EPTC irá intensificar fiscalização na tabela horária de ônibus

Ação dos fiscais pelo cumprimento da tabelas acontece já na saída das garagens  Foto: Divulgação/PMPA

Ação dos fiscais pelo cumprimento da tabelas acontece já na saída das garagens Foto: Divulgação/PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá intensificar suas ações junto às empresas de ônibus para fazer cumprir as tabelas horárias, em função do aumento de reclamações de usuários por atrasos de ônibus desde o início do ano. Nos últimos três anos, foram aplicadas 5.721 multas por atrasos de viagens no transporte coletivo da Capital.

Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, os atrasos são inadmissíveis. “Sabemos que a qualidade do transporte coletivo de Porto Alegre é muito boa. Sabemos também que a cidade está envolvida em um verdadeiro canteiro de obras, inclusive nos próprios corredores de ônibus para a implantação do sistema BRT, mas não aceitamos, de forma alguma, que o usuário seja prejudicado, como constatamos neste mês de março. A fiscalização será intensificada.”

O mutirão pelo cumprimento das tabelas horárias, envolvendo também questões gerais de urbanidade em todo o sistema em relação ao atendimento dos usuários, acontecerá a partir de ações dos fiscais já nas garagens das empresas, acompanhando a saída dos ônibus. Os fiscais estarão presentes, também, em diversos terminais, além do acompanhamento dos técnicos em transporte da EPTC, na Central de Monitoramento da Mobilidade.

Na área do transporte coletivo, a EPTC já prepara licitação para o sistema de ônibus, que deverá acontecer até o final deste ano.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:EPTC, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

18 respostas

  1. Olha dizem que a esperança é a ultima que morre,mas com estas administrações,os anjos donos dos ônibus e seus queridos funcionários a esperança é natimorta,afinal Porto Alegre é demais!!!!!!!

    Curtir

  2. Com relação ao transporte público em Porto Alegre poderíamos citar as suas qualidades:

    0 – Passagem superfaturada com o apoio da EPTC;
    1 – Falta de limpeza nos ônibus;
    2 – Falta de cumprimento de horário;
    3 – Empresas de ônibus bancando campanhas de políticos e partidos;
    4 – Conselho Municipal de Transporte Urbano (COMTU) com vícios, imagine que o atual Presidente se mantêm no cargo a vários anos, isso que é transparência;
    5 – Não há paridade entre público e privado no COMTU;
    6 – Não está disponibilizado no site da Pref. Municipal de Porto Alegre o Estudo sobre o Custo da Passagem em Porto Alegre com os 42 itens referente ao estudo do cálculo tarifário;
    7 – Falta de Licitação, só vai realizar a Licitação do Transporte Público em Porto Alegre face a manifestação do Ministério Público do RS e do Tribunal de Contas do RS, caso contrário, não faria nada;
    8 – Imagine quando ocorrer a Licitação no mesmo molde do Estudo de Cálculo Tarifário, será a mesma direcionada ou Empresas de fora de Porto Alegre e outras Empresas sediadas em outros Estados poderão participar ou se manterá o monopólio;
    9 – Quantos cidadãos em Porto Alegre possuem o direito a isenção de passagens,
    tais como: idosos, portadores de necessidades especiais e em outro dado até hoje desconhecido mas que consta no custo: carteiro dos Correios não pagam passagens, Brigadiano fardado não paga, Oficial de Justiça não paga, Funcionários de Empresas de Ônibus não pagam;
    10 – Mais itens serão postados, isso é só início da falta de transparência por parte da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

    Curtir

  3. BULLSHIT!

    Já liiguei para reclamar que o ônibus saiu ANTES do horário e a atendente disse que não poderia fazer nada porque eu estava na segunda parada e não tinha como provar o descumprimento.

    Já fiz reclamaçao pelo atrasos tambem e a situaçao continua a mesma. Agora que tem polêmica na cidade eles vão fiscalizar?

    As linhas citadas foram T2, T2A e Restinga/PUC/3a Perimetral.

    Curtir

  4. Desculpem, mas sou usuário a milhares de anos e acho sim a qualidade do transporte coletivo de POA muito boa.

    Já usei em floripa e bom, melhor nem falar! E tbm em SP e em POA é melhor sim do que SP.

    Acredito que talvez possa perder apenas pra curitiba, caso lá seja tudo isso que dizem…

    Curtir

  5. pobre assis brasil. a prefeitura poderia pelo menos fazer estações de onibus pré pagas e separar as estações de poa e da região metropolitana,pelo menos no obirici . ja que não havera brt na assis por muito tempo..de uma olhada nisso http://www.tribunadabahia.com.br/2013/03/26/ninguem-se-mexe-o-metro-de-salvador-continua-fora-dos-trilhos

    Curtir

  6. “Sabemos que a qualidade do transporte coletivo de Porto Alegre é muito boa” CAPPELLARI, Vanderlei.

    Curtir

  7. “Na área do transporte coletivo, a EPTC já prepara licitação para o sistema de ônibus, que deverá acontecer até o final deste ano.” Isso me da medo.

    A EPTC preparando uma licitação, não me surpreenderia se as vencedoras fossem as mesmas empresas que já estão aí.

    Curtir

    • Sim, vai ser licitação do tipo “cala a boca da população”, pra dizer que fizeram licitação, e no fim das contas continuar com as mesmas empresas, ou pior, apenas trocando de nome.

      MAS isso nunca acontece por aqui né?

      Curtir

  8. A parte em negrito só pode ser ironia (ou cegueira). Será que ele algum dia já pegou ônibus, para dizer que a qualidade já é muito boa? não precisa nem ser em horário de pico. Primeiro que raramente se cumpre os intervalos médios de espera entre os ônibus. Se nosso serviço é tão bom, assume-se que já temos informações básicas afixadas em cada parada, contendo o percurso de cada linha (facilitando a vida do turista e dos próprios porto-alegrenses, ao pegarem uma linha não habitual), com previsão de chegada naquela parada específica, e que há um cuidado rotineiro em se manter a pontualidade das linhas e um intervalo mais frequente em horário de pico, que não leve a aglomeração de passageiros. Nem vou entrar no mérito da conservação e padronização das paradas. Sim, realmente tudo que precisamos é um “mutirão” neste momento, para fiscalizar o bom serviço que já dispomos…

    Curtir

  9. OFF TOPIC :

    E o cartel deixou as pessoas ao relento hj pela manhã :

    http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=495000

    Curtir

  10. olha, não sei como, mas no final do ano com atrasos de mais de 50 minutos, colocaram um pessoal pra cuidar e os onibus chegaram com apenas 10 minutos de atraso.
    haha

    Curtir

  11. E vão garantir melhor cumprimento como? Com tanta obra ao mesmo tempo a cidade só pode diminuir de ritmo mesmo. Eu apostaria que vão rever os horários eventualmente…

    Curtir

    • vão multar, obviamente. e no fim do ano vão ser orgulhar de terem multado mais umas mil vezes e na realidade não vai mudar nada.

      Curtir

    • Se é sabido que o motivo são as obras, se é sabido que haverão obras e onde elas ocorrerão, que a tabela de horário seja revista, que as rotas sejam alteradas, que o sistema seja adequado à nova realidade.

      Obras são coisas previstas, por que não perveram o resto também? Falta de planejamento será?

      Curtir

  12. Pura encenação, Ministério de Goebbels criando um factóide .
    Há antenas ao longo dos trajetos dos ônibus que captam o horário que eles estão passando.

    Curtir

    • Sim, há o sistema SOMA já em operação desde 2001…. se está 100% ativo é outra história.

      Agora, ficar martelando na cabeça das pessoas frases como “Sabemos que a qualidade do transporte coletivo de Porto Alegre é muito boa” é quase uma lavagem cerebral de uma BAITA inverdade!

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: