Hoje pela manhã, fiz uma pequena enquete na parada de ônibus. Além de mim, havia cinco pessoas esperando o Jardim das Palmeiras. Perguntei o que eles acharam da “baderna” — utilizei o termo preferido dos milicos e do PIG — de ontem. Duas senhoras que não pagam passagem e três trabalhadores e/ou estudantes foram unânimes: tinham que ter quebrado tudo. Mas e a confusão no trânsito? Dona J., podóloga sexagenária que não paga passagem pela idade e por ter comprovado sua baixa renda, respondeu que chegou em casa com duas horas de atraso, mas que deu seu apoio “pra gurizada” da janela do ônibus onde se encontrava. Ela dava risada: “Ontem foi um sufoco sair do centro”. Aqui, com excelentes fotos, a melhor reportagem sobre a noite de ontem.
Em hipótese alguma incito à violência (até porque meus dois filhos participam das manifestações), mas acho naturalíssimas a agressividade verbal das pessoas — “tinham que ter quebrado tudo” – e ainda mais a busca nas ruas daquilo que lhes foi negado nos gabinetes. A democracia é assim, Sr. Cézar Busatto. O secretário chamou os manifestantes de antidemocráticos quando é exatamente o contrário. Mesmo depois do TCE ter sugerido revisão do cálculo; mesmo depois que o Dieese deixou claro que a tarifa de ônibus em Porto Alegre subiu 670% entre 1994 e 2012 quando a inflação foi de 310%; a prefeitura e seus pares, os transportadores, decidiram manter a sacrossanta e crescente margem de lucro e seus cálculos muito particulares. Queriam o quê?
Após informar o novo e espetacular valor de R$ 3,05 (de forma pusilânime, o prefeito deixou a ingrata tarefa a cargo de seu vice), a prefeitura tratou de ficar o mais quieta possível. O valor, difícil de engolir e de dar troco, é desavergonhado. Aqueles complicados R$ 0,05 no final revelam a segurança e despreocupação com que age o grupo formado por prefeitura e transportadores, essa porcaria público-privada que manda nos preços. Apenas alguns secretários largaram muxoxos contra as manifestações contrárias. Só que agora os manifestantes — um grupo heterogêneo, em boa parte inexperiente nas ruas e que poderá sim cometer ações tresloucadas — acabaram encontrando uma causa comum e vão pressionar.
E, por favor, não é só o preço. Ando diariamente de ônibus e o serviço é péssimo. Horários desencontrados, ônibus explodindo para maximizar os lucros e um calor insuportável dentro deles nos dias quentes é a regra. Ou seja, temos um leque de reclamações. O transporte público de Porto Alegre é um convite ao carro, induz ao retrocesso. Como disse o ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa no Fronteiras do Pensamento, Uma boa cidade não é aquela em que até os pobres andam de carro, mas aquela em que até os ricos usam transporte público. A qualidade de nosso transporte público faz com que muitas vezes eu — um assalariado apologista do transporte público — sonhe em estar lá fora, dentro de um carrinho com ar condicionado.
A correlação de forças no Conselho Municipal de Transporte Urbano (COMTU) favorece inteiramente os empresários e eles fazem o que querem há anos. Chegou a hora de ouvirem a resposta da população. Espero que a revolta cresça de forma não violenta. Há sim que parar o trânsito e se tornar notório. E há que rir daqueles que só falam nos pobrezinhos que ficam presos no trânsito. E desculpem, meus caros Fortunati, Busatto e Nagelstálin, antidemocrático é o sistema que decide o preço deste mau serviço que vocês defendem.
¡Hasta la victoria!
Publicado em 28 de março de 2013
Milton Ribeiro é jornalista do SUL 21
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
Veja que a opção b é capciosa. Alguém realmente acredita que a violência é a única forma de se protestar? Claro que não! A Islandia reformou a constituição a partir de um protesto super pacífico!
Mas note que mesmo com essa opção claramente errada houve significativa votação… A prefeitura deveria estar preocupada com isso.
Isso e’ atitude de pessoas desequilibradas mentalmente e emocionalmente. Vejam o fiasco que foi o caso das arvores sendo cortadas. A maioria dos agitadores profissionais que ali estavam, provavelmente numca estiveram naquela parte da cidade antes. Mas se ai baderna, ai estoy!!! Nao devem ter tido atencao dos pais, ou estao nas drogas e ja nem tem mais recuperacao. A coisa deles e’ desestabilizar politicamente o oponente, neste caso Fortunati. Ja estou vendo como serao os proximos 3 anos. Estes agitadores profissionais irao aparecer com mais frequencia daqui em diante ate’ as proximas eleicoes municipais. modus operandi do PT e seus criminosos de plantao. Tipico nao faz e nao deixa fazer.
Para variar atacando as pessoas em vez de debater as idéias. Inclusive achando que sabe se essas pessoas frequentam o local.
Enquete Correio do Povo:
Sobre protesto que acabou em tumulto em Porto Alegre. Você:
a) Manifestantes perderam a razão ao depredarem patrimônio público
64,25 %….. 124 Votos
b) Protestos agressivos são única forma de chamar atenção das autoridades
35,75 %…. 69 Votos
Resultado “bem diferente” do “reporter?!” desse tal SUL21.
Agora quem é contra este protesto distorce os fatos e fica falando em “tumulto” esquecendo o motivo que fez várias pessoas protestarem.
– ônibus lotados
– atrasados
– Motoristas e cobradores mal educados
– Passagem cara
– Falta de onibus noturno
Isto gera o desinteresse pelo transporte público, quem pode, foge para o seu carro, o que acarreta mais congestionamentos, necessidade de criação de mais ruas etc.
Pensamento simplista mas podemos ir mais longe.
Porque ao invés do correio do povo fazer enquete para quem aprova ou nao o protesto, não fazem enquete para saber se a população esta satisfeita com o transporte público?
Gerson, nem o Milton Ribeiro, nem o Correio, nem a ZH nem ninguém é neutra. Por isso devemos ler todas versões e considerar o que pode ser aproveitado de um ou de outro, sem ignorar uma fonte só por que o cara usou uma palavra que demonstra a ideologia dele. Ideologia ou interesses todos tem.
É Gerson, os leitores do Correio do Povo online são uma amostra de toda a população portoalegrense.
Hehehe.
Caro Gerson, como foi feita a pergunta:
.
– O senhor acha correto depredar o patrimônio público e causar tumulto no centro da cidade para reclamar contra o preço das passagens?
.
ou
.
– O senhor é favorável a manifestações públicas pacíficas contra o aumento das passagens?
.
Conforme a pergunta tem uma resposta!
“PROTESTOS ABUSIVOS
Os jovens que depredaram o prédio da prefeitura de Porto Alegre, agrediram policiais, guardas municipais e jornalistas e tumultuaram o Centro Histórico ontem estão fazendo uma perigosa confusão entre liberdade e irresponsabilidade.
Provocam e depois reclamam da truculência da polícia. Trancam o trânsito, como fizeram na segunda-feira na Avenida Ipiranga, e imaginam que, assim, estão exercitando o direito de protestar contra o aumento das passagens. Argumentam pelas redes sociais que o protesto só funciona se incomodar e não pensam nas pessoas que não têm culpa pelo reajuste e que estão sendo prejudicadas.
Tradicionalmente, as passagens aumentam em janeiro ou fevereiro. Os estudantes não protestam porque estão em férias.
O MP de Contas contestou os cálculos e barrou o reajuste. Refeitas as contas, começou o protesto, legítimo enquanto foi pacífico, abusivo quando os estudantes partiram para a ignorância.” Rosana de Oliveira ZH
Ocorreram protestos em dezembro também. A Rosane não noticiou porque não quis.
Basicamente os mesmos argumentos que usaram contra o tatugate, depois a própria brigada disse que o excesso foi policial, não dos protestantes. Blz.
FelipeX sempre com sua dificuldade habitual de admitir que sua turma e’ composta por vandalos e delinquentes de toda ordem, como demonstrado na destruicao do patrimonio publico no caso do tatu e, tambem, ontem…
Gente, achei que já tinha ficado esclarecido que o Tatu não foi danificado, simplesmente desligado.
Aliás, você está dizendo “grupo X é composto por pessoas Y”, isso sugere que todos são vãndalos e delinquentes. Queria saber como tu deduziu isso observando os protestos aí de Londres.
/\
Pedantismo master.
RicardoUK, eu não subestimo o poder da negação. Mas própria brigada assumiu que o excesso foi policial no caso do tatu. O caso de ontem é outro, e parece que os manifestantes que cometeram os excessos mesmo. Só estou dizendo que estão copiando e colando os mesmos argumentos para diferentes casos por que é isso que eles querem, sempre criminalizar quem vai contra o governo que hoje está pagando as contas dos grandes jornais. E tentam desqualificar o movimento como se o reajuste tivesse sido feito de forma transparente e democrática. Sequer temos acesso a planilha de mentira de custos. Aliás, nem quem votou teve acesso pois a votação foi um dia depois dela ser feita.
Mas sério, não vale a pena argumentar contigo. Vou te responder no teu nível: Eu entendo que tua vida fica mais fácil dividindo as pessoas entre mocinhos e bandidos, nós e eles, mas é uma visão bem infantilizada de mundo. São os cowboys fuzilando os índios maus. E não é minha turma, nunca foi, já deixei de ser estudante há muito tempo.
Depois acham errado quando se utiliza a palavra PIG!
Acho que manifestações com ordem e inteligência são sempre bem vindas.
Sobre pagar com notas altas temos que se atentar que existe a lei do troco. que é de 20 vezes o valor da passagem. Se o cobrador não tiver troco para uma nota que seja até 20 vezes o valor da passagem tem que deixar passar direto, então nota de 100 não vale.
Mas de 50 ok.
Porque o site não organiza um dia para todos fazer isto? se tivessemos 50% de adesão já fariamos um estrago. e também porque o pessoal não se organiza e vai de carro. Dá carona, qualquer coisa deste tipo.
O negocio e mexer no sistema. Assim não da.
O importante é não perder a razão com violencia.
Não gastem todos os protestos agora, pessoal, pois ano que vem tem aumento de novo. E também em 2015, 2016, 2017…
Protesto não se gasta, se treina. E a prefeitura abriu vagas para estágio.
Treinamento de manifestantes profissionais.
As isencoes nos onibus nao caem do ceu, simples.
É verdade. O que cai do céu (para as empresas) é o oligopólio e a planilha de custas secreta defendida arduamente pelo presidente da empresa pública de transporte.
Também cai do céu a vitória delas nas licitações para escolher as empresas responsáveis pelo transporte público.
Só que não.
Sigmund, NEM HOUVE LICITAÇÕES, é tudo na ilegalidade.
Segunda-feira haverá manifestação novamente, acabo de ver no facebook.
Primeiro de Abril. Nada mais apropriado.
Acho que o Fortunati nem vai sair de casa. O Busatto prometeu levar solvente pro caso de jogarem tinta de novo nele pelo que ouvi.
Manda o link
https://www.facebook.com/events/428312337262532/
SERÁ QUE SE A PREFEITURA FOSSE DO PT, HAVERIA ESTA MANISFESTAÇÃO, COM ESSAS PESSOAS, DESSE JEITO ?
será, E se, eu acho …
Obvio que nao, isso foi orchestrado por eles e seus capangas. Te garanto que irao comecar a causar destruicao e violencia por qualquer coisa de agora em diante. E’ desta forma que gangsters militantes de esquerda conseguem o que querem, atravez da intimidacao. Nao sou a favor dos donos de companhia de onibus, numca fui, acho onibus um absurdo de tao antiquados, sujos e feios. Mas vcs adoravam votar no PT para prefeitura, que sempre foram contra qualquer alternativa aos onibus, sempre foram parte da mesma organizacao criminosa, agora aguentem, ira demorar para vir o subway. Sempre lembrem do Raul Pont dizendo que POA nao precisava de metro. E agora vem este militantes de esquerda aqui atacar Fortunati? hahahahahaha….. deixa o homen trabalhar!!!! nao e’ isso que vcs diziam?????
E o que isso tem a ver?
Oba, acham a solução! É botar a culpa num partida, nos “contra-tudo”, “xiitas” ou whatever! 😉
Não, porque o PT domina e tutela os movimentos sociais alienados, ou seja todos.
Então, eu sou à favor das manifestações, mas existem formas pacíficas de prejudicar as empresas. Uma delas é pagar a passagem com notas de 50 e de 100. Dentre várias, como pular a roleta também.
Porém, atos de violência gratuita devem ser reprimidos.
Fiquei preso no trânsito da Ipiranga, não só eu, ambulâncias com pessoas precisando de socorro também.
Uma amiga foi ontem e passo a relatar: havia pessoas com estilingues, que começaram a jogar bolas de gude contra a prefeitura e contra os servidores, que foram agredidos.
Havia pessoas combinando de continuar com o protesto hoje, e difundindo a ideia para que procurassem fórmulas de bombas caseiras na deep web.
Alguns estavam aventando a ideia de queimar um ônibus.
O consumo de maconha e álcool entre eles foi verificado, em meio a muitos menores de idade (minha amiga tem 16).
O confronto com a BM foi provocado. Quando o BOE chegou houve dispersão espontânea, não quiseram enfrentar o batalhão.
Os trajes e gadgets dos manifestantes não indicavam serem pessoas legitimamente atingidas pela alta da passagem. Câmeras de 5k no pescoço, Iphones na mão, Nike nos pés e o carro estacionado bem distante, pra voltar pra casa do papai pois amanhã (hoje) tem aula na Federal.
Ademais, o autor do texto diz que não incita a violência, porém não tem como interpretar o texto dessa forma, já que tudo leva a crer o contrário, inclusive usando termos pejorativos, como PIG.
Se os filhos dele vão à esse tipo de manifestação, e se envolvem em atos de depredação sob o efeito de um baseadinho, depois que tomar uma bala de borracha no olho não adianta chorar.
O preço é alto e o serviço é péssimo. Mas se não ocorressem fraudes massivas no tri, talvez não houvesse justificativa. Outro amigo que eventualmente vai à esses encontros disse que a mãe dele ganha o tri, é isenta, mas que ela “dá” para uma amiga, já que não usa. Ou seja, para alguém que não tem direito à gratuidade. “Dá”, entenda-se: vende baratinho. 30% já não pagam pela passagem, somando as fraudes, o resultado é único: passagem cara.
Que haja manifestações, pacíficas, e que não cerceiem os direitos de terceiros.
“Os trajes e gadgets dos manifestantes não indicavam serem pessoas legitimamente atingidas pela alta da passagem. Câmeras de 5k no pescoço, Iphones na mão, Nike nos pés e o carro estacionado bem distante, pra voltar pra casa do papai pois amanhã (hoje) tem aula na Federal.”
Por acaso pessoas de alto poder aquisitivo não podem se importar com o preço da passagem pago pelos pobres? Você se importa com os pobres?
“Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.”
Vou traduzir: são pessoa interessadas em participar do jogo político, proto-manuelas. Estão lá para levantar a bandeira de um partido, não para defender os pobres. Simples assim.
Abra os olhos meu amigo… abra os olhos e veja!
Perfeito!
sugiro tu leres duas vezes o q tu escreve para ver os absurdos q tu dizes
Assino embaixo
‘Fiquei preso no transito da Ipiranga’. Explicado o teu ponto de vista. Só quem usa carro mesmo que acha que o trabalhador que utiliza o transporte publico pode pagar com nota de 100 ou pular a roleta.
.
Visão totalmente estrita: a passagem não é alta porque há fraude, há fraude porque a passagem é absurda.
.
Eu particularmente sou contra filhinhos de papai comunistas, vandalos e retrogrados de DCE (generalizacao proposital) que, em nome de uma minoria, protestam contra o sistema quebrando tudo, enfrentando a policia e cometendo crimes.
.
Porém, aqui nao se trata de vândalos e a quebraceira não é crime, pois é LEGITIMA. A manifestação representa os interesses da maioria esmagadora da população (embora bem todos sejam tao engajados a ponto de ir lá, como eu). Os políticos são os representantes do povo e no momento que decidem conforme os interesses pessoais, políticos ou empresariais, eles perdem a legitimidade.
.
Claro, é muito difícil estabelecer quando ou a partir de que ponto uma manifestação ultrapassa os interesses das minorias se legitima nos interesses pela população.
.
Eu particularmente não sou afeto dessas manifestações, mas essa tem meu apoio. Isso não pode continuar, essa inversão de valores ja ta escancarada demais.
Filhinho de papai é quase tudo capitalista. Mas se um deles ousa ser socialista, então tu é contra? Não entendi.
Muito pelo contrário, quem menos gosta de trabalhar acaba se engajando em projetos de distribuição de renda (dos outros).
Por acaso o amigo é CC da prefeitura ?
.
Eu ando de T11 todos os dias, sou apartidário e digo: “O transporte público de PORTO ALEGRE é ruim e caro”.
.
Parabéns aos manifestantes! Se houveram pequenos excessos, alguns vidros quebrados pergunto, a quanto tempo a prefeitura tem tido excesso de erros e tudo continua na mesma?
.
Ao meu ver, o protesto é justo e válido!
“Uma delas é pagar a passagem com notas de 50 e de 100. Dentre várias, como pular a roleta também.” – pena que isso não adiantaria nada. E pena que sentes a necessidade de atacar as pessoas, e usas o artifício clássico de atacar quem sofre com o sistema ruim para culpado por ele ser assim. Não, a responsabilidade é do gestor, sempre é. Inclusive por não fiscalizar as fraudes.
Sim sim, todo mundo tem nota de 50 sobrando na carteira.
De novo essa cantilena de “se tem iPhone não devia estar protestando”? Por este raciocínio, como eu tenho casa e carro próprios, estudei em federal, tenho emprego estável e android 4.3, o que me resta é ficar quietinho e entubar essa passagem absurda?
Che, as pessoas precisam entender que essa tarifa absurda afeta TODOS os portoalegrenses. Afeta quem anda de ônibus, afeta quem anda de carro, afeta quem anda à pé, afeta quem anda de bicicleta. Só não afeta quem anda de helicóptero (total: 0 pessoas). Afeta a todos porque, ao se inviabilizar o transporte público, tolhem-se as possibilidades e opções de emprego, estudo, consumo e lazer de TODOS. Afeta porque aumentam os congestionamentos onde todo mundo vai perder mais tempo do que o necessário, resultando em stress e perda de produtividade – pra não falar no óbvio que é a poluição sonora e atmosférica.
Conquanto eu não goste muito do termo “pig”, temos que concordar que a imprensa gaúcha (em especial a ZH) é extremamente suspeita no assunto de mobilidade urbana, e absurdamente tendenciosa sempre que vai falar de um protesto. Sempre é “protesto trancou a avenida X”, “Y pessoas foram detidas”, “Z e W foram depredados”.
Quem entende o mínimo de entorpecentes sabe que maconha não causa efeitos de aumentar agressividade do indivíduo. Crack e outras drogas até causam, mas é senso comum que maconha não causa.
Mas é óbvio que existem fraudes. Todo sistema de tarifação de transporte tem fraudes. Agora, daí a dizer que as fraudes são “massivas”, e que elas é que dominam os absurdos aumentos da tarifa, você está forçando a barra sem nenhuma evidência. Em verdade, o mínimo de observação do funcionamento do TRI nos diz que ele na verdade colabora enormemente com a redução de fraudes, simplesmente porque se tem mais controle com o que está acontecendo “quando a roleta gira”. A prefeitura tem estes dados e pode analisá-los, buscando padrões que indiquem fraudes – se não o faz, é por incompetência. Agora, uma coisa é certa: no tempo da carteirinha de estudante de papel e das anotações toscas do cobrador, era TRIVIAL fraudar o sistema: o cobrador simplesmente anotava MAIS estudantes do que o que realmente passaram na roleta (i.e. anotando um número fictício de estudante para um passageiro que pagou normal), e embolsava no final do dia. Essa fraude MORREU, enterrada, quatro horas da tarde.
Exato, porque protesto bom mesmo é aquele que ninguém vê, ninguém sente. Tem que ir protestar lá na Ilha da Pintada.
Se compra iphone de R$ 2k e bota crédito de R$10 a cada 2 meses: POSER.
1. não tem a grana, pule a roleta, desobediência civil que não prejudica outrem.
2. pessoas interessadas no jogo político, o resto: massa de manobra e pirralhada, aponto dezenas de conhecidos que foram pela bagunça.
3. concordo, a mídia sempre foi tendenciosa, cabe ao telespectador o julgamento.
4. não fumo maconha, mas amigos que fumam ficam desinibidos para “chegar” na mulherada, e devem ficar desinibidos pra atirar uma pedra.
5. 30% de isentos, por baixo 10% de fraudes, 40% em débito negativo com o sistema. 50% não seria fantasioso, mas bem plausível.
6. 300 mil protestando na França, nenhum incidente, noticiado no mundo inteiro. 100 mil protestando nos EUA, notícia no mundo inteiro, nenhum incidente. (acerca do casamento gay)
Imagina se esse pessoal fosse inteligente e comprometido mesmo, tanta forma de manifestar mais justa. P. Ex., determinado horário, grupos de 50 pessoas em pontos estratégicos, lotando os ônibus e pulando as roletas, viagem sem nenhum pagante. Ou todos pagando com notas de 50 (sem papo de não tem 50, pelo naipe deles, nenhum tá morrendo de fome), meia duzia de pilas faz milhares de adesivos, tipo, tri caro, tri demorado, e blablabla, colando nas janelas dos ônibus, dentre tantos que posso imaginar.
Agora me diga, esse pessoal está se organizando e incentivando a produção de bombas caseiras, incêndios de ônibus (basta ver na página deles) para a próxima manifestação. Você em sã consciência apoia isso?
Eduardo Oliveira,
Estás esquecendo dos quebras-quebras generalizados na França há alguns anos atrás? Centenas de carros incendiados, etc?
Cada país, cada assunto, cada contexto, cada reivindicação, exige um estratégia diferente.
Eduardo, manifestação pacífica na França é quando eles acham que o governo tem ouvidos, quando não acham, a manifestaçãozinha que teve aqui parece reunião em colégio de freiras. O pau fecha feio mesmo.
As ambulências passaram sem problemas, inclusive o motorista de uma nos agradeceu. O pagamento com notas de 50 atrapalha muito mais o cobrador do que as empresas.
Eduardo.
.
Estás responsabilizando, e com razão o engarrafamento causado pela manifestação. ENTRETANTO, quem é o responsável pela desordem no tráfego todos os dias causada por um sistema público de transporte deficiente?
.
Quer dizer: ATRASAR O TRÁFEGO UM DIA É MOTIVO DO MP INTERVIR, AGORA LEVAR AO CAOS A CIDADE TODOS OS DIAS, ISTO DEVE PASSAR BATIDO!
Depois deste comentário, viva as balsas, catamarãs, tanto marítimos, lacustres e pluviais, os VLTs, trens de passageiros e bondes modernos!
Chega da máfia que tomou conta de todo Brasil. O transporte público só de ônibus!
Acabou a máfia… já era! Os protestos conseguiram apoio dos trabalhadores, população e furaram a mídia comprada*.
* A prefeitura paga em média meio milhão anualmente para a RBS em publicidade.
Só isso? Deve ser bem mais, porque isso não paga o salário anual de um grande apresentador da RBS.
É o número que eu vi há alguns meses… é mais?
De qualquer forma é dinheiro usado como moeda de troca. Aquela história: fale bem de mim, “invisto mais em comunicação”, fale mal de mim “economizamos em comunicação”.
“Critiquem apenas os manifestantes que passaram do limite, mas a planilha escondida e o oligopólio do transporte público não deve ser mencionado ok?”
O uso da expressão PIG acabou com qualquer credibilidade nos argumentos do vivente.
hahaha logo tu… deixa eu adivinhar… ele tem “alienação política, ideológica ou mental mesmo.”
Nota: Acho uma bobagem essa história do PIG.
Deve ser mental, no caso.
Esse sim é um argumento.
Muito bem colocado!!!
Dentro em breve, adoradores do cassetete fazendo a sua “manifestação” aqui.
Parei de ler em PIG. É como a esquerda chama a imprensa: Partido da Imprensa Golpista. Eles querem uma democracia venezuelana.
Triste desqualificar todo um argumento por causa de uma palavra.
A informação só pode ser tão boa quanto a sua fonte. Não faz sentido ler o argumento de alguém que tem esta visão de mundo deturpada, utópica e desequilibrada que permeia tudo que ele pensa sobre a sociedade.
Não há possibilidade de imparcialidade no caso dele, pois a ideologia dele toma todo espaço possível, sem deixar lugar para a crítica interna. É assim que a ideologia funciona.
Não sou a favor das empresas de ônibus, mas sou contra a velha tática de uso do inimigo comum como cooptação de apoio. A direita usa o medo da violência (terrorismo, insegurança) e a esquerda usa o demônio representado pelos EUA.
Texto escrito por fanático esquerdista. Difícil engolir. “¡Hasta la victoria!”
Felipe, leia o título do texto novamente. Notou algo? Eu notei que eles continuam se enganando.
Não entendi, Pablo.
É mesmo, “Hasta la victoria”, foi para fechar com chave de ouro o panfletismo ideológico e politiqueira.
Falou tudo.
Se você acha que a ZH, RBS, etc. são isentas e imparciais, fazer o quê… Boa sorte.