Obras de trecho da ciclovia da Ipiranga iniciam sábado

Porto Alegre já conta com 13 quilômetros de ciclovias   Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre já conta com 13 quilômetros de ciclovias Foto: Cristine Rochol/PMPA

A partir das 10h deste sábado, 6, iniciam as obras do novo trecho da ciclovia da Ipiranga, entre as avenidas da Azenha e Silva Só. O trecho exclusivo aos ciclistas terá um quilômetro de extensão e seguirá os mesmos padrões da ciclovia. Os trabalhos começam na Azenha.

O novo trecho exclusivo para quem utiliza bicicleta tem piso de asfalto, coloração vermelha, com semáforos exclusivos para ciclistas nos cruzamentos. A obra é uma parceria público-privada, com o projeto viário elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e contrapartida financeira do Grupo Zaffari. A ciclovia da Ipiranga terá, ao todo, 9,4 quilômetros, interligando as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho. Atualmente, Porto Alegre conta com 13 quilômetros de ciclovias, todas baseadas no Plano Diretor Cicloviário.

“Estamos avançando na construção de espaços para ciclistas na Capital. Até a Copa, esperamos contar com 50 quilômetros de ciclovias. É importante lembrar, também, que completamos mais de 100 mil viagens do projeto BikePoa, com vinte estações, 200 bicicletas para uso, um verdadeiro sucesso. Vamos avançar ainda mais em ações de incentivo ao uso de bicicleta”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Ciclovias existentes

Ciclovia da Restinga

4,6 quilômetros de extensão. Custo da obra foi de R$1,1 milhão, financiada somente pelo município. São 3 quilômetros na avenida João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e Ignês Fagundes. Outros 500 metros conduzem até as proximidades do Parque Industrial, e 1,1 quilômetro na Nilo Wulff, entre a avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus.

Avenida Diário de Notícias

Ao longo da av. Diário de Notícias, entre Wenceslau Escobar e Chuí, com extensão de 2,1 quilômetros. Obra concluída. Construída como contrapartida pelo BarraShoppingSul.

Ciclovia de Ipanema

Inicia na Cel. Marcos com Déa Coufal, segue pela Déa Coufal e avenida Guaíba, encerrando na Osvaldo Cruz, com 1,25 quilômetro de extensão. Foi revitalizada recentemente.

Avenida Icaraí

1,7 quilômetro, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-Centro, localizada ao lado direito da pista, junto ao meio-fio e segregada por tachões.

Rua Sete de Setembro (Centro)

585 metros, é dividida em dois trechos, o primeiro, de 185m, da Borges de Medeiros até a General Câmara; o segundo, de 400m, da Caldas Jr. até a Padre Tomé.

Avenida Adda Mascarenhas (bairro Jardim Itu Sabará, zona Norte)

1,2 quilômetro, nos dois sentidos da avenida, entre as ruas Karl Iwers e Vitório Francisco Giordani.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Bicicleta, ciclovias

Tags:,

20 respostas

  1. A obra será concluída com atraso, talvez as vésperas da eleição.
    Fortunati é um tipico politico brasileiro.

    Curtir

  2. E vão continuar usando a tinta vermelha escorregadia?

    Curtir

  3. Bem, tomara que agora façam de uma vez a obra.

    Curtir

  4. Vai sair um pedal de protesto para Restinga amanha:

    http://vadebici.wordpress.com/2013/04/05/pedalada-do-davi-pela-dignidade-e-paz-no-transito/

    Pela morte do jovem por um caminhão de lixo em cima da ciclovia.

    Vamos poder ver se a EPTC/SMOV arrumou a sinalização que não existia na época do acidente, bem como ver como anda a investigação criminal (os técnicos responsáveis tenha que ser indiciado tb).

    Infelizmente teve ocorrer uma tragédia a muito relatada por qualquer pessoa que tenha uma pequena noção que é perigoso pedalar em cima da calçada (pq tem que cruzar a rua). Os chamados “técnicos” acham que não, e constrói ciclovia em cima da calçada. A Restinga foi a primeira aberração da EPTC, todas as obras da Copa segue o mesmo caminho.

    Mais quantas mortes serão necessárias para justiça entender que tem que tomar alguma atitude com esses técnicos/políticos ?

    Curtir

  5. Seguido eu vejo notícia na ZH de colisão ou perda de controle de automóvel na Av Ipiranga e quase sempre os carros saem da pista,passam pelo talude e caem dentro do dilúvio.Me pergunto:e se ali já houvesse ciclovia e algum ciclista estivesse passando no local no momento?Mais cedo ou mais tarde vai acontecer uma tragédia ali igual aconteceu na Restinga.Deveria haver uma maneira de proibir essa obra e obrigar que fosse feita no lugar certo,na pista mais à direita da avenida.

    Curtir

  6. Sera’ que ninguem ve que essa ciclovia sem calcamento pra pedestre nao vai funcionar?

    Curtir

  7. Começei a olhar no streat view e me apavorei. Tem muito poste no meio do caminho. Sabe-se lá como farão as trocas de lado. Vou começar a planejar outras rotas e não usar mais a ipiranga.

    Curtir

    • Como a Bento está em obras a velocidade dos carros diminuiu. Por enquanto é quase tranquilo andar por lá. A não ser que tu te incomode com ônibus passando perto.

      Curtir

  8. Mais um lixo que vai ficar pronto fora do prazo.

    Curtir

  9. Está andando… muito lentamente, mas esta… Isso já é bom.

    Curtir

  10. Eu sempre me pergunto: o que eles tão contando nesses 13km de ciclovias? Por acaso tão contando a Beira-Rio, onde você tem que compartilhar o espaço com pedestres? Tão contando a do Barra, onde você disputa com os pedestres, que até pouco tempo atrás não tinham calçada própria? Tão contando a da Restinga, onde em muitos pontos não há calçada at all? Acaso estão contando a Av. Icaraí, que é uma ciclofaixa? Tão contando a da Sete de Setembro, que é uma ciclofaixa?

    Até onde eu entendo, ciclovia de verdade, ciclovia mesmo, com segregação física, Porto Alegre só tem a de Av. Ipanema e a da Av. Ipiranga.

    Mas né, não que prefeitura se importe muito. Essencialmente é “faz qualquer coisa e chama de ciclovia que tá bom”.

    Curtir

  11. Que demora, meu Deus do céu!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: