Serviço de radiotáxi em Porto Alegre custará R$ 1,95 a partir de abril

Alternativa a usuários é verificar, antes da contratação, se chamada é por rádio

taxi-porto-alergreAté abril, o serviço de radiotáxi passará a ser taxado em R$ 1,95 a cada chamada. O alerta é da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que afirma existir lei desde 1976 que prevê o custo de chamada por radiotáxi. A lei foi modificada em 1986 e não era cobrada pelas empresas de telechamada. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, explica que a lei determina a obrigatoriedade da cobrança. O pedido de cumprimento da lei foi feito pelo Sindicato dos Taxistas da Capital (Sintáxi) à Justiça.

O presidente do Sintáxi, Luiz Borges Nozari, afirma que os taxistas estavam sendo cobrados pelas empresas de radiotáxi e que elas não repassavam o custo da chamada para os passageiros. “O valor é estabelecido pelo poder público. O taxista só cumpre a lei, por isso não ficará com a imagem arranhada junto à população. O que não pode acontecer é o taxista pagar do seu bolso pelo serviço. Se as radiotáxis querem dar desconto, deve tirar do dinheiro delas”, sugere.

Cappellari explica que a alternativa para o usuário que não deseja pagar a taxa é saber, antes de contratar, se o serviço é chamado por rádio. Segundo a EPTC, há quatro centrais de radiotáxi em Porto Alegre.

****** Vale ressaltar que os táxis que atuam em ponto fixo e são chamados por telefone não podem cobrar pela chamada. A cobrança recai somente no serviço de teletáxi.

Além disso, os táxis da Capital só terão aumento na bandeirada no final de abril, de acordo com o Sintáxi, e o índice deverá ser o do IGP-M, atualmente em 8,2866%. Nozari alega que o sindicato chegou a pedir reajuste especial por conta do aumento da gasolina, mas como o índice não ultrapassou o da inflação, isso não pôde ser repassado ao usuário. “Nós aguardamos completar um ano do último reajuste, que aconteceu em 30 de abril de 2012. Estamos com 3.920 carros ativos e buscamos recuperar os outros 80 que estão inativos. Hoje, transportamos 200 mil pessoas por dia. A nossa tarifa está defasada e é a 18ª do país. Dos nossos 3.920 carros, apenas 13 não têm ar-condicionado. Nosso maior problema é a mobilidade urbana”, considera Nozari.

O gerente executivo da Associação de Transportadores de Passageiros por Lotação em Porto Alegre (ATL), Rogério Lago, está aguardando o aumento da passagem de ônibus para saber qual será o novo valor dos lotações. “O aumento da passagem sempre impacta, mas logo em seguida volta ao normal. Nosso movimento é relativo ao dos ônibus. Usamos o mesmo combustível que eles, mas não quero entrar nessa briga do aumento de passagem dos coletivos. O que nos tira passageiro é o aumento no uso de carros e motos e não o valor da passagem”, garante.

Correio do Povo

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O péssimo e congestionado serviço agora mais caro !



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15 respostas

  1. Taxi em Porto Alegre cobra tudo, sacolas de supermercado, transporte de animais (gato), não são todos os motoristas que cobram mas sempre tem os espertos. Uma corrida do Bourbon Ipiranga até minha casa custa R$ 7,00, estes dias um motorista me cobrou mais R$ 3,00 porque eu levava sacolas.(que ele nem ajudou a descarregar) Acharam barato mas não é, porque uma corrida do Iguatemi até a minha casa custa R$ 14,00 e comparando a diferença é enorme….

  2. por esse serviço em sua grande maioria péssimo, não vale mesmo pagar! taxista que não conhece as ruas e roteiros não tem a mínima condição de trabalhar na função! por experiência de quem mais de uma vez passou por situação assim, inclusive tentando explicar melhores (mais baratas e rápidas) rotas.. semana passada ainda peguei um desses ali estacionados na frente da puc e o cara vinha pela rua escarrando pela janela, um carro num fedor só de cigarro e ele andando a 90km/h na ipiranga e na silva só/goethe.. só me arrependi de não ter descido do carro na hora que veio aquele fedor todo. pra putaqpariu com esse servicinho que oferecem, com esses Classic se desmanchando que circulam na rua!… e mesmo ligando pro 118 da eptc pra registrar reclamação, nada, abosulatamente nada acontece.

  3. Imagina aqueles que moram ou se encontram em bairros afastados da área central de POA, onde não há pontos de táxi próximos a suas casas, locais de trabalho ou seja onde estiver. Vai ter de pagar uma taxa de chamada (variável conforme a distância? Isso ainda não está bem esclarecido), além, é claro, do valor da corrida.
    Eu sei que há notadamente menos demanda por táxi no Belém Novo, Lageado, Lami ou nas Ilhas do que no restante da cidade. Mas há situações em que cidadãos dessas localidades possam precisar de táxi, como por exemplo: voltar de bailões à noite, depois de fazer compras grandes em supermercado e não ter carro, transportar pessoas com doenças graves a um hospital, e outros casos em que depender do ônibus – que já é escasso nesses bairros – se torna inviável.
    Quanto à 18ª tarifa do país, o sindicalista deve estar se referindo somente às CAPITAIS.

    Já que se tocou também no assunto lotações, ainda tenho esperança de que o impasse judicial envolvendo as linhas Restinga e Belém Novo seja resolvido ainda neste ano de 2013 e não se torne mais uma “lenda urbana”, assim como a implementação do cartão TRI nos veículos.

  4. O próximo passo é cobrar o ar que respiramos nas ruas de Porto Alegre.

    Eu prefiro ficar na rua esperando que pagar esta taxa, até porque geralmente passa um táxi vazio antes daquele que chamei pelo teletáxi.

    Entrando no mérito da qualidade do serviço, já presenciei motorista com bafo de canha e “getting high” após tacar fogo na bomba.

  5. E quem paga taxa quando os clientes não conseguem taxi ? O sindicato ou a prefeitura ?

  6. Se há um serviço e benefício ao cliente deve haver um pagamento.

    • Na verdade há benefício para os dois pois o taxista não precisa ficar andando a passo de tartaruga olhando para os lados procurando cliente e ao passar o rádio e não houver ninguém no ponto os outros ouvem e se candidata Aquele que tiver mais próximo.

  7. Só comecei a ter problema com radiotaxi de um ano pra cá. Antes eles sempre vinham em 5 ou 10 minutos. Hoje, chegam a demorar 40 minutos. Pra quem só solicita o serviço em situações de urgência (meu caso), isso é péssimo. Isso que atraso não é nada perto da péssima educação dos motoristas (em geral!!).

  8. O servico e’ bom. O transito engarrafado e’ outra historia, foge ‘a competencia dos taxistas.

  9. Guilherme, agendei um táxi para o dia seguinte há pouco tempo, tinha que ir de madrugada para o aeroporto. Mas lamentável ter uma lei obrigando taxa até para isso.

  10. Só pergunto o seguinte. Quando chamado o táxi e cobrada a tarifa, eles se responsabilizarão pelo tempo de espera?

  11. Lamentavel.

    Não da nem pra agendar taxi, tentei esses dias e falaram que só ligando 20 minutos antes pra ver se tem como….

    ¬¬

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