Uso de assentos exclusivos será fiscalizado nos ônibus de Porto Alegre

Motoristas e cobradores deverão exigir a utilização correta dos bancos

A prefeitura de Porto Alegre irá fiscalizar o cumprimento da lei que garante exclusividade em assentos para os idosos, gestantes e deficientes no transporte coletivo de Porto Alegre. A inspeção nos ônibus começa nesta segunda-feira. O trabalho será realizado com apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Brigada Militar (BM).

Caberá aos motoristas e cobradores a exigência da correta utilização dos assentos. Eles são identificados e localizados na parte dianteira dos veículos. Caso a norma não seja cumprida, as empresas de ônibus podem ser autuadas com multa de até três salários mínimos.

Se for confirmado o mau uso dos assentos, inclusive dos preferenciais, a tripulação deverá solicitar a desocupação do banco. Em caso de recusa, o veículo poderá parar até a desocupação do assento, com possibilidade de solicitação do comparecimento da EPTC, Brigada Militar ou deslocamento do veículo até a presença de um fiscal da empresa transportadora.

Principais características para uso dos assentos preferenciais e exclusivos

Preferenciais – após a roleta – não havendo idoso, gestante, pessoa com deficiência ou com dificuldade de caminhar (ex.: perna engessada), qualquer um pode sentar, mas, ao chegar uma pessoa daquele grupo, deverá desocupar o espaço.

Exclusivos – antes da roleta – ninguém, exceto idoso, gestante, pessoa com deficiência ou com dificuldade de caminhar, pode ocupar o espaço.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:

34 respostas

  1. Frida, muito bom Frida. O que escrevem de besteiras neste Blog é incrível, o bom é que dá para ver o que passa por estas cabeças sem um mínimo de civilidade….

  2. Meu pai um dia me disse: minha filha, estude, pois só o estudo vai te dar a educação que tu merece e que irão te respeitar por este mérito. Coitadinho do meu pai, foi sem ficar sabendo que estudo neste Pais não está valendo quase nada, Coitado dos pais de hoje ,se rebentam trabalhando para dar estudo para os filhos, e eles não estão nem aí pra professores ou os pais, eles pensam que são autosuficiêntes que viveriam sem as barras da saia da mãe,ou do bolso do pai.
    É bem assim:, filho briga com a mulher (marido) corre para casa dos pais, filhos ficam doentes correm para a casa dos pais,netos ficam doente correm para a casa dos pais, filhos quebram a cara no trabalho ,correm pra casa dos páis porque foram despejados. filhos se apertam nas contas correm para a casa dos pais, acham que nós temos um banco particular ou que temos dinheiro estocados em casa. ou que dinheiro nasce em árvore.O pior de tudo isso, é que estes filhos esquecem de que estes PAIS, também envelheceram, e que todas as besteiras que escrevem aqui ou em qualquer outro lugar, estão magoando profundamente quem teve o maior praser de um dia te colocar no mundo e chamar de meu amado filho.

Faça seu comentário aqui: