Esta foto foi tirada por mim há poucos anos atrás, e mostra a densidade da vegetação no principal parque da cidade.
Veja esta outra imagem, do Google:
Como parte da contrapartida da prefeitura pela remoção de mais de 100 árvores da Av. João Goulart e também de outros pontos da cidade, serão plantadas cerca de 80 árvores na Redenção.
Será que há a necessidade de se plantar mais árvores neste parque ? Ou será que a necessidade seria a de qualificar os recantos existentes, qualificar os passeios, plantar flores, qualificar os monumentos, e muitas outras tarefas que poderiam ser executadas nele.
Aberto o debate.
O que vocês acham?
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Paisagismo, Parques da Cidade
Precisa podar de vez em quando as que já tem.
CurtirCurtir
Árvores nunca são demais em lugar nenhum.
Convenhamos que árvores na Dr. Flores é um pouco de exagero, jamais cresceriam…muito menos na rua da Praia.
Concordo que a Borges deveria ser muito mais arborizada como já foi no passado.
Quem vai cuidar para que sobrevivam nesta cidade de vândalos….
A empresa terceirizada que faz o plantio, vem planta e nunca mais volta ao local, eu sei porque ando pelas ruas amarrando árvores, ajeitando os tutores, a maioria morre quebrada e seca….quem se importa….ninguém…falar, falar, falar é fácil…..
…
CurtirCurtir
Na Redenção serão demais sim Juliana. Até por questão de segurança. Matos no meio da cidade não são recomendados. Viram esconderijo de assaltantes, estupradores, etc… imagina tu passando perto de um destes matos na redenção… vítima certa.
CurtirCurtir
Em parques, ruas, avenidas pode ocorrer excesso sim… Agora se houvesse uma espécie de reserva ecológica em algum lugar, daí sim.
CurtirCurtir
Juliana, Dr Flores sim, Rua da Praia (como em Curitiba) sim. Não precisam ser árvores enormes, podem ser pequenas. Ou com copas bem levantadas.
E a Redenção está na sua maioria uma mata selvagem fechada, sem a penetração de sol, sem grama, barrenta com qualquer chuva. Precisamos de mais espaços abertos, menos galhos, mais flores.
CurtirCurtir
Muito legal Marcelo! Você me fez pensar uma coisa. No centro, que não há fios, é que poderia ter um monte de árvores, pois não atrapalharia nada e demandaria menos manutenção. Mas é o contrário.
CurtirCurtir
Precisamos de MENOS árvores na Redenção. E ÁRVORES na Dr Flores, Rua da Praia, Riachuelo, Borges, José do Patrocínio, enfim, DEZENAS de ruas sem árvores e eles vão jogar displicentemente árvores de tudo que espécie no mato da Redenção?
CurtirCurtir
A redenção não precisa de mais arvores ,acho que ja tem até demais.oque ela precisa eh de uma repaginada pois esta bem mal conservada,uma pena pois é um dos lugares mais legais e nossa cidade.
CurtirCurtir
Toca na Ipiranga, Assis Brasil, algumas, bem poucas no centro, 24 de outubro ta precisando, na terceira perimetral tambem iria cair bem, Benjamin.
Na Cristovão e na Bento eu vi que plantaram varias…
CurtirCurtir
Falar em terceira perimetral, não sei por que, mas as árvores da terceira perimetral estão há anos com o mesmo tamanho. Vai ver nem tem espaço para se desenvolver… vai ver é tudo concreto com uma camadinha de terra em cima.
CurtirCurtir
Ate notei uma diferença, lembro bem delas pequenas, que qualquer vento ja quebrava…
Agora estão maiores.
Vai demorar tempo para tomarem “corpo”.
CurtirCurtir
Eu acredito que na prefeitura pensam com seu cofrinho .
CurtirCurtir
Completamente sem sentido plantar mais árvores na redenção. Acho que o Adeli poderia usar o novo programa para debater este tema com a pessoa que determinou os locais aonde seriam feitas as tais compensações ambientais. Tenho muita curiosidade para entender o raciocínio desta criatura. Ou quem sabe entrevistar o prefeito sobre este tema.
Queremos árvores, não matagal !
CurtirCurtir
O Parque não precisa de mais arvores.
Poderiam colocar no Humaitá/Navegantes, mais exatamente na Rua Voluntários da Pátria. As mesmas dariam uma quebrada no visual da freeway e o sombramento ajudaria amenizar o CO2 liberado pelos automóveis.
Os moradores desse lado Humaitá/Navegantes sofrem no verão.
CurtirCurtir
É isso que me refiro.
Isso aqui é um mato fechado, sombriu com árvores baixas
http://goo.gl/maps/OFrfa
O certo são poucas árvores e árvores altas
http://goo.gl/maps/XyuTS
CurtirCurtir
Exato.
CurtirCurtir
Longa Vida ao Mato! Temos a Rua Gonçalo de Carvalho, dita como a mais bela! Cimento, tijolo, concreto, ‘nunca’ serão belos, porque são… “coisas” Árvores são Seres!
CurtirCurtir
Fonte: Um blogger portugues.
CurtirCurtir
Perfeito exemplo, Pablo. Árvores mais altas permitem passagem do sol, conservando a grama verde.
CurtirCurtir
Deveriam plantar na farrapos/assis br.
CurtirCurtir
A Farrapos e a Assis Brasil precisam de flores!É a única maneira de salvar as avenidas mais feias da cidade.
CurtirCurtir
Ricardo, as ruas de Porto Alegre precisam de árvores com flores. Pode-se fazer com sempre exista uma espécie de árvore florindo….pois elas não florescem todas juntas…
CurtirCurtir
Não interessa se já tem o suficiente, o que interessa é cumprir cota…
CurtirCurtir
Neste caso acredito que não deva ser plantado na Assis Brasil porque as obras do metrô vão começar por lá, o que certamente vai interferir em toda a avenida. Sendo assim se plantassem algo, teriam que retirar novamente.
CurtirCurtir