A partir das 10h deste sábado, 6, iniciam as obras do novo trecho da ciclovia da Ipiranga, entre as avenidas da Azenha e Silva Só. O trecho exclusivo aos ciclistas terá um quilômetro de extensão e seguirá os mesmos padrões da ciclovia. Os trabalhos começam na Azenha.
O novo trecho exclusivo para quem utiliza bicicleta tem piso de asfalto, coloração vermelha, com semáforos exclusivos para ciclistas nos cruzamentos. A obra é uma parceria público-privada, com o projeto viário elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e contrapartida financeira do Grupo Zaffari. A ciclovia da Ipiranga terá, ao todo, 9,4 quilômetros, interligando as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho. Atualmente, Porto Alegre conta com 13 quilômetros de ciclovias, todas baseadas no Plano Diretor Cicloviário.
“Estamos avançando na construção de espaços para ciclistas na Capital. Até a Copa, esperamos contar com 50 quilômetros de ciclovias. É importante lembrar, também, que completamos mais de 100 mil viagens do projeto BikePoa, com vinte estações, 200 bicicletas para uso, um verdadeiro sucesso. Vamos avançar ainda mais em ações de incentivo ao uso de bicicleta”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Ciclovias existentes
Ciclovia da Restinga
4,6 quilômetros de extensão. Custo da obra foi de R$1,1 milhão, financiada somente pelo município. São 3 quilômetros na avenida João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e Ignês Fagundes. Outros 500 metros conduzem até as proximidades do Parque Industrial, e 1,1 quilômetro na Nilo Wulff, entre a avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus.
Avenida Diário de Notícias
Ao longo da av. Diário de Notícias, entre Wenceslau Escobar e Chuí, com extensão de 2,1 quilômetros. Obra concluída. Construída como contrapartida pelo BarraShoppingSul.
Ciclovia de Ipanema
Inicia na Cel. Marcos com Déa Coufal, segue pela Déa Coufal e avenida Guaíba, encerrando na Osvaldo Cruz, com 1,25 quilômetro de extensão. Foi revitalizada recentemente.
Avenida Icaraí
1,7 quilômetro, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-Centro, localizada ao lado direito da pista, junto ao meio-fio e segregada por tachões.
Rua Sete de Setembro (Centro)
585 metros, é dividida em dois trechos, o primeiro, de 185m, da Borges de Medeiros até a General Câmara; o segundo, de 400m, da Caldas Jr. até a Padre Tomé.
Avenida Adda Mascarenhas (bairro Jardim Itu Sabará, zona Norte)
1,2 quilômetro, nos dois sentidos da avenida, entre as ruas Karl Iwers e Vitório Francisco Giordani.
A obra será concluída com atraso, talvez as vésperas da eleição.
Fortunati é um tipico politico brasileiro.
E vão continuar usando a tinta vermelha escorregadia?
Bem, tomara que agora façam de uma vez a obra.
Vai sair um pedal de protesto para Restinga amanha:
http://vadebici.wordpress.com/2013/04/05/pedalada-do-davi-pela-dignidade-e-paz-no-transito/
Pela morte do jovem por um caminhão de lixo em cima da ciclovia.
Vamos poder ver se a EPTC/SMOV arrumou a sinalização que não existia na época do acidente, bem como ver como anda a investigação criminal (os técnicos responsáveis tenha que ser indiciado tb).
Infelizmente teve ocorrer uma tragédia a muito relatada por qualquer pessoa que tenha uma pequena noção que é perigoso pedalar em cima da calçada (pq tem que cruzar a rua). Os chamados “técnicos” acham que não, e constrói ciclovia em cima da calçada. A Restinga foi a primeira aberração da EPTC, todas as obras da Copa segue o mesmo caminho.
Mais quantas mortes serão necessárias para justiça entender que tem que tomar alguma atitude com esses técnicos/políticos ?
Coloca bastante aspas na palavra “técnicos”, porque técnico de verdade ia se negar a fazer uma coisa dessas.
Seguido eu vejo notícia na ZH de colisão ou perda de controle de automóvel na Av Ipiranga e quase sempre os carros saem da pista,passam pelo talude e caem dentro do dilúvio.Me pergunto:e se ali já houvesse ciclovia e algum ciclista estivesse passando no local no momento?Mais cedo ou mais tarde vai acontecer uma tragédia ali igual aconteceu na Restinga.Deveria haver uma maneira de proibir essa obra e obrigar que fosse feita no lugar certo,na pista mais à direita da avenida.
Sera’ que ninguem ve que essa ciclovia sem calcamento pra pedestre nao vai funcionar?
A solucao era simples, uma faixa de ciclovia de cada lado da Ipiranga, no sentido da mao da via, e uma faixa de pedestres de cada lado.
Não!!!! tirar uma faixa dos preciosos carrinhos, ou mesmo tirando o “direito” de estacionar na Ipiranga não!
Começei a olhar no streat view e me apavorei. Tem muito poste no meio do caminho. Sabe-se lá como farão as trocas de lado. Vou começar a planejar outras rotas e não usar mais a ipiranga.
Como a Bento está em obras a velocidade dos carros diminuiu. Por enquanto é quase tranquilo andar por lá. A não ser que tu te incomode com ônibus passando perto.
Mais um lixo que vai ficar pronto fora do prazo.
Está andando… muito lentamente, mas esta… Isso já é bom.
Eu sempre me pergunto: o que eles tão contando nesses 13km de ciclovias? Por acaso tão contando a Beira-Rio, onde você tem que compartilhar o espaço com pedestres? Tão contando a do Barra, onde você disputa com os pedestres, que até pouco tempo atrás não tinham calçada própria? Tão contando a da Restinga, onde em muitos pontos não há calçada at all? Acaso estão contando a Av. Icaraí, que é uma ciclofaixa? Tão contando a da Sete de Setembro, que é uma ciclofaixa?
Até onde eu entendo, ciclovia de verdade, ciclovia mesmo, com segregação física, Porto Alegre só tem a de Av. Ipanema e a da Av. Ipiranga.
Mas né, não que prefeitura se importe muito. Essencialmente é “faz qualquer coisa e chama de ciclovia que tá bom”.
Acabei de atualizar o post. Da uma olhada. Pra prefeitura são 6 as ciclovias de POA.
Mobus, faltou mencionar que a da Icaraí é unidirecional e que as ciclovias/faixas não estão conectadas.
Que demora, meu Deus do céu!
La por 2015 eles conseguem terminar ….
nesse rítmo o PDCI fica pronto em 2115.