Ênio dos Reis acusou Executivo de descumprir lei vigente desde 1987
A suspensão do reajuste da tarifa de ônibus em Porto Alegre causou indignação no presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Ênio Roberto dos Reis. Em entrevista à Rádio Guaíba nesta sexta-feira, ele criticou o Executivo: “Na nossa visão, estão cometendo diversas irregularidades, inclusive, ilegalidades. A Prefeitura de Porto Alegre está descumprindo uma lei que está vigendo desde 1987.”
Conforme o presidente, o departamento jurídico da ATP está avaliando se pretende recorrer da decisão da Justiça ou se deve mover uma nova ação sobre o preço da passagem. “Nós temos essa liminar do vereador do Pedro Ruas, a quem respeitamos, mas discordamos. Depois vamos ver o caos que isso (transporte público) vai ficar. Quem sabe o Estado, a prefeitura, vão pagar muito caro em alguns anos essa decisão festiva”, afirmou.
O presidente da ATP ainda comentou as condições dos ônibus que circulam na cidade e justificou que não há equipamentos de ar condionado em todos os veículos porque isso iria encarecer, ainda mais, a passagem. “O ar condicionado é um equipamento para o transporte seletivo e não para o transporte coletivo. Nós temos uma frota de 30% com ar condicionado, que não entra no custo da tarifa. Se for incluir ar condicionado em todos os ônibus e colocar isso no preço da tarifa, a passagem ficará bem mais cara. Ficará como o preço da lotação,” argumentou.
Questionado sobre o processo licitatório prometido pelo prefeito José Fortunati, Reis crê que não é uma solução para melhorar a qualidade do transporte coletivo. “Eu até acho que nenhum governante fez a licitação do transporte coletivo até agora, porque nós somos tão competentes que eles (governantes) têm medo de fazer a licitação e chegar algum aventureiro e piorar o transporte de qualidade que nós oferecemos. Mas quando for feito, nós vamos analisar a licitação e ver se vamos participar ou não”, argumentou.
Correio do Povo
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http://www.sul21.com.br/jornal/2013/04/os-baderneiros-venceram/
Os “baderneiros” venceram
A decisão judicial que obrigou a prefeitura de Porto Alegre a recuar no tema do aumento da passagem de ônibus, coroou de êxito a massiva mobilização estudantil que levou milhares de pessoas para as ruas da capital gaúcha nos últimos dias. O povo mobilizado na rua defendendo um interesse público mostrou, mais uma vez, que sempre existe alternativa, que a lógica do “não tem jeito de ser diferente” só funciona quando o princípio da inércia opera. Estão de parabéns os milhares de estudantes que se mobilizaram e saíram às ruas para defender um interesse que é de toda a população que utiliza transporte coletivo. Estão de parabéns também os vereadores do PSOL de Porto Alegre, Pedro Ruas e Fernanda Melchiona, que tomaram a iniciativa de ingressar com uma ação na Justiça para revogar o aumento que havia fixado a passagem em R$ 3,05. É de se esperar agora que a energia social mobilizada nestas manifestações sirva como combustível e inspiração para discutir outros problemas da cidade e do Estado …
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=h0Ng6400z-0#!
Esse vídeo ficou muito bom! Produção, imagens… dá para ver na face das pessoas o ímpeto pela mudança. Como é que um prefeito que vê essas pessoas assim não é capaz de mudar de opinião?
Que ridículo este comentário do Presidente da ATP dizendo que o Ar Condicionado em todos os ônibus faria custar o mesmo preço da Lotação! No valor de um ônibus novo, Ter ou não ter AC representa uma diferença de, quanto? 10%? Não acredito que não haja esta margem no valor destinado à renovação da frota? Quer dizer então que, se o fabricante subir o preço do ônibus, automaticamente pagaremos a diferença? Acho que Porto Alegre precisa de uma nova intervenção nas empresas de ônibus!!!!! E quando tiver operando o VLT? Isso tá me cheirando passagem mais cara, diferenciada… E querem ainda incentivar o transporte coletivo? Por favor né? a qualidade do transporte público tem que ser um requisito e não um benefício! Eu não acredito nestes valores! Duvido que a margem de lucro das empresas seja pequeno dentro do valor da passagem.
Com todo respeito este cidadão ao invés de se justificar, partiu para o ataque, ameaçando a sociedade e ao erário público que forneceu a concessão de serviço público.
Deu as cartas do jogo em dizer se vamos ou não participar da Licitação do Transporte Público em Porto Alegre, simples, fazer a Licitação com Modalidade mais abrangente convidados Empresas de outros Estados e fora do país, aí eu que ver se o mesmo vai se comportar desta forma.
Aliás, alegar que o transporte de POA é de qualidade, é no mínimo subestimar a inteligência do cidadão que paga impostos.
E agora José?????????????????????
É Sobradinho, tinham que entrar com uma licitação mais abrangente, por exemplo, colocar na licitação a possibilidade de empresas internacionais construírem linhas de VLT de grande porte em alguns corredores.
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Mas isto não vai sair, porém não faz mal sonhar.
Fim de passe livre mensal.
Fim de passe livre para idosos.
Fim de cobradores.
Resultado= verba para diminuir a passagem e colocar AC e cortinas em TODOS os ônibos. Além disso muitos ônibos são do estilo antigão, temos que colocar ônibos mais modernos na frota.
Passa anos morando na Europa e aí volta e não sabe mais escrever ÔNIBUS Marcelo ?
Concordo com o fim do passe livre mensal. Concordo com o passe livre para os idosos de baixa renda (apenas) e concordo com o fim dos cobradores.
Retirar o passe livre, no melhor cenário possível (100% de conversão, o que nunca acontece) baixaria a passagem em R$0,06. Pode ser feito, mas não faz muita diferença.
Falso.Discurso da máfia da ATP jogando uns usuários contra os outros.
EM SÃO PAULO, com cobrador, começa em junho o BILHETE ÚNICO MENSAL : R$ 140,00.
Isto é a famosa técnica que os colonialistas europeus empregavam na África: Dividir para governar.
Gente, que eu saiba não tem mais aquele passe livre mensal – e faz tempo… é só dia de vacinação mesmo!
Ou feriados importantes tipo Natal e 1º de janeiro!
É mesmo Bianca, até meados da década passada, tínhamos 12 dias de passe livre por ano (média de um por mês). Hoje reduziu um pouco: só eleições, campanhas de vacinação, e ALGUNS feriados. Último domingo do mês, já foi tarde!
Me admirou agora em fevereiro, com DOIS dias de passe livre com pouco mais de uma semana entre um e outro: o do dia 02/02, feriado de N.S. dos Navegantes, e o de 10/02, domingo de Carnaval. Bom que eu não estive em Porto Alegre neste último!
Então o papo de melhor controle das gratuidades trocando o embarque para a porta da frente era balela?
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Outra, ar condicionado em 30% da frota, mas desses a metade esta desligado ou estragado.
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Parabéns aos que compareceram aos protestos!
Detalhe importante: não sei de onde tiraram esse valor de 30% da frota com ar condicionado. Esse presidente da ATP e o Fortunati… Isso é mentira! Eu contei, um por um, os ônibus com ar de todas as empresas, e a porcentagem correta é 20,3%.
http://www.viacircular.com.br
Segundo a ZH de domingo, a frota de Porto Alegre é a com mais ar condicionado, é a que paga mais, é a mais nova, ou seja, precisamos lê-la antes de entrar nos ônibus e olharmos com nossos próprios olhos.
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O mais interessante é que segundo a mesma reportagem, 37% dos passageiros em cada ônibus não pagam nada!
Até que enfim alguém falou na reportagem da Zero Hora de domningo, todos deveriam ler para não ficarem falando bobagens. Tem capital que nem um único ônibus tem AC e a tarifa esta ali., ali com Porto Alegre e as que são mais baratas tem insumo ou subsídio……
Quem é isento não deveria ser contado, isento não existe….
Marcelo, não necessariamente precisa acabar com o benefício, a maneira que ele é financiado pode mudar. Honestamente duvido que um político vai comprar o desgaste de simplesmente acabar com o passe para idosos, por exemplo.
