Sem confrontos, protesto reúne multidão no Centro

protesto-centro-poa

 

Jornal Metro – Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

28 respostas

  1. Vi hoje no Facebook:

  2. Mesmo sendo, sem dúvidas, a melhor e mais real matéria sobre o protesto, faltaram falar de algumas coisas. Houveram sim vândalos e pichações (o que eu, que estava lá, fui contra), mas também houveram vaias aos manifestantes que batiam na lataria dos ônibus e soltavam rojões, houveram minutos de silêncio enquanto a manifestação passava em frente a um hospital (e quem tentava puxar palavras de ordem, nesse momento, eram silenciados pelo resto dos manifestantes), vi uma multidão de mais de 5 mil pessoas abrirem espaço para uma ambulância passar e vi gente levantando o contêiner que, na matéria, só disse que foi derrubado, vi manifestantes entregarem flores a polícia em sinal de protesto a última manifestação que havia gerado violência. Não serei falso, vi sim muitas pichações ao patrimônio público (o que pra mim, tira a coerência do protesto, visto que esse se diz a favor dos cidadãos e contra a passagem cara, mas aí vão lá e picham algo que nós mesmo, o povo, pagamos) e vi também vidros de ônibus quebrados (outra atitude que repudiei), mas é difícil conter uma multidão de 5 mil pessoas. Ainda há o que melhor para o próximo protesto, sim, mas esse serviu como exemplo para o ocorrido na última quarta-feira e foi a maior manifestação de democracia e cidadania que já vi na vida. Queria eu que todas as pessoas saíssem assim às ruas todos os dias para lutar pelos direitos e pelo que acham errado. Viveríamos num país bem melhor.

  3. Acredito que mesmo com os protestos a passagem não muda de valor.

  4. Olha esse vídeo e perceba a quantidade de gente!

  5. Tem gente procurando pelo em ovo para tentar desqualificar o protesto… Por mais que tentem, por mais que a mídia tente, haviam mais de 5000 pessoas lá que sabem muito bem o que estava acontecendo.

    Melhor admitirem…

  6. Estive lá.

    Duas pessoas derrubaram um conteiner de lixo, dez levantaram-no.
    A cada rojão solto, uma vaia estrondosa.
    MAIS: VI 5000 pessoas fazerem silêncio ao passarem pela Santa Casa, depois de fazer uma festa incrível dentro do Tunel da Conceição (a acústica ajuda)
    Vi o pessoal ABRINDO CAMINHO PARA AMBULÂNCIA passar.
    E MAIS, SEM AGRESSÕES POR PARTE DOS MANIFESTANTES.

    Que mania! Tem gente que está buscando um detalhe insignificante para desmerecer uma mobilização sem precedentes nos últimos anos.

    Pixação sempre teve e sempre vai ter, com ou sem protesto. Te garanto que os pixadores não são 0,1% do grupo e certamente se aproveitaram da “segurança” de estar no meio da multidão para pixar. Foram gastos 30 milhões em reforma estrutural e não em tinta para reformar o túnel, faça-me o favor… Não vejo motivo algum para colocar essa manchete acima do fato de que FOI UMA MOBILIZAÇÃO GIGANTESCA E TOTALMENTE PACÍFICA.
    Se não fosse a pixação, teriam dito que trancaram o trânsito. Quem quer criticar, que seja coerente com seu pensamentos e diga: “acho muito justa a tarifa do ônibus”, e não fique tentando desqualificar aqueles que pensam e se mobilizam pelo contrário com motivos estapafúrdios a la Lasier Martins.

    POR ÚLTIMO: faço o convite a todos irem ao próximo protesto quinta-feira.

  7. É, passa o ano todo e ninguém protesta contra o aumento das passagens, que ocorre anualmente. Depois to fato consumado, tome protesto… Engraçado que nas férias, ninguém protesta..
    PS: Acho válido protestar, o preço da passagem é um absurdo…

  8. Em decorrência do protesto contra o aumento da tarifa de ônibus em Porto Alegre, que reuniu milhares de pessoas e parou a Capital na noite dessa segunda-feira, o prefeito José Fortunati voltou a criticar os manifestantes por atos de depredação do patrimônio público. “O positivo foi que eles não depredaram a prefeitura, não agrediram ninguém. Mas depredaram contêineres de lixo, picharam a cidade, prédios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), picharam todo o Túnel da Conceição. Nós gastamos R$ 30 milhões para requalificar o túnel e ele ficou totalmente pichado”, disse nesta terça-feira em entrevista à Rádio Guaíba.

    • Esta notícia é do Correio do Povo.
      Achei lamentável realizarem novamente depredação de patrimônio público.
      Jamais serei favorável a protestos deste tipo.
      Tudo bem protestarem contra este aumento abusivo das passagens, porém, pichar a cidade, depredar patrimônio público é lamentável.

    • Pegue 5000 pessoas. Quantos baderneiros existem? Claro que alguém vai fazer algo errado… entretanto atos de vandalismo foram reprimidos pelos demais protestantes.

      Outra coisa que só li em um jornal foi que esse contêiner que foi derrubado foi reposicionado por protestantes que vinhas atrás.

      Uma coisa estranha são esses rojões jogados no meio das pessoas. Acredito que foram jogados por agitadores para criar medo e raiva.

      • Não acho que foram jogados por agitadores para criar medo e raiva. Foram jogados por inconsequentes que não estavam no protesto com a mesma intenção que a maioria, a intenção de se manifestar pacificamente.
        Fui ontem e fiquei mais a frente da marcha só pra observar, tinha muito pirralhinho com camiseta na cara dizendo que ia quebrar tudo, mas eram poucos. Acredito que foram esses os atiradores de rojão.

        E esse negócio do contêiner realmente aconteceu. Problema é que quando levantaram a tampa abriu e o lixo caiu todo na rua.

    • Tenho uma sugestão para o prefeito. Implementa um transporte público de qualidade ou barato, em vez de caro e ruim como o atual, que os protestos acabam. O resto é mimimi dele.

    • Nessa mesma reportagem, ele fala “Vamos comparar com a capital federal, onde a passagem é mais barata. Mas ande de ônibus lá. São ônibus sucateados, aí é fácil dizer que a tarifa é mais baixa que Porto Alegre. Aqui, 30% dos ônibus tem ar condicionado, a frota é renovada a cada quatro anos e meio. Isso tem custo, tem preço”.
      Mandei a seguinte mensagem pra Redação do Correio do Povo:
      O prefeito José Fortunatti falou inverdades na sua entrevista ao Correio do Povo. Quando ele diz que a frota de ônibus é renovada a cada 4,5 anos, isso não é verdade. Os ônibus podem circular até 10 anos, em casos de exceção até 11 anos (como atualmente circulam 39 ônibus da Carris); no caso dos articulados, podem circular até 13 anos (como aconteceu com ônibus da Carris que operaram entre 1999 e 2012), basta acessar a legislação no site da EPTC. Além disso, ele diz que 30% dos ônibus têm ar condicionado, outra informação errada. Apenas 20,3% da frota é equipada com ar condicionado, e esses ônibus estão distribuído principalmente entre as linhas da Carris e algumas localidades isoladas da zona sul e da zona leste, de modo que menos de 20% da população têm acesso aos ônibus com ar condicionado. Acredito que o prefeito precise estudar mais os fatos antes de ficar espalhando inverdades na mídia.

      Dúvidas de onde tirei essas informações? http://www.viacircular.com.br (site de um grupo de busólogos do RS, com informações atualizadas sobre a frota de Porto Alegre, coisa que a EPTC não divulga)

  9. Nem sempre o Metro me agrada, como todo jornal, mesmo sem distribuido de graça, tem alguem pagando por tras. Mas acho otimo que deixem bem claro que a reuniao com o prefeito, foi com entidades estudantis de partidos aliados ao governo municipal.
    Diferente da ZH, que critica os manifestantes do PSOL e PSTU.

  10. A melhor reportagem de nossos jornais, como de costume.

  11. Mais uma vez um jornal que não custa nada, coloca uma manchete de forma positiva.

Faça seu comentário aqui: