2 fotos valem por 2 mil palavras

Para complementar visualmente e reforçar os posts abaixo “Aniversário de Porto Alegre” e “Passagem, não se enganem“, tirei essas fotos ontem.

Fotos-0009_9

A primeira mostra que, realmente, os túneis verdes, os jacarandás e os plátanos e essa arborização marcante é coisa de políticos do tempo que Porto Alegre era vanguardista. Na Eduardo Pereira Paiva, já tocaram jerivás em quase toda a sua extensão, sem nenhum planejamento, sem distância entre os pés, sem nada. Só “plantaram“. E sempre eles (sim!), os maravilhosos jerivás.  Lindos os jerivás ficarão no outono, todos dourados, e no próximo verão nos darão de sua exuberante sombra.

FILAS

A segunda foto mostra claramente que Porto Alegre, como dizem os administradores municipais e muitos moradores, tem um sistema de transporte dos melhores do Brasil. É evidente que com um serviço dessa categoria a nova passagem de 3,05, a mais cara do país, é merecidamente justa. (sem cobertura, sem indicação das linhas, sem horários avisando quando chegam os ônibus, sem iluminação adequada, sem lugar pra sentar, sem espaço nas calçadas, sem ônibus modernos, sem ar condicionado e sem lugar).

Como cantarolava Isabela Fogaça dias atrás, Porto Alegre é demais.



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

40 respostas

  1. Para mim apesar dos pesares o Fortunati é o melhor prefeito desta capital após décadas de esculacho. O problema é que a cidade é talvez seja a mais complicada do Brasil exatamente pelo descaso político anterior e sem dúvida devido ao mau comportamento de uma parcela considerável de sua população. Gostaria que houve uma maior racionalidade por parte das pessoas de um modo geral. Por exemplo, a meu ver algo simples como pavimentação decente é um imperativo para que se comece de fato a remodelar áreas degradadas como a Andradas por exemplo. Mas sempre chega alguém querendo transformar o que é simplesmente horrendo em histórico e… acabamos tendo uma continuidade da mediocridade estética urbana e uma cidade bem ruinzinha para se apresentar. No exemplo abaixo temos uma imagem de uma antiquissima cidade, com muito mais história que POA situada em uma país que não é considerado rico (Bulgária) e que renovou todo pavimento de sua principal artéria de pedestres, com certeza melhorando a estética, a circulação e começando assim uma positiva revitalização de tal área, simples e racional:

    Curtir

    • Linda essa rua, tambem sou a favor de tirar aquelas pedras podres da Andradas e colocar novas que não deslizam. Coisas de gente que vive de passado e que não pode ter nada novo que significa “perder a história”, chega disso, existem museus pra isso. Até eles (museus) estçao fechando porque não tem público. Idéia novas parecem não ter força no RS.

      Curtir

  2. A foto referente as paradas de ônibus é algo que surpreende e não é de se hoje, é um ato contínuo, um descaso total, uma falta de respeito do cidadão que paga impostos, em que as empresas de ônibus bancam e dão as cartas, claro que tudo isso com o aval da EPTC, afinal de contas essas mesmas empresas bancaram a campanha política de muita gente que hoje está no poder ou não será isso.

    Enfim, a cidade que sempre sonhou o Pref. Fortunati.

    Curtir

  3. off topic:

    Polibio publica um artigo meu no seu site:

    http://polibiobraga.blogspot.com.br/2013/03/essa-gente-detesta-poertro-alegre.html?m=1

    Curtir

  4. Palmeiras e jerivas não combinam com cidade, ainda mais com a capital mais ao sul do Brasil… Isso combina com praias.

    Outra coisa que não entendo são as plantações de pinheiros na praia. Pinheiros tem uma aparência tão fria.

    Curtir

  5. Caraca Juliana, o que o Rogerio quer dizer, é que falamos tanto na nossa educação e superioridade de gaúcho que não cuidamos de coisas essenciais. Concordo quando vc diz que em todo lugar existira fila, mas o que temos na salgado filho, é um absurdo, e olha que moro na Avenida…. veja algumas fotos de lugares onde parada significa informação, organização e zelo do poder público com a população.:

    Espanha:

    Curitiba:

    RIo Grande do Norte – Natal:

    Rio de Janeiro:

    Florianópolis:

    São PAulo:

    São Paulo:

    Curtir

  6. Juliana,

    Onde estudas ?

    Curtir

  7. Não estou defendendo ninguém mesmo porque eu ando de ônibus….
    Vou discordar das fotos. Jamais uma parada de ônibus por mais ônibus que existam estará vazia, ou seja, sem passageiros esperando. Acho que não me engano se disser que as paradas das fotos são na Av. Salgado Filho.
    A primeira foto é na esq. da Mal Floriano ao lado do prédio da exCRT (Oi?) se não me engano ali é uma parada de lotação…
    As duas fotos seguintes é da quadra entre a Mal.. Floriano e a Vig. José Inácio e a fila não é apenas para uma linha de ônibus pois ali existem paradas para quatro linhas de ônibus as filas se encontram, então parece que é uma fila enorme…..faz favor né, todo mundo sai ao mesmo tempo do trabalho. Vai dizer que em estação de Metro não tem um povo esperando….
    Espera ônibus é um horror mas convenhamos que não pode haver um ônibus para cada dez passageiros….

    Curtir

    • Juliana.
      .
      No artigo está claro, não tem bancos, sinalização, abrigo, ….. tudo que uma parada de ônibus tem que ter.
      .
      Esta bagunça pressupõe que quem utiliza a parada deve conhecer a priori o ônibus que para no lugar, a frequência, não deve ter problema com o calor, com o frio e com a chuva, e mais deve pegar o ônibus só depois de estar descansado por ter passado as horas anteriores deitado ou sentado, aí ele fica de pé!

      Curtir

    • Juliana.
      .
      Em todo o metrô do mundo, há bancos junto a parede para as pessoas sentarem, há sinalização dizendo de onde vem e para onde vai e há indicação quanto tempo se deve esperar pela próxima composição (ou no mínimo tem uma placa dizendo a frequência).

      Curtir

    • Concordo com tudo que o Rogério falou e adiciono: apenas ônibus não bastam para o centro há muito tempo. Estamos botando fora uma quantidade razoável de dinheiro liberado em nome da copa para dar um tapa no sistema de ônibus e duplicar avenidas para os carros. O centro precisa é de transporte de massa!

      Só vamos degradar mais ainda ele fazendo a duplicação da beira-rio em vez de botar ali um VLT, por exemplo.

      Curtir

    • Na boa Juliana, tá querendo um CC na prefeitura de tanto que tu defende eles né?

      Curtir

  8. Tá na hora de mudar o discurso heim? “Entre os melhores do Brasil?” É ruim heim? De fato, conheço capitais muito piores, em tudo! Mas transporte público não é só ônibus novo. Precisa de paradas decentes, orientação sobe as linhas, ar condicionado, ônibus limpos….

    Curtir

  9. Duas fotos maravilhosas, falam tudo sobre nossa Porto Alegre. Grande reportagem!

    Curtir

  10. Sobre o link do Leandro, tanto o site da fifa como o video o guaíba é chamado de rio…lamentável passar a informação errada…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: