Novas opções de áreas para construção do centro de eventos do RS serão apresentadas em dez dias

A construção do centro de eventos do Rio Grande do Sul foi tema de reunião entre a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, e o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, na manhã desta quinta-feira (28), no Paço Municipal. A titular da Secretaria do Turismo (Setur) destacou a falta de um local apropriado no Estado para sediar grandes eventos e solicitou ao município que apresente áreas para a construção do equipamento. “O centro de eventos de classe mundial em Porto Alegre a consolidaria como capital de negócios e eventos”, destacou Abgail.

O vice-prefeito da Capital defendeu que o empreendimento seja feito em Porto Alegre. “Temos todo o interesse que ele seja construído na Capital”, disse Melo, comprometendo-se a apresentar em até dez dias opções de áreas para sua construção. Também serão analisadas áreas privadas com possibilidade de desapropriação. Abgail saudou os esforços que serão empreendidos e prometeu trazer o arquiteto João Niemeyer, sobrinho de Oscar Niemeyer, criador do projeto do centro de eventos, para uma visita técnica aos locais. Também acompanharão as visitas representantes do trade de Porto Alegre.

Participaram ainda da reunião o secretário da Assessoria Superior do Governo do Estado, João Vitor Domingues, os secretários municipais do Turismo, Luis Fernando Moraes; da Fazenda, Roberto Bertoncini; do Meio Ambiente, Luis Fernando Zachia; e de Gestão e Acompanhamentos Estratégicos, Urbano Schmitt.

Texto: Barbara Paiva
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Governo do Estado

_______________________________

Pergunto: como o autor do projeto será o Oscar Niemeyer se ele faleceu antes de se definir o local exato do projeto ? É simplesmente um absurdo termos um projeto de um morto, que sequer ficou sabendo onde vai ser o seu projeto. Teremos um projeto FAKE do Niemeyer, feito na realidade por algum arquiteto de seu escritório?????

Não devemos compactuar com tal decisão. Se preciso iremos protestar oficialmente contra isso. E lutar pela realização de um concurso público para o projeto do Centro de Eventos do RS.

NÃO AO FAKE !

CONCURSO JÁ !

________________________________

E o que se diz dessa matéria aqui:

centro-eventos-01

 

centro-eventos-02

 

Matéria do Jornal Metro, do dia 21/02/2013, publicado também pelo Blog Porto Imagem

Tarso define nos próximos dias local do Centro de Eventos do RS

E dessa matéria:

centro-de-eventos-rsPublicada no Jornal Metro, em 11/12/2012 e publicado também no Blog Porto Imagem:

Centro de Eventos do Estado deve ser construído em Porto Alegre



Categorias:Centro de Eventos do RS

Tags:

20 respostas

  1. Por que não no Quarto Distrito? Implodam (implosões são comuns em quaisquer cidades desenvolvidas do mundo) algumas quadras inteiras de edifícios ultra-degradados que abundam naquela área e construam no espaço liberado de lixo urbano um mega centro de convenções de verdade, algo como o auditório nacional do México no qual apenas a sala principal abriga 10.000 pessoas confortavelmente para megashows.

    Curtir

    • Maurício ótima proposta.
      .
      Arrasavam um monte de prédios que estão caindo os pedaços (e não são históricos), valorizavam todo um bairro (que já tem estrutura), ficava próximo ao metrô, aos hotéis do centro e do centro histórico.
      .
      Espero que uma proposta desta seja escutada.
      .

      Curtir

  2. Gilberto, acho que quando se diz “Oscar Niemeyer” esta’-se dizendo o escritorio dele, porque acredito que ele nos ultimos anos de vida so’ fazia esbocos, e olhe la’. Todo o resto ja’ era a equipe dele que produzia, isso bem antes dele morrer. Entao, nesse aspecto, a obra, se sair, nao vai ser mais ou menos “Oscar Niemeyer”. Eu, particularmente, nao gosto de nenhuma obra dele, mas enfim… ele tem nome.

    Curtir

    • A proposito, acho Brasilia um aborto da natureza, com aqueles descampados sem nenhuma vida nas ruas e aqueles predios comunistas enfileirados.

      Curtir

      • Concorque A cidade é árida. Gosto de uma outra coisa, Como o Itamarati

        Curtir

      • Atenção:
        .
        O plano Piloto de Brasília NÃO É DE NIEMEYER, é de LÚCIO COSTA, e foi escolhido por concurso público em 1957. Os prédios como o Itamarati é que são de Niemeyer.
        .
        Logo uma reparação. Os comunistas ganharam em concurso público o direito de fazer o plano piloto, e os prédios que os que são contra o COMUNISTA OSCAR NIEMEYER, são aqueles prédios que os que estão contra gostam 🙂 .
        .
        Agora, quanto a dar o projeto ao sobrinho, é uma piada. Se fosse conservada a área inicial e o VELHO tivesse feito alguns rabiscos, seria um prédio NIEMEYER, agora mudando de local perde o sentido.

        Curtir

  3. #concursoja

    Curtir

  4. primeira fase: em julho, 3 lugares apenas em poa oferecidos, para o Niemeyer escolher o que ele quisesse.
    segunda fase varios lugares incluindo cidades em volta para um GT decidir entre eles
    Escolheram dois finalistas: parque de exposicoes em esteio e santa tereza em poa.
    Decisao seria do Governador exclusivamente.
    8 meses depois de convidar o Niemeyer:
    terceira fase: se esquece esses dois finalistas e o Estado pede para a prefeitura escolher um lugar em Poa em 30 dias.

    Curtir

  5. Vasculhei na Internet e em vários suportes de comunicações; é impressionante tudo que até hoje foi escrito a respeito deste “Futuro Marco do Orgulho Gaúcho”, por parte dos mais vários autores mais ou menos bem informados, também pesquisas e reuniões tratando do Centro não faltaram e continuam inúmeras…. em resumo a incompetência dos serviços de informações oficiais e jornalistas em mal de matéria deram nisso… na verdade estamos em fase preliminar de estudo de um projeto…..
    Pessoalmente acho mais que legítimo o projeto ser objeto de concurso público 🙂

    Curtir

  6. Eu queria uma posição oficial de por que o debate sobre o local reiniciou.

    Curtir

  7. No bairro Cristal temos a opção ao lado do Barra Shopping Sul. Essa é uma grande área e não tem nada de produtiva.

    Curtir

  8. Pra que novas opções ???? Já não estavam concorrendo duas áreas apenas, o Morro Santa Teresa e o Parque de Exposições Assis Brasil? Por que isso agora?

    Curtir

    • Cara, o texto tá meio ambíguo, mas eu entendi que foi o sobrinho do Niemeyer o autor do projeto.

      Curtir

      • Não existe projeto ainda Ricardo M, pois não existe local.A única coisa que existiu foi um convite do Governo do Estado ao ON para fazer o projeto. A escolha do local estava em processo quando o ON faleceu. Sequer ele fez riscos, sequer ele fez estudos. O convidado pra fazer o projeto era o próprio OSCAR NIEMEYER, 104 ANOS. Qualquer outro que vier a fazer o projeto será como se fosse um golpe. NÃO SERÁ UM PROJETO DO OSCAR NIEMEYER, JÁ QUE UM PROJETO NÃO PODE SER FEITO SEM TER O LOCAL DEFINIDO.

        Curtir

  9. E o concurso público de arquitetura, vai ter?

    Curtir

  10. Posso estar enganado, mas, ano passado foram escolhidos três lugares potencialmente adequados para acolher o futuro Centro de Eventos do RS após criteriosas seleções, objetos de muitas reuniões entre os diversos órgãos concernidos. Foi solicitado até a vinda do Oscar Niemeyer – o famoso arquiteto até veio com o seu sobrinho igualmente arquiteto João Niemeyer – , foram re- feitas inúmeras reuniões, decisões, comissões e ainda estamos a recomeçar ???

    Link para informação do dia 20 de julho de 2012

    http://www.estado.rs.gov.br/noticias/1/104601/Noticias-Centro-de-Eventos-do-RS-sera-projetado-por-Oscar-Niemeyer

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: