Salgado Filho é o único aeroporto da Copa que ainda não tem obras

Eterno atraso

Previsão de licitação para reforma do Terminal 1 saia do papel em maio

 Da Redação

Porto Alegre – A Copa do Mundo está prevista para junho de 2014 e até lá todas as obras de infraestrutura propostas devem estar prontas. Esta pelo menos é a intenção do governo. Mas um novo levantamento mostra aquilo que os gaúchos já sabem. A ampliação do Aeroporto Salgado filho não deve estar pronta, afinal nem começou ainda.

Dos 13 aeroportos que receberão investimentos para o evento, o de Porto Alegre é o mais atrasado. A Infraero ainda trabalha no projeto de engenharia do Terminal 1 gaúcho, que deve receber reforma e ampliação dos atuais 37,6 mil metros quadrados para 60,3 mil metros quadrados na área de passageiros. Isso elevaria a capacidade de 15,4 milhões de usuários por ano para quase 19 milhões.

Agora, a Infraero promete que a licitação acontece em maio e as obras iniciem em junho tendo como prazo de término maio de 2014, um mês antes do início da Copa. Isso dá um prazo de apenas 11 meses para execução das obras. O próprio órgão já havia dito que os trabalhos exigem 14 meses.

A assessoria de imprensa do órgão afirmou que não concederá entrevista detalhando os problemas na reforma.

Jornal NH

__________________

Vale a pena ver os gráficos que foram publicados na Zero Hora:

aeroporto-01

aeroporto-02

Que vergonha !  Imensa vergonha para um estado como o RS !  

E um governador que vale o mesmo que um zero à esquerda!



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, aeroportos brasileiros, COPA 2014

Tags:, , , ,

21 respostas

  1. Rio Grande do Sul, sempre o último. Mesmo quando foi o fator decisivo para que esta tal de Dilma chega-se ao poder.

  2. O aeroporto Salgado filho é uma questão que se arrasta faz muito tempo e provavelmente pode existir os mais variados interesses ,principalmente daqueles que gostam de ganhar muito dinheiro e não deixar nada de bom em troca.Quando houve a ampliação do terminal poderia ter sido executada tambem a ampliação da pista e o terminal poderia ter sido configurado para atender uma demanda de 30 a 40 anos.Entretanto naquela epoca foi executado da maneira que esta´,nada funcional quando há mais de tres ou quatro voos.Mal gerenciado? E´possivel, afinal é a infraero que toma conta e é bem possivel que ela tenha um monte de funcionários e só tem iniciativa para morder a taxa de embarque.No terminal 2 ou antigo Salgado Filho a coisa é pior chega ser patetico o estado do terminal muito espaço vazio e mal cuidado. E´interessante que depois que a infraero subiu os alugueis das areas de serviço nada melhorou só aumentou foi o valor do preço da comida e assemelhados. Se o atual governador nada fez ou pouco fez para resolver esta questão ou se o atual prefeito quer mandar o aeroporto embora, estamos numa democracia e somos livres para votar em quem possa atender melhor nossas demandas.Infelizmente as coisas não são tão fáceis o nosso povo não vota pensando no melhor para a comunidade e sim pensando no seu umbigo e a reciproca é verdadeira por parte da maioria dos politicos.Parece aquilo que o Zagalo falou uma vez, vocês vão ter que me engolir.

  3. O terminal novo inaugurou em 2001 com capacidade de 4 milhoes/pax + 1.5 milhao/pax do “puxadinho” e outros 1.5milhao/pax do terminal antigo…
    …………Total 7 milhoes/ pax.

    Que estoria e’ essa de 15.4 milhoes/pax agora ????

    A PTezada adora “inflar” os numeros!!…..e o pior e’ que ninguem contesta…

  4. Esse eh o “alinhamento das estelas” (vermelhas) que esse partido tanto alardeou na propaganda eleitoral. Hoje, vemos que esse defensor de terroristas eh SO AGE CONTRA O NOSSO ESTADO, e o partido dele SO FAZ MAL AO RS E A POA, expulsando industrias, nao fazendo nada para defender os interesses do RS, atravancando o Cais Maua, atravancando o Pontal, e varios outros exemplos em que os interesses ideologicos sao mais importantes do que os interesses da nossa terra. Esse defensor de terrorista eh um inimigo do RS e de POA. Lembrem dele e do seu partido quando nao tivermos aeroporto, CaisMaua, Pontal, quando nossa economia ver poeira frente ao desenvolvimento e investimentos que acontecem em outros estados.

    o

  5. o exercito(projeto) e a aeronáutica tão rindo do tarso

  6. As obras de ampliação da pista principal do Salgado Filho já deveria estar bem adiantadas, mas, Infelizmente, todo o processo de GESTÃO dos envolvidos pela total incapacidade de resolverem a Situação. está virando um DESCASO e ATRASO TOTAL para todo o RIO GRANDE DO SUL e o SUL do País. Lamentável e nota ZERO para a INFRAERO.

  7. vergonhoso isso, vergonhoso, mas também o que esperar de um estado que tem um governador que não faz nada de bom…enquanto isso, volto a falar novamente, nos outros estados as obras nos aeroportos andam e aqui no RS ta essa coisa…agora se é pra falar do outro aeroporto que querem construir o governador abre a boca né, vergonhoso isso..

    assim o RS jamais vai crescer

  8. Esse Tarso é mais apático que uma pedra. Não faz nada pelo estado, nada!

  9. Vamos continuar debatendo sobre o aeroporto.
    Mas que essa da Yeda foi muito forte, foi.
    Primeiro que quem dizia “interésses” era o tio Briza.
    Segundo, “interesses gaúchos” quais ?? Das concessionárias de pedágios ?

    • A yeda estava discutindo transporte hidroviário, ajudou a viabilizar o catamarã e iniciou discussões sobre plano de irrigação pelo que eu me lembre.

      • Tbm assinou a obra do cais que o Tarso quis empacar depois (assim como o catamarã tbm foi empacado), e tinha encaminhado PPP pra presídio em Canoas, inclusive em parceria com prefeito do PT (Jairo Jorge, único petista decente, pelo visto, q realmente se importa com sua cidade) que o Tarso fez questão de jogar no lixo. Isso que eu me lembre. Estava querendo colocar as contas do estado falido há décadas no lugar, enquanto nosso queridão atual, enche a máquina pública de CCs.

  10. O nosso excelentíssimo Governador é um marionete de interesses maiores, seja tapando furo em Ministérios que não entende nada, seja fazendo favores a ” companheiros” internacionais.

    Deve chegar em Brasília piando baixinho, baixinho….

    A Yeda era ” meio excêntrica”, mas cantava mais grosso que o Tarso, na hora de abraçar os interÉsses gaúchos.

  11. Pior que é bem isso, Pablo. Nossa prefeitura, em vez de ir atrás disso foi reclamar que o sinduscon achava que ia faltar dinheiro para a pobre construção civil se não pudesse construir prédios mais altos no entorno.

    • Quem sabe não está aí a resposta para a lenta agonia do Salgado Filho, não é mesmo Felipe ?
      Acho, pra não dizer, tenho certeza, que a Santíssima Trindade da Lista de Schindler, Melnick, Maiojama (Sirotsky) e Golsztein estão pressionando forte para varrer o Salgado Filho do mapa. Primeiro pela portaria do Ministério da Aeronáutica que proibe a construção de prédios mais altos a uma raio de 5Km da cabeceira da pista (tóóóóóíiinnng) e segundo pelos 360 hectares da área do Salgado Filho.
      Tá, tudo bem, isso é só uma teoria da conspiração. Não tem nada a ver com aquele famigerado estudo da FIERGS/ Price Waterhouse e etc…

  12. Como diz a propaganda do DEM: “o alinhamento das estrelas do PT nao ia tornar a nossa vida uma maravilha?”

  13. O Fortunati foi à Brasília pedir para liberar construção de prédios em torno do aeroporto. Não me lembro dele ter ido para pedir agilidade nessa obra. Alguém sabe de algo?

    Não adianta, as coisas só acontecem sob pressão e olhe lá, vide valor da tarifa de ônibus. Talvez se mais pessoas usassem o transporte aéreo poderia haver protesto.

  14. Será que existe alguma relação obscura entre esse atraso e a campanha para o aeroporto em Nova Santa Rita?

  15. Qual a cidade do aeroporto Salgado Filho mesmo??? Bom, tá respondido!

Faça seu comentário aqui: