Aeromóvel terá início de testes

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Jornal Metro – Porto Alegre – 4 de abril de 2o13



Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho

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43 respostas

  1. Sou a favor do AEROMÓVEL, é o mais prático e barato meio de transporte entre um lugar e outro, o AEROPORTO tem 6 milhões de passageiros/ano, logo, se o aeromóvel levar um milhão, será muitos carros a menos nas engarrafadas avenidas e rodovias da RMPA, quem não gostar do aeromóvel, vai de taxi, ou de ônibus, o aeromóvel vem pra acrescentar, o AEROMÓVEL da ARENA é iguamente viável, pode ser um sistema de pista dupla e 3 carros por composição, que é a capacidade homologada nos estudos do aeromóvel, isso sem falar que, havendo mais de uma estação, pode haver mais de uma composição no mesmo sentido, ou seja, teria uma ótima capacidade para os dias de jogos, e operaria de forma mais reduzida em outros horários, servindo ao bairro e ao complexo, dando mais qualidade de vida para toda uma população, lembrando que quando o metrô (linha 2) se aprontado e concluído vai dar agregar ainda mais gente ao sistema, tornando o trensurb um sistema mais atrativo.

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  2. Bom saber que está sendo concluido. Acredito no potêncial dele, especialmente para Canoas, onde sempre reclamo que tem vias estreitas de mais para se instalar um BRT. Aliás, acredito que Canoas tem demanda pra mais duas ou três linhas de aeromovel.

    Um outro bom lugar para uma linha seria saindo da Estação Unisinos, passando pela Unisinos e chegando no Senai-Cetemp, na BR-116, onde vários alunos descem de ônibus e atravessam a pé a rodovia (por pura imprudência, afinal, existe um viaduto com calçada para pedestres ao lado).

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  3. Quem é que vai utilizar este aeromóvel para ir até o aeroporto? Passageiros? Dificilmente. Para se deslocar de sua casa/hotel até o aeroporto o vivente precisaria pegar um táxi ou ônibus até uma das estações do trensurb, pegar o trem até a estação aeroporto, trocar pelo aeromóvel para chegar no aeroporto. Tudo isso carregando malas.

    Fizeram uma linha curta, que não vai servir para nada quando existiam dezenas de possibilidades de linhas mais úteis e funcionais para a cidade.

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    • Quem mora perto do Aeroporto você tem razão, mas e quem mora na zona sul ou na região metropolitana?

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    • Me parece que vale a pena para quem mora no Centro, ou em São Leopoldo e Novo Hamburgo.

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      • Foi o que pensei também, renato.

        E concordo com o que o Francisco disse sobre desconsiderar o futuro. Daqui 5 anos a demanda na região aumenta e vão dizer que o governo nunca fez nada para isso de forma preventiva. O aeromóvel até a Arena ia ser superlotado em dias de jogos, mas atenderia a demanda do shoping, hotel, sem contar outros empreendimentos que vão surgir naquela área, como toda a certeza.

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    • E os funcionários, Marcelo? Funcionário não carrega mala, geralmente não tem plata pra ir todo dia de carro ou táxi, e ainda por cima, não raro mora longe (seja em POA ou na RMPA). Pra funcionário que já vem de metrô isso vai fazer MUITO sentido.

      E, a respeito dos passageiros, estou um pouco surpreso com o alinhamento elitista do teu comentário. Sim, às vezes viajamos carregando pesadas malas, mas hoje em dia já se pode observar que tem muita gente fazendo turismo mais “leve”, mais mochileiro, que visa economizar não só dinheiro mas também esforço na hora de carregar as malas. Nesse clube também entra quem viaja à trabalho (a.k.a. bate-e-volta em Sampa): se o cara mora relativamente perto da estação do Trensurb já é infinitamente melhor do que ficar sujeito a engarrafamentos-surpresa correndo o risco de perder voos e compromissos.

      Enfim, esse negócio de transporte de massa junto ao aeroporto é tão comum no mundo desenvolvido que talvez seja uma boa ideia. Pessoalmente, eu acho fantástico que Porto Alegre seja a primeira cidade a efetivamente implementar isso no Brasil.

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      • Dizer que as pessoas levam malas para viajar é ser elitista, Fmobus? Pra mim elitismo é fazer um aeromóvel em frente ao aeroporto quando tem tanta área em Porto Alegre com mais demanda.

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        • Acho que uma coisa não está relacionada com a outra. O Aeromóvel foi construído ligando o trem ao aeroporto porque foi o único lugar que a ATP deixou fazer. Esse é só o primeiro… deixa as pessoas experimentarem, olharem, usarem nem que seja para turismo. Depois disso a pressão para acabar com o monopólio desses ônibus barulhentos, poluidores e gastadores será muito forte.

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      • Sem considerar que ali é perigoso andar a pé. A Av. dos Estados tem uma alça que passa no caminho de quem vai da estação aeroporto até o aeroporto, e ali tem uma faixa de segurança mal-pintada, que praticamente nenhum motorista respeita.

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    • Cara, todo dia vejo pessoas cansadas carregando malas entrando no trêm na estação aeroporto. Já existem pessoas que se deslocam até o Salgado Filho de metrô. Fora as pessoas que trabalham no Aeroporto.

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    • Tem umas 3 milhoes de pessoas na RM de Porto Alegre que podem optar pelo trêm para ir ate o aeroporto.

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    • Já fiz isso várias vezes (umas 5 pelo menos). Pego onibus até a rodoviária e depois tresurb até o aeroporto. Custa menos de 5 reais. Se eu fosse de taxi (moro no santana) gastaria no minimo 25 reais na bandeira 1. Imagina quem mora na zona sul e quer ir para o aeroporto. Vai gastar 40..50 reais?

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  4. Fazem muito para avacalhar e criar o caos na Copa. São os apátridas descendentes do FHC, que adora criar o caos para fazer campanha política.

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  5. Muito legal! Agora é que vai começar o trabalho de verdade! Esse é um sistema totalmente novo. É quase uma cobaia!

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  6. O prolongamento até a Arena do Grêmio é uma verdadeira armadilha contra o Aeromóvel. Naquela região o fluxo será irregular (somente nos dias do jogos), intenso e anti-econômico, é tudo que os adversários do aeromóvel querem para ele.
    .
    Imaginem, o aeromóvel fica uma semana transportando meia dúzia de passageiros, uma hora antes do jogo checam 5.000 pessoas querendo pegar o aeromóvel, e certamente para este fluxo ele não vai funcionar, aí os críticos vão dizer:
    .
    – Viu, nós dissemos que o sistema era antieconômico e ineficiente!
    .
    Se é para prolongar o aeromóvel, era para prolongar na direção do CENTRO, mas aí ele vai funcionar corretamente com tráfego constante e diluído ao longo do tempo, mostrando suas qualidades.
    .
    Vocês acham que a ATP, vai permitir isto?

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    • Tem razão Rogério, até a Arena não será viável. Ninguém vai investir em uma negócio sazonal. Vai ter dias que ele vai andar vazio até lá.

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      • Exato Simon, nada em termos de transporte coletivo permanente funcionaria até a Arena, ou ficaria toda semana as moscas, ou ficaria superlotado antes e depois dos jogos.

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      • Vocês estão desconsiderando o futuro. Ali vai ter um shopping, hotel, etc. Além do Grêmio; Toda a estrutura do clube vai ser lá, só isso já gera um bom fluxo. E a população do bairro que já está aumentando bastante e vai aumentar muito mais poderia ir de trem pro centro ao invés de ir de ônibus.
        Pros dias de jogo realmente não daria conta do fluxo, mas pode ser mais uma opção.

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      • Gilberto,

        Estás esquecendo dos projetos residenciais da própria OAS, que breve iniciarão a ser construídos, e dos moradores de outros núcleos da proximidade. Acho que isto deveria ser levado em consideração (além dos empreendimentos comerciais, tipo Shopping, que por sí só atraem pessoas de outros bairros).

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        • Até que se construa os projetos entorno da Arena, os detratores do Aeromóvel fariam um auê procurando demostrar a ineficiência do mesmo.
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          Não conhecemos o nosso povinho?

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      • O presidente da Trensurb lembrou que além do estádio, o complexo Arena terá shopping, centro de eventos, hotel, além de atender ao bairro Humaitá com 5 estações no percurso.

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    • Muito bem colocado! Parece que querem “investir” em aeromóvel onde não atrapalha os ônibus.

      – O transporte para a Arena é típico para ônibus. Fora do horário de pico pode-se realocar ônibus de várias empresas sem atrapalhar nada nem ninguém.

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    • A ideia dessa linha do aeromóvel não é acessar a Arena do Grêmio, para ser usada apenas em dias de jogo, mas atender a demanda diária dos moradores no trajeto.

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    • Teria que ver se fizeram um estudo de demanda, o que duvido. Mas na teoria entendo o ponto do Rogério. Se fizerem o sistema e não houver demanda HOJE vai ser usado como argumento para não continuar expandindo a rede.

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    • Algumas coisas tem que ser feita por serem justas, temos q parar de pensar em tudo só pelo fator econômico. Se for assim, então vamos vender a mãe, dá lucro

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  7. Estou torcendo muito pelo sucesso deste empreendimento.

    O sucesso do aeromóvel do aeroporto irá impulsionar outros projetos tais como Aeromóvel Canoas, Aeromóvel POA (Centro-ZS), Aeromóvel da Arena…

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    • O aeromóvel da Arena, nunca vai funcionar corretamente, para dizer a verdade, nem aeromóvel, nem VLT, nem BRT e muito menos metro compensam o investimento de ir a uma área que tem uma demanda de 10.000 ou 20.000 pessoas por semana! (e em quatro ou cinco horas).

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      • Se levarmos em conta apenas o movimento de jogos e shows, concordo contigo: fica complicado.

        No entanto, se levarmos em conta os projetos comerciais e residenciais do entorno da Arena, com um fluxo “constante” de moradores e trabalhadores, daí sim temos uma demanda interessante que poderia viabilizar a linha.

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    • A linha de Canoas ja está “avançada” pois prefeitura e trensurb ja estão fazendo estudos para os melhores métodos construtivos e o governo federal ja repassou a verba do PAC mobilidade para a linha que ligará o Bairro Guajuviras até a estação Mathias Velho da Trensurb.

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  8. Muito legal!

    Sobre expansões, eu gostaria mesmo é de ver uma linha nova do novo porto até a zona sul!

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