Um ciclista é atropelado a cada 31 horas em Porto Alegre

ciclista01

 

ciclista03

 

ciclista02

 

ciclista04

 

Jornal Metro – Porto Alegre



Categorias:Bicicleta, Ciclofaixas, ciclovias, Violência no trânsito

Tags:, , , ,

26 respostas

  1. “Mas ciclista também atropela pedestre” não é argumento, é uma frase solta de quem tenta insinuar que “ah, mas nós não somos os únicos que atropelamos”. Todos sabem que um pedestre morrer por uma bicicleta é um evento tão raro que não sei nem se existe espaço amostral para estatística. Normalmente, essas colisões ocorrem porque o ciclista já esta na calçada em função do risco de se pedalar com os carros. Aliás, a maior parte das infrações feitas pelos ciclistas é para tentar se proteger. É ridículo chamar ciclista de “imprudente” por pedalar na calçada ou mesmo contra mão, pois imprudentes são os que pedalam conforme o código de trânsito e deixam suas vidas na mão dos “prudentes” ao volante.

    Curtir

  2. Ciclista ou não,é duro viver na cidade feita para os veículos motorizados passarem.

    Curtir

    • Sempre ha’ a opcao de ir morar em algum sitio ou fazenda no Interior, onde nao haja asfalto nem uso de veiculos motorizados. Tirando os presidiarios, ninguem e’ obrigado a morar na cidade.

      Curtir

      • O Ricardo é do tempo do “Brasil: ame-o ou deixe-o”. Conservadorismo ao extremo. Tentar melhorar a cidade não é uma possibilidade, ou aceitamos ela como ela é hoje, ou nos mudamos pro meio do campo.

        Curtir

  3. Como se os ciclistas não atropelassem também. Que piada.
    Motoristas e ciclistas: um se acha mais dono do trânsito que o outro.

    Curtir

  4. Os cliclistas das fotos tambem estao agindo mal, estando andando por tudo que eh faixa no meio dos carros.

    Nao eh porque muitos motoristas de carro sao MONSTROristas, e os ciclistas a parte mais vulneravel, que isso abolve os segundos de cometer infracoes e depois serem vitimas com isencao automatica de qualquer culpa. Parecem aquelas atitudes de quem esta procurando confronto. Eh uma pena que gostem tanto da tatica da provocacao em Porto Alegre. Essa nao eh a tatica mais eficiente pra nada.

    Curtir

    • Georgeano,
      É perfeitamente legal para um ciclista realizar ultrapassagem pela esquerda dos carros, se ele se desloca mais rápido que eles, o que freqüentemente é o caso.

      Curtir

    • Na primeira foto o ciclista ta na pista da esquerda indo pra direita. Note que mesmo o cara tendo espelho na esquerda (no caso da foto a bike não tem) o espelho não serve para nada, teve que olhar para tras pra ver se tem carro. A foto não mostra, mas possivelmente a velocidade dos carros é bem baixa pro cara fazer isso. É muito mais facil e seguro o ciclista ir da direita para esquerda. Não existe proibição muito menos infração para isso. Bem pouco provável que um ciclista queira sair da direita, atravessar 3 vias de trafego e depois voltar. Incrivelmente tem bem poucos os suicidas.

      Na segunda foto, so pelos pedestres atravessando em frente dos carros, demonstra que os carros estão parados. O CTB tb não proíbe ultrapassar carro parado.

      O CTB proibe:

      – Andar na contramão;
      – Andar na calçada (a menos que a prefeitura libere)
      – Art 244:
      – fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda;
      – sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras;
      – transportando carga incompatível com suas especificações

      Resumindo, se o ciclista estiver na pista, na prática dificilmente será o responsável.

      Curtir

  5. Meu Deus. Cada coisa que leio aqui que fico apavorado !
    Pessoal leiam a legislação brasileira de trânsito antes de falarem asneiras.

    Curtir

    • A própria reportagem tem vários furos.

      O principal que não se fala em atropelamento. Automovel e bicicleta são veículos. Logo no mínimo tem que se falar que foi acidente.

      EM POA somente tem ciclovia a da Ipiranga, da Restinga (aquela de cima da calçada onde morreu o jovem mes passado), e talvez o do Barra. O resto é tudo ciclofaixa.

      Curtir

  6. Gilberto
    Acho que vale a pena colocar como notícia para acompanhar
    http://www1.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=206353

    Curtir

  7. Tem muito ciclista atropelando pedestre também!

    A sociedade está doente, pois cada um acha que tem mais razão do que os outros.

    É motorista saindo das garagens “voando” achando que calçada é rua.
    É motoboy andando em cima das calçadas.
    É ciclista fazendo manobras radicais também nas calçadas.
    E os pedestres, são inocentes? Não…pois também não sabem utilizar a faixa de segurança ou semáforos para atravessar as avenidas…adoram se meter no meio do trânsito intenso e colocar em risco sua vida e culpar os motoristas…

    Mundo cão!

    Curtir

    • Nem me fale, ja fui atropelado por ciclista, e varias vezes quase… ja contei aqui no blog..
      haha

      Eu repito isso direto, eu como pedestre ja quase fui atropelado por carros saindo de garagem, geralmente eu deixo eles sairem, pois como motorista, sei que em algumas situações é ruim de ver e sair.

      Mas eu tambem cuido quando vou sair da garagem do meu trabalho, tem quem sai correndo, eu vou até o final da rampa, freio e saio com calma, não tem como ver se vem gente, então tomo todo cuidado.

      Ja vi moto andando na ciclovia aqui do centro

      Ja vi onibus empurrando ciclista pra poder parar na parada

      Ja vi ciclista se meter na frente de onibus e quase ser atropelado

      Ja vi carro se meter na frente de onibus e quase causar um acidente…

      Ja vi de tudo…

      Curtir

    • Agradeço pela preocupação…

      Pode ser meso, mas não gosto de tratamentos psicologicos, quando eu morrer, aviso meus pais para mandar um recado aqui pro blog, acho que vai ser uma alegria pra muitos o anuncio da minha morte.

      Curtir

      • Viu, já estas falando na perceptiva de suicida! Vê se te endireita rapaz, a vida é bela.

        Curtir

  8. Esses dias na Ipiranga, tinha um casal de ciclistas andando faixa da direita, estavam bem de boa na deles.

    Eu tava na mesma faixa, a primeira coisa que me chamou a atenção, é que todos os carros que estavam na minha frente deram o pisca e foram para a outra faixa para ultrapassar eles, dando uma boa distancia…. até fiquei olhando, estranhei, parecia bom de mais pra ser verdade.

    haha

    Mas indo pra aula essa semana, um carro parou na faixa de segurança, um pedestre avisou o azulzinho e o azulzinho disse que tava tranquilo, o pedestre ficou indignado, disse que tava atrapalhando pra atravessar, então começaram a discutir….

    As vezes parece que vai ficar bom, mas do nada parece que o povo esquece de tudo e volta ao que era…

    Curtir

    • Já notei que quando se está em comboio os motoristas respeitam mais, eu ando sozinho quase sempre e tem na maioria das vezes tenho que lidar com um “entendido” buzinando para eu sair da frente ou tirando fino.

      Mas é fato que tem muito ciclista ananá que anda na contramão.

      Curtir

      • Isso tambem, esses dias vi um a milhão na Borges na contra mão, uma lotação quase fez o estrago.

        Pessoal precisa ter noção, as duas partes.

        Curtir

      • Como também tem muito ciclista “entendido” se achando o dono das vias específicas para veículos automotores. Depois não sabem porquê são atropelados. Lugar de ciclista é na ciclovia.

        Curtir

      • Carlos,

        No Codigo de Transito Brasileiro (CTB):

        Art 1: Transito são os automoveis, pedestres, ciclistas….

        Via rápida na cidade é o único lugar que ciclista/pedestre não pode transitar. Quem é de POA sabe que a única av. de transito rápido é a Castelo Branco (até a ponte).

        Art 58: “Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.”

        Resumindo, quando tem ciclovia a bicicleta tem que transitar quando for possível, nas outras ruas (99,99%) é na própria rua (ou acostamento caso tenha).

        E tem tb artigo que diz que a preferência na rua é do ciclista.

        Sugiro que antes de falar bobagem (ou escrever algo que no futuro possa ir contra ti), de uma pesquisa caso não seja motorista. Pq se for motorista não tem desculpa de não saber (pq fez o curso e a prova para retirar a carteira).

        Curtir

      • Segundo esse artigo mencionado por ti Leandro, posso mandar os ciclistas que circulam fora da ciclovia na Ipiranga e Diário então andar no seu devido lugar.

        Art 58: “Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento

        Curtir

      • Adriano,

        No art 58 tem a frase “ou quando não for possível a utilização destes”. Isto torna totalmente subjetivo. O quer dizer quando não for possivel a utilização ?

        – Pode passar por cima de pedestre na ciclovia ? claro que não! então é possivel utilização da ciclovia ?

        – Quem anda rapido é possivel a utilização da ciclovia ? acho que não.

        – Quem usa pra mobilidade urbana é possível ficar parado mais tempo no sinal do que pedalando ?

        E o plano cicloviário de POA tem um artigo que obriga somente os ciclistas profissionais a utilizarem a ciclovia (os amadores – ou seja 99,99% – podem utilizar a rua).

        Obviamente quem tem que acessar alguma coisa que esteja fora da ciclovia da Ipiranga (como algum comercio, ou até mesmo rua lateral) obviamente pode utilizar a rua (pq na calçada que nao vai poder chegar).

        E não tem nenhuma outra multa pra quem trafega fora da ciclovia.

        E na Diario tem placa vertical liberando a bicicleta na rua (neste ponto a EPTC facilita).

        Curtir

      • “Depois não sabem porquê são atropelados. ” – típica frase de quem fica dando fininho nos outros no trânsito. Aliás, uma vez eu estava descendo a Campos Velho em um domingo (sim, ela fica vazia em domingos) e um senhor largou essa pérola quando passou raspando por mim. Só deu tempo de eu perguntar se ele queria matar alguém ou o que.

        Eu devia usar a ciclovia da Campos Velho também ou andar na calçada, Carlos?

        Curtir

      • Esse leandro leite é piadista ne?

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: