Prefeitura dá início à trincheira da Cristóvão Colombo

Obras começam na próxima semana com prazo de conclusão de 12 meses  Foto: Divulgação/PMPA

Obras começam na próxima semana com prazo de conclusão de 12 meses Foto: Divulgação/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre começa a sinalizar nesta semana os locais onde serão realizadas as obras da trincheira da avenida Cristovão Colombo. As escavações propriamente ditas começam na próxima semana. Em conjunto com as trincheiras da Anita Garibaldi e da Ceará e os viadutos da Bento Gonçalves e da Plínio Brasil Milano, a trincheira da Cristóvão forma o conjunto de cinco obras que vão melhorar o tráfego de veículos na Terceira Perimetral.

Essa é uma das principais ações da administração municipal para qualificar a mobilidade urbana com vistas a Copa do Mundo de 2014. A Terceira Perimetral é uma via importante para o polo hoteleiro, pois dá ingresso direto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, à avenida Castelo Branco e BR/290.

As cinco obras previstas permitirão a melhoria do tráfego na avenida Terceira Perimetral e nas vias transversais, reduzindo ou mesmo eliminando congestionamentos hoje ocorrentes tanto ao longo da Terceira Perimetral quanto nas vias transversais.Estão localizadas dessa forma: na avenida Coronel Aparício Borges X av. Bento Gonçalves, avenida Carlos Gomes x avenida Plínio Brasil Milano, avenida Dom Pedro II x avenida Anita Garibaldi, avenida Dom Pedro II x avenida Cristovão Colombo e avenida Ceará x avenida Farrapos.

A trincheira da Anita tem custo estimado de R$ 12,5 milhões de reais, o prazo de conclusão é de 12 meses, com execução sob responsabilidade do consórcio EPT – Serenge – Serki.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , ,

58 respostas

  1. Moro na Rua Dom Pedro II há 20 anos, quando começaram a derrubar todas as árvores para fazer a III perimetral, foi muito triste gente, em frente ao meu prédio tinha uma árvore enorme, ninguém pode fazer nada para impedir seu corte! A rua perdeu o seu charme, a poluição triplicou, o trânsito não é de uma rua e sim de uma rodovia, de tantos caminhões enormes e poluidores que trafegam por aqui, e aí eu pergunto, outra obra, porque não planejaram esta trincheira para ser feita na mesma época da III perimetral? Espero que nós pedestres não sejamos esquecidos, sinaleira adequada e calçadas idem. E mais, manutenção nos guard rail e naquelas malas de concreto! Aqui nos cruzamentos da Dom Pedro com Cristóvão, as proteções de concreto para pedestre há muito foi destruído por acidentes e nunca foi refeito, apesar de reclamações para EPTC.

    Curtir

  2. Cadê o canteiro central com as palmeiras/árvores plantadas???

    Curtir

  3. Moro entre as obras da Cristóvão e da Plínio e estou muitíssimo curioso em saber como vou sair daqui, quando todas as obras começarem.
    No mais, como já não há chances de rever essas decisões que geraram nesse conjunto de obras desnecessárias (ah, se o mesmo montante fosse revertido em tornar o sistema de transporte coletivo mais eficiente…), resta esperar e ver que em 5 anos, a cidade ainda estará parada.

    Trincheiras não tem um impacto na vizinhança tão grande quanto viadutos – ainda menos, se comparado a um viaduto de dois andares.

    Curtir

  4. Dos males o menor, já que vão realmente fazer todas essas obras. Porque fazer uma ou duas não adiantaria de nada.
    Se fizessem a da Anita e a da Plinio não, continuaria a mesma coisa. Pelo menos agora tem chance do fluxo melhorar, mesmo eu achando que a mais importante dessas obras é a da Ceara.

    Curtir

    • Sim, se a idéia é agilizar nos cruzamentos, justamente no mais caótico, que é o da Sertório não vão fazer nada?????

      Ou então, o da Ipiranga!

      Curtir

      • É que esse na Sertório (Sarandi) tem menos formadore$ de opinião.

        Curtir

      • Me refiro o da Ceará com a Sertório.

        Mas tu me fez lembrar o da Fiergs (Assis Brasil acesso ao Porto Seco). Aquilo ali as 18 horas tranca tudo! e é o único acesso aos caminhões das empresas instaladas ali.

        Ali sim deveria ter viaduto, pois seria muito mais útil!

        Ou a idéia é futuramente expulsar estas empresas de Poa também, igual fizeram com as indústrias?

        Curtir

      • Pois é, “Porto Seco” seria para ser um lugar onde se concentra a logística de carga. Como é que a carga vai passar se está tudo trancado?

        Eu mesmo já fiz o caminho pelo Porto Seco para não pegar a tranqueira da Zona Norte de PoA.

        Por isso que qualquer melhoria da infra-estrutura da perimetral vai atrair trânsito que contorna pelo Porto Seco e vai continuar a mesma tranqueira.

        Curtir

      • Acabei de ver o anúncio do PAC 2 na região metropolitana, e finalmente vão fazer algo para melhorar o acesso ao Porto Seco!

        Não tô nem acreditando….

        Curtir

  5. Uma obra que vem tarde, mas ainda bem que finalmente será feita.

    Curtir

  6. Já estou rindo antecipadamente da cara de tacho dos fabulosos “responsáveis” pelas obras quando perceberem que elas não melhoraram em nada o trânsito, daqui alguns anos. 🙂

    Curtir

  7. O pessoal malha até os renders, por favor. Parei de ler.

    Curtir

  8. Logística da prefeitura igual a zero: DOIS cruzamentos da 3ª perimetral próximos, bloqueados simultaneamente…Que gestão incompetente.
    Faz um depois o outro, ora!

    Curtir

  9. E vocês acham que não vai ter sinaleira?

    É o que mais tem na perimetral.
    hahaha

    Só não gosto do concretão no meio, prefiro as grades pretas….

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: