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: