Ponte estaiada sobre Rio e Parque do Cocó e mirante
Um projeto muito interessante, que inclui ponte estaiada e mais um mirante dentro do Parque, com iluminação cênica, se constituindo em um novo ponto turístico na cidade de Fortaleza, previsto para estar totalmente pronto em 2019.
O projeto básico foi elaborado pela construtora Marquise e OAS sobre concepção de Ponte Estaiada sobre o Parque do Cocó (e rio de mesmo nome), interligando Centro de Eventos do Ceará à Cidade 2000, zona leste de Fortaleza e mirante.
Enquanto isso, em Porto Alegre, somente a Usina do Gasômetro possui iluminação cênica, bem simples por sinal, e muitos prédios importantes e históricos da cidade, como a Catedral Metropolitana e o Museu Iberê Camargo continuam na profunda escuridão.
Sem falar que projetos com pontes e viadutos estaiados continuam a ser rechaçados na cidade do não.
Este tipo de projeto jamais poderia sair em Porto Alegre por que a iluminação não iria deixar as corujas dormirem e iria prejudicar grandemente o meio ambiente.
Veja mais fotos do projeto:
Fonte: Skyscrapercity.com
Categorias:Arquitetura | Urbanismo
Essa Ponte só é bonita… leva o nada ao lugar nenhum… fora isso não possui ciclovia e agredirá o parque do cocó de forma irreversível. Se não existissem outras maneiras de escoar o transito e melhorar a mobilidade urbana da cidade, ela seria uma boa opção… como existem outros muitas maneiras, como aumento da frota de ônibus, tuneis subterrâneos, além de faixas exclusivas e rodizio de carros, a Pònte é só mais um dos caprichos megalomaníacos dos Ferreiras Gomes, atrasados e presos no tempo das grandes obras e pequenas ações.
CurtirCurtir
Acorda rapaz! Ninguem desenvolveu mais o estado do que o odiado governo dos Ferreira Gomes! Todos tem raiva deles porque eles nao pedem permissão pra faxer o que é necessário. Permissão pra que? Se o confiamos o governo, pois que decidam o que é melhor. Ninguém investiu tanto em mobilidade urbana como esse governo estadual e municipal, que juntos, ja fizeram centenas de faixas exclusivas para ônibus e bicicletas. Implantaram mais de 50 estações publicas de bicicletas na cidade em menos de 3 meses. Fizeram mais de uma dezena de túneis. Implantaram bilhete unico de onibus que integra até mesmo com as bicicletas. Fizeram o maior projeto de viadutos que ha quinze anos nao saia do papel e fizeram em 6 meses funcionando. Entregaram o metro da lonha sul e da linha oeste q estava em obras infindas ha mais de 25 anos. Fizeram 8 aeroportos no estado. 2 metrôs no interior. Iniciaram a linha leste do metrô de fortaleza que é a décima maior obra do Brasil atualmente e o mais moderno tb. Lancaram e aprovaram a lei obrigando a todas as empresas de ônibus passarem a adquirir somente onibus com ar condicionado, fazendo con que todos os ônibus em Fortaleza tenham ar condicionado a daqui a quatro anos. issoétudo é so na mobilidade. Pq se eu for falar de todos os outro projetos feitos… nao sobrará espaco. E olha que eu nem sou fã deles e nem votei neles em primeiro turno. Porem, sei reconhecer o q foi feito.
CurtirCurtir
Pela foto acho que há uma reserva florestal ou um parque. Supondo que seja assim, este projeto está indo de encontro as tedências de iluminação, ou seja, ele já nasce errado, tamanha a poluição lumínica. Como as árvores/plantas vão fazer a fotossíntese? E os passáros vão migrar para onde?
CurtirCurtir
Acho que essas pessoas que são contra obras necessárias de mobilidade urbana como a Ponte Estaiada de Fortaleza, deveriam ir morar nas matas, mas, não podem fazer casinhas sobre as árvores pois prejudicam a ecologia. Devem assim, procurar cavernas ou cavar buracos com cuidado para não prejudicar os tatus. Boa sorte a esses tarzans deslocados e felicidade na vida conjugal com a Chita…
CurtirCurtir
E saber que vamos perder um mirante ate mais bonito que esse, ali em Esteio.
tsc tsc tsc
CurtirCurtir
O projeto é ótimo. Só que a cidade, sinceramente, não ajuda. Deve ser a pior das capitais do Nordeste junto com Salvador. Se você apenas passou alguns dias lá, não conta dizer que é o contrário, morei 4 anos nesse inferno.
CurtirCurtir
Bom mesmo deve ser a tua cidade…
Deve ter morado esse 4 anos na periferia e frequentando butiquim!
Somos uma das mais belas de um País que nunca nos respeitou!
Se não convive com todos os desafios que enfrentamos em Fortaleza, não tem o direito de falar mal de minha cidade!
Mesmo convivendo com problemas e o descaso do governo federal, temos muito orgulho de ser Nordestinos e Fortalezenses!
Seca aqui não é calamidade, não chega nem a ser notícia principal ou matéria em jornais nacionais; mas basta uma chuva e um tantinho de carros levados pelas águas no sul e sudeste, pra ter campanha na tv, jornalista no meio da lama pra passar a notícia mais importante da carreira, pra ter uma comoção nacional e o povo caridoso, geralmente artista, mandar ajuda humanitária… É uma distinção tão grande entre Nordestinos e o resto do País, que as vezes parece que o desejo nacional é que o Nordeste continue nessa situação, a final, a mão de obra mais barata é a mais necessitada!
Temos coisas a melhorar, como todas ainda ter! Ou a sua é perfeita !?
CurtirCurtir
Mirante magnífico!
CurtirCurtir
Concordo! Longe de ser La tour CN, mas muito bonito!
CurtirCurtir
Sem falar que o IAB-RS e a Agapan iriam pedir concurso publico e, no final, escolheriam o projeto mais sustentavel, com garrafas pet e troncos de eucalipto como guard-rail da ponte.
CurtirCurtir
Ação meritória, projetinhos medíocres.
Um concurso público certamente apresentaria propostas mais qualificadas, mas fazer o quê, preferem o QI. Comportamento terceiromundista.
CurtirCurtir
Exato, preferem qi, reclamam de quem reclama disso e a cidade fica com os projetos medíocres que temos.
CurtirCurtir
Em porto alegre haveriam pessoas subindo nas árvores, ciclistas protestando e necessidade de audiência pública para poder continuar a obra
CurtirCurtir
Nossa, que bonito!!! Possível ideia para a futura ponte do Guaíba também?? Não custa sonhar…
CurtirCurtir
Vou fazer parte dos do contra. Na boa, não entendo qualé que é dessa moda das pontes estaiadas e pior: dos viadutos estaiados.
Coloco ainda como destaque o fato de OAS/Marquise terem feito o PROJETO BÁSICO da obra, corroborando o que o Eng. Rogério Maestri vem falando aqui sobre a falta de capacidade técnica das prefeituras/estados para elaborar projetos. Provavelmente, o projeto já foi baseado na capacidade técnica das duas construtoras…
CurtirCurtir
Se abaixo do viaduto tive uma boa iluminação e se houver pequenas muretas (ou coisa parecida)* para se reduzir o ruído acho que ficará muito legal.
De qualquer forma isso mostra um certo respeito pelo parque.
* Não sei quantos de vocês já tiveram a oportunidade de ficar abaixo de um viaduto. É impressionante como o ruído dos automóveis se propagam muito pouco para baixo (o asfalto deve absorver). Então se houver qualquer anteparo nas laterais, acho que fica até bem silencioso abaixo do viaduto.
CurtirCurtir