Mas e aí, nenhuma sugestão que não seja tirar benefícios? Por exemplo, licitação ou revisão da planilha de cálculo? Troca de tecnologias?
Mais dos fascistas do paralelo 30 ; http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/04/demissao-de-cobradora-da-carris-por-postagem-contra-o-prefeito-provoca-revolta-nas-redes-sociais-4097206.html
Medida polêmica05/04/2013 | 15h43
Demissão de cobradora da Carris por postagem contra o prefeito provoca revolta nas redes sociais
Karina Manke Lemos perdeu o emprego por justa causa após manifestar crítica no Facebook
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Eduardo Nunes
eduardo.nunes@zerohora.com.br
Causou forte repercussão nas redes sociais e revolta entre funcionários da empresa Carris a demissão por justa causa de uma cobradora que se engajou nos protestos contra o aumento da passagem.
Nesta quinta-feira, Karina Manke Lemos, 30 anos, que trabalha na empresa há mais de oito anos, recebeu uma carta informando sua demissão por justa causa, baseando-se em duas alíneas do artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Segundo a funcionária, que se recusou a assinar o documento, o motivo da demissão seria sua participação ativa nos protestos pela redução da passagem nas redes sociais. Em seu Facebook, Karina costumava compartilhar e comentar postagens contra o aumento para R$ 3,05. E, numa das suas intervenções na rede social, ela teria dirigido críticas ao prefeito José Fortunati. A cobradora afirma que a empresa alega ter recebido uma denúncia contra o seu comportamento pelo Serviço de Atendimento ao Cliente Carris (SACC). Para ela, isso é uma afronta a sua liberdade de expressão.
— Se a gente não pudesse dizer o que pensa, não deveria nascer com boca para falar nem com dedos para digitar. Nós somos seres pensantes, precisamos dizer o que pensamos — desabafa.
Karina decidiu acionar o Ministério Público contra a Carris. Ela assume que participou de caminhadas no Centro, diz que encontrou vários colegas de trabalho nas manifestações e critica a qualidade do serviço de transporte público de Porto Alegre.
— Nós sabemos o quanto o serviço é precário, o quanto os ônibus estão defasados. São verdadeiros ferros-velhos rodando por R$ 2,85, agora. Eles [os dirigentes das empresas] não respeitam os passageiros, mas nós respeitamos — diz.
Carris diz que cobradora cometeu falta grave
Para o diretor administrativo-financeiro da Carris, Vidal Pedro Dias Abreu, a funcionária cometeu uma falta grave, que justificaria a medida adotada. Ele confirma que a denúncia contra Karina chegou à empresa via SACC e diz que a postura da cobradora é incompatível com as regras da companhia.
— Na postagem, ela sugere que o prefeito estaria recebendo recursos oriundos do aumento da passagem. Isso não é uma crítica. É uma ofensa da funcionária ao seu empregador. A prefeitura, representada pelo prefeito, é a proprietária da Carris. E eu, como administrador, tenho autonomia para tomar providências — argumenta o diretor, que garante que o prefeito não foi consultado sobre o caso.
Abreu frisa que a Carris não proíbe que seus funcionários participem de manifestações e protestos fora do seu horário de trabalho, desde que não infrinjam as normas da empresa.
A reação à demissão da funcionária foi forte nas redes sociais. A carta de demissão de Karina está sendo compartilhada e comentada no Facebook, em postagens que condenam a atitude da empresa e a classificam como censura. Um grupo de funcionários da Carris distribuiu nesta sexta-feira panfletos conclamando os colegas a protestar contra a medida.
A prefeitura (todos os seus agentes) estão brincando com fogo. Que burrice é essa de reprimir uma pessoa que está no meio dos protestos bem no calor dos protestos?
Complementando
Entendo o motivo da demissão, só quero ver se vão fazer algo com o empresário que está ameaçando não pagar impostos municipais ou com o funcionário de empresa pública que autorizou o aumento abusivo, caso isso seja confirmado no julgamento .