Caminho da Soberania – Imagens do projeto

Segundo o Jornal Zero Hora, o arquiteto Paulo Niemeyer deve se encontrar com o prefeito José Fortunati para protocolar o Caminho da Soberania — uma obra em homenagem a Jango, Getúlio e Brizola, que deve ser construída em uma área de 23 mil metros quadrados à beira do Guaíba. A doação para o terreno da obra foi sancionada em 2008, pelo então prefeito José Fogaça.

O empreendimento cultural reunirá acervos que desvelam as histórias pessoal e política dos homenageados. Três bustos de bronze, cada um com três metros de altura, disputarão a atenção de motoristas e pedestres que passarem pela via. A ideia é utilizar a área como um pequeno parque, sem acesso a automóveis. Por dentro, as estruturas abrigarão objetos e documentos que contarão passagens importantes de um século — entre elas, a Revolução de 30, a Legalidade e o golpe militar de 1964.

Pesquisando no site do arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, encontrei estas 3 imagens, como fazendo parte de seu portfólio:

O que acham ?

caminho-da-soberania-01

caminho-da-soberania-02

caminho-da-soberania-03

____________

Os bustos parecem ter bem mais de 3 metros pela proporção nas imagens …

____________

Pra quem não se lembra do “projeto” antigo divulgado na imprensa, aqui está:

soberabia



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, ,

49 respostas

  1. Deviam ter deixado o que sobrou do Getulio com a turma dele la no cemiterio de Sao Borja,que é um lugar simpatico,o monumento na praça é horrivel,gosto e´gosto. Agora jogar dinheiro fora para louvar o caudilhismo me parece uma besteira.Alguem anda pelas ruas de Porto Alegre,parece Bagda depois dos bombardeios é buraco para todo o lado.

    • Renato.
      .
      Reduzir a imagem de Getúlio a um caudilho é não ter nenhuma noção de História do Brasil.
      E para todos que gostam do desenvolvimento do turismo um memorial bem feito é um ponto de atração turística.

  2. jesus… porto alegre não merece uma coisa tão feia na margem do guaíba. aliás não merece algo desse calibre em lugar nenhum da cidade.
    nada contra mas não sei se acho mais parecido com uma oca com três tótens na frente, ou se lembra um pouco um talismã ou até mesmo algo meio que parecido com aquelas carrancas que adornavam a ponta dos navios. no fundo acho que é um misto dos três.
    agora, o mais impressionante é alguém usar o sobrenome do bisavô e estar credenciado a projetar qualquer coisa prá depois enfiar guela abaixo na beira do guaíba.
    aliás pobre guaíba… já não basta a poluição, o abandono, o caminito e agora por último as três carrancas, com todo respeito aos respectivos homens públicos… socorro…
    por outro lado, ninguém é santo prá emprestar sua trajetória a algo chamado de ” caminho da soberania “.
    e quem vai pagar isso ? o cofre público ?

  3. tinha que mandar pro prefeito e/ou responsáveis essa página de comentários daqui. se com o guard rail ciclovia da ipiranga o feedback negativo nas redes virtuais ajudou, quem sabe agora não ajuda também?

  4. @ José Truda Palazzo Jr.
    09/04/2013 9:01 ….

    Bravo!!!!!!!!

  5. niemayer deve estar se debatendo dentro do túmulo…coisa mais brega por uma cabeça em cima de um edifício ( em forma de concha ainda por cima) …. Alguém chama a Zaha Hadid por favor#

  6. Sera um altar para sacrificio humano. Machu-Pichu no gauyba.

  7. Mais um LIXO, uma ABERRAÇÃO, uma PORCARIA de concreto inventada por aquele PULHA DESGRAÇADO do Niemeyer, “comunista” que ficou milionário mamando nas tetas de nossos impostos pra fazer prédios públicos totalmente anti-funcionais e perdulários em materiais e energia. Parabéns a quem promover essa obra, vão acabar de detonar a orla com algo que não serve pra nada além do revisionismo histórico desses Stalins em compota que nos des-governam.

    • Pera aí José.
      .
      Niemeyer era comunista como todos sabem, mas além disto era um arquiteto internacionalmente reconhecido, não por ser comunista, mas sim por ser um marco na arquitetura internacional.
      .
      Quanto associar Niemeyer a Stalin estás forçando um bocado, pois a arquitetura de Niemeyer era a antítese da arquitetura da União Soviética dos tempos do Stalin.
      .
      Se tens restrições políticas a figura de Niemeyer e dos homenageados deste monumento (que acho horrível), por favor, não confunda a qualidade profissional de uma pessoa com a sua orientação política.
      .
      Quanto aos homenageados, achar que Getúlio, Jango e Brizola não merecem uma homenagem da cidade é desprezar três grandes personalidades que levavam o nome do Rio Grande do Sul para todo o Brasil.

  8. bem, é ao menos interessante…é melhor que façam algo antes que a AG FAÇA,, SIM grenalizei rsrsrsr. falando em compensação, a ag oun outra empresa poderia reformar os campos de areia ali proximo, pois ta demorado o projeto da prefeitura.

  9. OLha eu achei feio, mas uma coisa tenho que admitir, os render da capital lindos não saem bonitos, quem sabe um feio não fica melhor construido?

  10. ULTRA PATÉTICO! Brasil, túmulo da arquitetura mundial.

  11. Não li nada a respeito do memorial ser resiliente ou resistente a inundações do lago Guaíba, pois em sua localização projetada ele está na parte exterior do pôlder.

  12. Acho que perdeu o interesse arquitetonico. Achava a ideia anterior boa por dar algo turistico à cidade. Esse ultimo projeto não vai ter nenhum impacto. Prevejo que 5 anos depois de pronto estará pixado e sujo, tal qual qualquer outro elemento histórico da cidade.

  13. oooo baguiu feio

Faça seu comentário aqui: