A invasão da orla é institucionalizada e comemorada na zona sul – com casas pintadas

Impressionante o que saiu no Jornal Metro hoje. Nada a ver com o Jornal. Mas o fato em si que está estampado na página 4 do Jornal. As casas da chamada “Vila dos Pescadores” que casas de pescadores já não term mais há muito tempo, serão pintadas pra lembrar o caminito de Buenos Aires. Incrível !

Muitas vezes levantamos aqui no Blog este problema, da orla ser ocupada irregularmente por casas de pessoas, ex-pescadores, que se dizem moradoras há muito tempo ali. Mas há muito tempo que não existe “vila de pescadores” e sim casas de classe média, algumas até com piscina e rampa para barcos. Algumas chegaram a construir mais 2 andares em cima transformando em confortáveis moradias.

Como se pode ver, é uma área de praia,  no Guaíba, que poderia ser desocupada para que toda a população pudesse usufruir e não transformar num “caminito” fingindo-se que nada de errado ocorre ali.

E aí eu pergunto: pra que pintar as casas se não há acesso da população ao local?  Essa vista feita pelo Metro só é possível de um barco. Quem tem acesso a barco para ir ali ?

Veja esta imagem da área, do Google:

casas-zona-sul

Agora, a matéria do Metro, de hoje, 09/04/2013:

invasao-01

invasao-02

A capa do Metro:

capa-jornal-metro-poa-09-04-2013

 

Algumas casas da “vila de pescadores”:



Categorias:Invasão, ORLA, Zona Sul

Tags:, , , , , , , ,

71 respostas

  1. Eu fico indignado com o que vejo, leio e ouço na minha cidade. Então vão consolidar uma área que deveria ser de todos os Portoalegrenses? Porque? Porque eu não posso caminhar na vila assunção e ter vista para o lago? Porque as pessoas que foram contra a construção do Pontal do Estaleiro, não estão reclamando? Então são dois pesos e duas medidas? A lei não é a mesma para todos? Eu quero o Guaiba inteirinho. A vila deve ser removida como qualquer construção as margens do Guaiba, e isso vale para o Clube Internacional e o Grêmio.

    Curtir

  2. acho que a re-ocupação da orla da zona Sul, deveria começar pelo mais fácil, talvez o mais ” real e viável ” para a prefeitura também, pois eu duvido que a prefeitura derrubasse mansoes e vilas em prol do lazer e turismo …a prefeitura deveria reocupar os clubes da orla! pois possuem normalmente extensos terrenos e com pouca edificação tornando o processo financeiramente mais simples.. fora o fato que são diversos …muitos… clubes esportivos e náuticos, então a partir de um projeto mais elaborado existiriam ” points” de acesso a orla como um pequenos parques…

    Curtir

  3. O turista vai poder ir a pe’ do Caminito gaucho ate’ a DMAE’s Shit Tower para uma visao panoramica.

    Curtir

  4. “Marca uma nova etapa da reintegração do Guaíba com a sociedade. E valoriza uma rota turística na zona sul” – essa gente com esse raciocínio está no comando do turismo da capital do RS???????? Arggggggggg….hora de estocar comida ou sair do hospício…

    Curtir

    • Marcelo, lê de novo, a iniciativa não é da prefeitura.

      Curtir

      • Felipe, com “essa gente” eu quiz dizer o secretário municipal de turismo, que deu essa declaração, ao invés de sugerir mudar a lei, por exemplo, a fim de que essa gente seja removida dali para outros lugares mais adequados.

        Curtir

    • O pessoal vive reclamando que nada é feito na/pela orla. Aí, quando tem uma iniciativa de um grupo (sem ligação com prefeitura), o pessoal reclama.

      Curtir

  5. Não sei se é feio, burro, ridículo, ingênuo, inconpetente, nanico ou babaca esta idéia de transformar um punhado de casas feias que invadiram nosso lago em um “Caminito” porto-alegrense!

    Curtir

  6. Se descer essa lomba sentido zona sul e pegar duas vezes para a esquerda tu acaba numa rua sem saída com uma das melhores vistas do por-do-sol de POA.

    Curtir

  7. Eu acho lamentável mais essa barreira no nosso acesso para a orla. Infelizmente continuamos dividindo nossa orla em matagais, benefícios a clubes ou invasões clandestinas, nada de decente para o grande público. Acho lamentável como tem gente que acha sim que se alguém tem uma mansão na beira devia ser expulso mas se é “gente humilde” daí automaticamente tem um direito adquirido, mas enfim..

    Notem que a pintura não está sendo realizada pela prefeitura. Isso não é uma política de governo, é uma iniciaitiva da sociedade civil.

    Curtir

  8. alguem ai sabia que a coreia do norte tem um edificio com 105 andares,,,, os pedro ruas pira: http://cdn.gizmodo.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2013/04/original-12.jpg

    Curtir

  9. pintam as casas e largam esgoto direto no guaiba…pode isso arnaldo?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: