EPTC já retirou 145 cartões por mau uso nos ônibus

Acompanhamento da utilização dos cartões é realizado diariamente  Foto: Guilherme Santos/PMPA

Acompanhamento da utilização dos cartões é realizado diariamente Foto: Guilherme Santos/PMPA

Um verdadeiro pente-fino está sendo realizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) contra o mau uso de cartões TRI no transporte coletivo da Capital. Nos últimos 90 dias, até o momento, 145 cartões, envolvidos nos chamados “esquemas de aluguel”, foram retirados de circulação. De acordo com monitoramento realizado, um único cartão foi utilizado até 300 vezes em apenas um mês. Dos 145 cartões, 81% fazem parte da categoria “isenções”. Atualmente, de cada 100 passageiros dentro de um ônibus, 33 não pagam tarifa.

O acompanhamento da utilização dos cartões no sistema de ônibus é realizado diariamente pela EPTC. Os dados são filtrados e cruzados com as atividades dos operadores de cada ônibus. No caso de irregularidades no uso das isenções (idosos, deficientes, etc), pode haver a cassação do benefício. Se for mau uso do TRI, o dono do cartão é chamado pela EPTC, para conferir se houve algum furto, extravio do cartão, e, se constatada a irregularidade, é aberto um processo, encaminhado ao Ministério Público, com a possibilidade de apontamento do estelionato.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que este pente-fino no uso dos cartões busca preservar a integridade do sistema, garantindo uma maior segurança para os próprios usuários: “Este tipo de ação, uma fraude, sobrecarrega o sistema, pesa na tarifa, prejudicando a grande maioria dos usuários do transporte coletivo. Continuamos atentos para coibir estas atividades irregulares”.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

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25 respostas

  1. O que vocês comentam sobre idosos sim e que é crime. acusar uma pessoa que só quer viver seus últimos anos em paz de maneira democrática, junto ao povo jovem e de meia idade. porque essa difamação? quem vocês querem beneficiar? porque esse preconceito?.

  2. eu pensava que esse tipo de verificação era periódica.
    agora sim os argumentos para aumentar a tarifa enfraquecem-se mais ainda, visto que os dados “alarmantes” divulgados pela propria EPTC nao se sustentam, com a evidencia de fraude no uso de muitos cartões.

  3. Um outro lado da questão é que com os cartões quando algum trabalhador não pega o ônibus todos os dias, as suas passagens vão acumulando e as empresas são obrigadas a recarregar o cartão do funcionário todo mês, sem nenhum desconto pela escala (em vários outros países quanto mais passagens tu compra, maior é o desconto). Com isso vejo bastante gente com mais de R$ 300,00 de saldo e que provavelmente vai acumular cada vez mais e nunca será gasto, um dinheiro que somado deve ser uma fortuna e que as empresas de ônibus tão embolsando. Antigamente na época da fichinha não ocorria, pois era mais fácil o comércio, mesmo que irregular.

    • MIguel, com certeza a “planilha” não aponta esse ganho financeiro decorrente de cobrar um serviço muito antes de ele ser prestado …
      O pior é que induzem ‘a acumulação de créditos. Por que o tal TRI não informa o valor real de créditos quando se passa na roleta ? Parece que o máximo q aparece é algo em torno de R$ 300,00 ..

  4. Ali no Terminal Parobé, ao lado do Mercado, tem um cadeirante que oferece cartões ao preço de R$2,00. Ele fica ali na moita, do lado das portas dos ônibus oferecendo as passagens e aguarda o pessoal devolver pela janela. Acho que o cara tem pelo menos uns 10 cartões e não são do tipo de gratuidade, pois possuem saldo ao passarem pela catraca.

  5. Só acho que a EPTC fazendo esse pente fino está tirando o trabalho do cobrador, afinal seria o cobrador responsável por deixar passar somente o estudante (com o rosto igual a foto da carteirinha), o idoso conferindo a data de nascimento, os oficiais de justiça com devida credencial… Se a EPTC se responsabilizar pela fiscalização, que sejam contratados pela EPTC para esse trabalho. Isso permitiria a redução nas tarifas.

  6. Só pra confirmar que cobrador – e as vezes até o motorista – serve pra nada…

    … ano passado fui pra fila do Cohab no centro às 19h. Observei a seguinte movimentação: um cidadão tinha uma carteirinha de VT e vendia a passagem a R$2 pela fila e, obviamente, tinha gente que comprava.

    A pessoa entrava no ônibus, passava a catraca e DEVOLVIA A CARTEIRINHA PELA JANELA DO COBRADOR! E eu vi isso QUATRO vezes.

    Quando eu entrei chamei a atenção dele: “tu não tá vendo o que essas pessoas tão fazendo?” e ele “ah mas é ali fora, não tenho que fazer nada” e eu rebati “meu velho, ele tá lesando a empresa que tu trabalha” e ele? Deu de ombros.

    O espertinho quando viu que eu chamei atenção desapareceu num passe de mágica.

    Aí tentando ser uma uma boa cidadã cheguei em casa e liguei pra EPTC; dei o nº e horário do ônibus, expliquei a situação e coisa e tal e a dona me responde “ah mas a gente não pode fazer nada, isso é com a BM ” então vai lá a Bianca e liga pra BM “ah mas não teve flagra não podemos fazer nada”.

    Fora que, tanto EPTC quanto a BM, diziam que eu estava caluniando o cara que a carteirinha poderia ser dele e que EU poderia me prejudicar falando sem provas!!!!!!!!!!!!

    Só gastei telefone e saliva pra ainda ficar indignada.

    • Barbaridade!!
      Não comento a algum tempo no blog, mas não pude deixar essa passar em branco, pois INFELIZMENTE utilizo transporte público, questão é que não sei de onde tiraram esses números! eu costumo ficar (em pé como sempre) logo que passo a roleta e na boa, dúvido que 70% paguem a passagem integral! é só parar e conferir, eu fico de olho, é tudo isento, me pergunto como essa gente toda consegue os cartões, deve ser simples, porque não é possível! Sem falar nos malandros que simplismente ficam na frente e descem pela porta dianteira. Enfim ta tudo errado, TUDO.

    • Bom dia! isso não é verdade, na catraca só passa uma vez a carteirinha isenta, só depois de meia hora tu pode passar pela mesma roleta de novo. você deve ser funcionária da EPTC para fazer esse tipo de acusação.

  7. SACANEANDO OS IDOSOS
    Quando vereador protocolei uma série de denúncias envolvendo desvios de condutas de cobradores que agiam de má fé. Os relatos chegavam ao nosso gabinete quase que diariamente. Passageiros atentos, que ao passar pela roleta e realizar o pagamento com dinheiro, eram surpreendidos por cobradores que utilizavam o cartão de idoso ou de não pagante e embolsavam a quantia da viagem.
    Pois tem que dar combate a isto, pois é uma sacanagem com os idosos.

    • Bom dia! realmente é isso, sacanagem com os velhos (idosos) os empresários estão envolvidos, Idosos tem vergonha na cara e jamais falsificariam documento conforme alegação EPTC. idosos acima de 65 anos eles querem que fiquem na frente do ônibus, causando tumulto e bloqueando a catraca evitando quem paga de passar.

  8. Ao que parece a EPTC faz um trabalho paralelo a fim de demonstrar que os Empresários estariam no prejuízo, chama a atenção que este pente fino estaria só sendo realizado neste momento, em outros nada se viu falar sobre isso.

    Quantos estudantes possuem meia passagem, quanto idosos possuem carteiras, quantos carteiros não pagam passagem, PMS fardados, Oficiais de Justiça, Trabalhadores ligados as Empresas de Ônibus, Portadores de Necessidades Especiais, enfim, qual é o número de isenções.

    A partir daí podemos começar a discutir.

    As Planilhas de Custos das Empresas, quando estarão disponíveis com todos os itens que fazem parte do custo da passagem.

    Falta transparência, mas como o aumento será realizado em conjunto com o Tribunal de Contas, vamos ter acesso as Planilhas de Custos???????

    • Bom dia! concordo com o que está escrito por ti, na real é isso mesmo, empresários querendo tirar de circulação os idosos. não tem como falsificar carteirinhas nem vender a outro porque só pode passar uma vez na roleta a cada meia hora.. e as isenções não pertencem só à idosos.

  9. Qual é a função do cobrador? Se todo cartão com foto fosse entregue ao cobrador para o passe no leitor, haveria uma autentificação e vadidação rigososa de todo passe contra roubos e estelionatos. Simples questão de administração pública de recursos e tecnologia.

    • Josesperb Os gratuítos e estudantes precisam que o cobrador autorize a aproximação do cartão à máquina, justamente para que essa “conferência” fosse feita. Os demais cartões – leia-se os pagantes – não precisam do cobrador, basta aproximar o cartão da máquina. Mas nem a EPTC (Prefeitura), nem as empresas estão muito preocupadas com os isentos, joga na planilha e aumenta a passagem para os pagos com o aval da Prefeitura.
      Para ver como não estou exagerando cuidem essa frase que consta apenas na matéria da ZH e não no site da Prefeitura:
      “Este pente-fino será realizado pela EPTC até abril, com a possibilidade de ser prorrogado caso mais fraudes sejam identificadas.”
      Ou seja, algo que em qualquer empresa medíocre é chamado de prevenção à perdas e adotado todos os dias, aqui em POA vai ser por 2 meses e é chamado de “pente-fino”.

      • Em qualquer país Europeu, de uma hora para outro entram os fiscais e verificam se as pessoas tem seus passes ou se obliteraram as passagens.
        Não precisa campanha nenhuma, é um fato corriqueiro que causa uma multa de muitas vezes o preço da passagem.
        .
        Isto é algo corrente que não precisa nenhuma campanha, me parece mesmo que realmente há um interesse de inflar o número de “isentos” para poder subir a passagem.

        • Tens razão Rogerio, acho que uma fiscalização por parte dos cobradores deveria ser realizada, pois essa função dos cobradores atualmente está sendo muito mau realizada. É piada mesmo fazer um pente-fino sazonal, essa prática deve ser constante, como qualquer empresa séria realiza.

          O exemplo europeu funciona muito bem, e para ser aplicado na nossa realidade requer uma mudança na forma de compra dos cartões TRI de estudante. Em vez de colocar mensalmente créditos e passar na máquina, os estudantes lá adquirem cartões com foto com validade impressa (mensais, semestrais ou anuais), sendo que o fiscal irá conferir a validade e a foto ao passar dentro do ônibus, e o estudante poderá utilizar o vale por quantas vezes precisar dentro da validade. O mesmo poderia ser feito para os idosos e deficientes, conferência por foto, evitando estas práticas de mau fé.

  10. É assim que tem que ser! Muito bom!

    E veja que isso só está acontecendo porque barrou-se o aumento da tarifa dos ônibus, daí eles procuram pontos de desperdício de dinheiro. Tenho certeza que se apertasse mais ainda, colocariam ônibus elétricos e até haveriam mais ônibus para atrair mais passageiros.

  11. Ótima iniciativa, mas ainda são poucos comparado ao que a gente vê andando de ônibus.

  12. Muito bom.

    Mas ainda precisa obrigar os idosos a passarem pela roleta, tem muita coisa porae..

    E ando vendo gente se aproveitando que tem idoso por perto pra furar a fila, antes de tudo, idoso não deveria furar a fila, ja que tem lugarzinho especial no bus, pior ainda é dar arrego pra gente nova com muita saude (e que saude, era beem atraente uma das moças)…

  13. E o pente-fino na planilha ?

  14. GOEBELLS PRESS :

    145 Cartões : 90 dias = 1, 5 cartão /dia .

  15. E que assim continue.

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