Fortunati participa de audiência sobre modernização do Salgado Filho

Foto: José Arthur Eidt

Foto: José Arthur Eidt

“A ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a qualificação de seus terminais são vitais para o presente e para o futuro de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento e a economia dependem dessas obras, que vão atender a uma crescente demanda pelo transporte aéreo de cargas, que hoje não é possível a partir daqui, e vai permitir também a operação de novos voos internacionais”. Foi com essa declaração que o prefeito José Fortunati abriu o debate sobre a necessidade de modernização do aeroporto, realizado nesta segunda-feira, 11, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Fortunati deixou claro que a refeitura está aberta ao diálogo sobre a construção de um novo terminal aéreo na cidade, mas que o fechamento do Salgado Filho está fora de cogitação. “Mesmo com a construção de um segundo aeroporto, o que levaria pelo menos uns 20 anos, a manutenção do Salgado Filho é uma questão de interesse público. Não existem argumentos econômicos que provem o contrário”, disse o prefeito.

A audiência pública reuniu os secretários municipais do Turismo, Luiz Fernando Moraes, do Urbanismo, Cristiano Tatsch, vereadores, parlamentares da bancada gaúcha no Congresso Nacional, representantes da Infraero e de entidades da sociedade civil organizada.

O vereador João Carlos Nedel, que presidiu a audiência pública também defendeu as obras no aeroporto. “Os investimentos que o Governo Federal fez e está fazendo, por intermédio da Infraero, do Dnit e da Trensurb, precisam e devem ser completados com a expansão da pista do Salgado Filho”, declarou Nedel, que diz que o projeto não está voltado apenas para a Copa, mas para o desenvolvimento econômico da região e o incentivo ao turismo.

A Infraero já confirmou a ampliação da pista em mil metros nos próximos 2 anos. Antes da Copa de 2014, o estacionamento de aeronaves terá mais 8 posições. Também para o evento mundial, será feita a qualificação e o aumento da capacidade do terminal de passageiros em 30%. “Atualmente o Salgado Filho já atenderia à demanda da Copa 2014”, garante o superintendente do aeroporto, Hélio Cardoso Ferreira. Outra melhoria é a instalação de um equipamento antineblina categoria 2 (ILS II). Este aparelho, segundo Ferreira, vai reduzir o tempo de fechamento do aeroporto em dias de nevoeiro e deve estar em operação neste inverno.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Aviação

Tags:

11 respostas

  1. Essa história está se arrastando há muito tempo. Provavelmente porque nem todos os “interésses” foram atendidos.
    Mas tem umas coisas que são “atiradas” na imprensa e que me irritam profundamente, por exemplo:
    ““A ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a qualificação de seus terminais são vitais para o presente e para o futuro de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento e a economia dependem dessas obras,”
    Sempre tem uma, ou mais obras “salvadoras” para a “combalida” economia pampeana. A montadora, a BR-101, a GM, a Ford.
    Claro que é uma obra importante, mas dizer que vai ser a “salvação da lavoura” ?!?!

    Esses dias, O Sr.Nelson Sbabo (CIC Caxias) disse:” Somente Caxias tem um potencial de 3 milhões de toneladas de carga por ano – destaca.” matéria aqui: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/01/quero-queros-sao-os-principais-frequentadores-de-aeroporto-em-vacaria-4022276.html

    Três (3) milhões de toneladas por ano !! Bom, se ele está falando de carga aérea, esses números transformariam o Vila Oliva International Cargo Airport, no 4º maior terminal de cargas do mundo, perdendo apenas para Hong Kong, Memphis e Shangai. E ficando a frente de Frankfurt, Incheon, Paris, Dubai, Tokio, Nova Iorque, Los Angeles, Anchorage e outros menos votados!!!!!!!

    Curtir

  2. Gilberto, que tal um post sobre a situacao deste pobre brigadiano agredido pelos marginais quando do protesto do tatu-bola? http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2013/03/soldado-ferido-durante-protesto-apresenta-doenca-neurologica-4071247.html

    Curtir

    • Segundo os médicos o problema dele é auto-imune. Mas normal que a mídia “neutra” da ZH vai tentar associar ao tatugate (começando pelo título da matéria).

      Curtir

      • Sempre tentando justificar o que a turma faz… normal. O brigadiano tomou uma pedrada naquela manifestacao. Fato. Se a pedrada desencadeou ou nao a doenca e’ outra historia.

        Curtir

        • Ok, os médicos devem estar enganados. Assim como a polícia está errada quando diz que o tatu não foi danificado e que policiais agiram de maneira violenta no evento.

          Curtir

        • Mais uma coisa, não estou “justificando” ninguém. Logo que saiu a notícia eu fui crítico aos manifestantes. Mas depois que que tudo foi apurado, mudei de opinião. Podes ver meus comentários na época lá no sul21 se quiser.

          Curtir

      • A manchete é tremendamente tendenciosa, apesar de toda explicação médica que diz que a doença era pré-existente, que nunca se viu desenvolver este tipo de doença devido a traumatismos cranianos e daí por diante.
        .
        A única coisa que posso concluir da reportagem é que talvez se o brigadiano não tivesse levado a pedrada na cabeça, não teriam todo o interesse que estão tendo com ele, e a doença só seria diagnosticada quando estivesse em fase mais adiantada. Em resumo, se a pedrada influenciou em algo, foi mais para o lado positivo do que para o negativo.

        Curtir

  3. que começem as obras da ampliação da pista e do terminal de passageiros, vamoooo

    Curtir

  4. Esse papo de ampliação da pista e do terminal é antigo…O que está sendo feito efetivamente? Até agora só ouvi repetição de discurso…Pronto antes da Copa? Duvido.

    Curtir

  5. É isso ae

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: