Andamento de algumas obras em Porto Alegre (atualizado)

Viaduto da Júlio de Castilhos

Nada de mais por enquanto, a não ser um pilar subindo bem próximo da rodoviária (sem foto). Estão construindo placas de concreto  no local.

viaduto-julio (1)

viaduto-julio (2)

viaduto-julio (3)

viaduto-julio (4)

Hotel Laghetto Viverone Moinhos (5 estrelas)

Com obra visivelmente bem adiantada, atrás do casarão da Rua Dr. Valle.

hotel-viverone-moinhos (1)

hotel-viverone-moinhos (2)

hotel-viverone-moinhos (3)

Hotel Ibis Budget (na Av. Mauá e Júlio de Castilhos)

Já na sétima laje, está indo bem rápido

hotel-ibis-budget (2)

hotel-ibis-budget (1)

Hotel Intercity Premium Moinhos (m.grupo)

Localizado na Rua 24 de Outubro, está com obras muito adiantadas na estrutura, e terá 21 andares (incluindo o térreo) e não 16 como anteriormente anunciado.

hotel-mgrupo-intercity-24-outubro (1)

hotel-mgrupo-intercity-24-outubro (4)

hotel-mgrupo-intercity-24-outubro (3)

hotel-mgrupo-intercity-24-outubro (2)

Todas as fotos por Gilberto Simon, tiradas em 23 de março de 2013.

Durante a próxima semana, mais fotos.

____________________________

Mais duas fotos tiradas com celular agora há pouco:

Viaduto da Júlio de Castilhos: pilares sendo erguidos junto à rodoviária

viaduto-julio-(5)

Viaduto da Júlio de Castilhos: bate-estaca localizado na Júlio hoje pela manhã e pista fechada.

viaduto-julio-(6)



Categorias:Andamento de obras, Arquitetura | Urbanismo, COPA 2014, Obras da Copa 2014

Tags:, , , , , ,

36 respostas

  1. Acabei de ver esta página, dos futuros hotéis Intercity no Brasil Vejam na quinta linha, segunda imagem, um hotel no centro de POA. Intercity Express, com vidro refletivo azul. Onde será isso? Alguém tem ideia?

    http://www.intercityhoteis.com.br/unidades-futuras

  2. Algumas obras estão andando bem. Agora notei que a Beira-Rio travou ali logo após o estádio, estava indo rápido. E a maldita ponte nova também, paradinha…era pra ser inagurada em março…estamos no dia 25 e nada………….

  3. Sobre o viaduto da Julio: na boa, aquilo não vai resolver nem 20% do trânsito caótico que é a saída do centro.

    O famoso “X” da rodoviária, até onde sei, é composto por dois pontos: um pra quem vem da Julio, entra a direita e logo em seguida a esquerda pega o viaduto em direção ao túnel da conceição. O outro é quem vem da Castelo e quer acessar a Farrapos ou mesmo a Voluntários, certo?

    Não quero nem ver (mentira, vou ser obrigado, passo ali todo dia) quando começarem a fechar algumas pistas da Júlio para começarem a erguer o monstrengo: Engarrafamentos monstruosos na Siqueira e na própria Julio, pra quem quer sair do centro!

    Só quem pega metrô que se salvará deste martírio!

    • Tu estás falando do outro X. 😉

    • A única solução para o X da Rodoviária é retirando ela dali. Esse viaduto, além de não resolver o problema, deixará mais feia ainda a entrada da cidade.

      Como seria lindo chegar a Porto Alegre por uma Av. Castelo Branco, sem ser esprimido pelo muro do Trensurb (que deveria ser subterrâneo e, de preferência, passando sob a Farrapos), e tendo a frente um imensa esplanada (ou rôtula) nessa região da Conceição para distribuir o trânsito, onde se destacaria o edifício Ely, sem viadutos e o minhocão da Conceição.

    • Olhando o maps, dá pra resolver um pouco o problema ali, mas precisaria fazer várias modificações no trânsito. Eu faria uma mureta pra acabar com o X em questão que o Alex falou. Quem vem da Castelo obrigatoriamente acessaria o túnel. Quem quiser ir pra Farrapos, teria que acessar a Mauá/Cel Vicente/Julio. Quem vem da Julio obrigatoriamente iria pra Farrapos/Voluntários. Quem quisesse pegar o túnel, pegaria a esquerda como se fosse pra Voluntários, mas dobra à esquerda de novo e faz o balão que já existe ali na rodoviária. O problema é que querem o mais fácil pra todo mundo, aí complica. Tem que priorizar um caminho e deixar o outro como secundário.

  4. Gostaria mesmo é de ver o entorno do Mercado com este nivel de pavimento, pintura de prédios, um espaço mais harmônico e não como ainda se vê com esqueletão ruína e sujeirada para todo lado.

  5. Esse viaduto na Julio de Castilho vai ajudar a embelezar ainda mais o entorno! E com certeza ele foi planejado pensando na fluidez de pedestres com a revitalização do Cais da Mauá, isso que eu chamo de planejamento urbano do século XXI! Finalmente superamos o modelo rodoviário-viaduto das décadas de 60 e 70!

    • Não achei o artigo “melancioso”, até concordei com diversos pontos, mas de todos o que mais me identifiquei foi este:

      “Gostaria de fazer um agradecimento especial aos porto-alegrenses donos de cachorro que levam seus cães para que façam as necessidades fora de casa. Essa gente ocupa a rua, inclusive em horários improváveis.

      Não quero agradecer de forma alguma àqueles que frequentam uma academia, mas não saem a pé sequer para comprar o pão de cada dia.”

      Se nós não estivermos marcando presença nas nossas ruas, praças, parques, que irá fazê-lo provavelmente será um outro tipo de “cidadão”.Aí entramos em um círculo vicioso, não saio para rua porque tenho medo da violência, mas a tua ausência nas ruas só aumenta isso.

      • Eu só concordo numa coisa com o que ela fala no artigo: realmente não é construindo vias que se resolverá o problema do trânsito.
        Mas tem que considerar algumas coisas: essas obras que estão fazendo agora, principalmente as da terceira perimetral, são obras que deveriam ter sido feitas há anos. Ou seja, elas estão atrasadas e necessárias isso sim. Concordo que deva se desenvolver mais o transporte coletivo (definitivamente o transporte coletivo é ruim em POA e no Brasil em geral), desenvolver as ciclovias mas não se deve por isso engessar a cidade e parar tudo só por que essas pessoas querem e só desenvolver as ciclovias e BRTs e VLTs. Tem que desenvolver tudo.

        No resto acho que ela falou um monte de bobagem como quem quisesse viver numa eterna cidade de província, nem mesmo uma capital. Que vá morar em Não Me Toque! Lá com certeza não tem esses problemas de trânsito ….

        • Nós temos as ruas mais largas que a imensa maioria das cidades europeias. Nós estamos construindo mais viaduto e trincheira que a imensa maioria das cidades do mundo… Entretanto nosso transporte público é o mesmo que há 40 anos, se é que não piorou, pois o TRI deixa mais lento. Isso é desenvolver tudo?

          A questão não morar em Não Me Toque. A questão é que tem um monte de cidades muito maiores que PoA se tornando mais agradáveis, mais ágeis, mais saudáveis…

          Da onde esse conceito que cidade tem que ser algo agressivo?

        • Boa Pablo, falou tudo.

  6. Poderiam fazer algo diferente nesses viadutos, com alguma iluminação, sempre vejo nos filmes e fotos de outros paises, fica interessante…. deveriam fazer isso em todos aqui em Poa.

  7. Ha’ um artigo interessante e bem escrito no Caderno Cultura da ZH de hoje sobre questoes urbanisticas e de mobilidade da cidade. Fica a dica.

  8. Gilberto, hoje pela passei na Júlio e estavam com o trânsito parcialmente bloqueado e com um bate-estacas posicionado no que eram/são as pistas mais a esquerda da Júlio.

  9. Viaduto da rodoviária pronto até o fim do ano?

  10. Com quem eu falo na prefeitura pra saber da av mario menegheti? Não agüento mais ficar trancado na Protasio próximo a ari tarago. Quero ver quando as obras do brt começarem.

  11. 21 andares? Cade a banda pedro ruas e os melancias? Fora brincadeiras eh bom.saber que as obras estão andando

Trackbacks

  1. CASE VZA: Hotel Laghetto Viverone Moinhos | Vera Zaffari Arquitetura
  2. VIVERONE MOINHOS HOTEL | Vera Zaffari Arquitetura

Faça seu comentário aqui: