A invasão da orla é institucionalizada e comemorada na zona sul – com casas pintadas

Impressionante o que saiu no Jornal Metro hoje. Nada a ver com o Jornal. Mas o fato em si que está estampado na página 4 do Jornal. As casas da chamada “Vila dos Pescadores” que casas de pescadores já não term mais há muito tempo, serão pintadas pra lembrar o caminito de Buenos Aires. Incrível !

Muitas vezes levantamos aqui no Blog este problema, da orla ser ocupada irregularmente por casas de pessoas, ex-pescadores, que se dizem moradoras há muito tempo ali. Mas há muito tempo que não existe “vila de pescadores” e sim casas de classe média, algumas até com piscina e rampa para barcos. Algumas chegaram a construir mais 2 andares em cima transformando em confortáveis moradias.

Como se pode ver, é uma área de praia,  no Guaíba, que poderia ser desocupada para que toda a população pudesse usufruir e não transformar num “caminito” fingindo-se que nada de errado ocorre ali.

E aí eu pergunto: pra que pintar as casas se não há acesso da população ao local?  Essa vista feita pelo Metro só é possível de um barco. Quem tem acesso a barco para ir ali ?

Veja esta imagem da área, do Google:

casas-zona-sul

Agora, a matéria do Metro, de hoje, 09/04/2013:

invasao-01

invasao-02

A capa do Metro:

capa-jornal-metro-poa-09-04-2013

 

Algumas casas da “vila de pescadores”:



Categorias:Invasão, ORLA, Zona Sul

Tags:, , , , , , , ,

71 respostas

  1. Eu fico indignado com o que vejo, leio e ouço na minha cidade. Então vão consolidar uma área que deveria ser de todos os Portoalegrenses? Porque? Porque eu não posso caminhar na vila assunção e ter vista para o lago? Porque as pessoas que foram contra a construção do Pontal do Estaleiro, não estão reclamando? Então são dois pesos e duas medidas? A lei não é a mesma para todos? Eu quero o Guaiba inteirinho. A vila deve ser removida como qualquer construção as margens do Guaiba, e isso vale para o Clube Internacional e o Grêmio.

    Curtir

  2. acho que a re-ocupação da orla da zona Sul, deveria começar pelo mais fácil, talvez o mais ” real e viável ” para a prefeitura também, pois eu duvido que a prefeitura derrubasse mansoes e vilas em prol do lazer e turismo …a prefeitura deveria reocupar os clubes da orla! pois possuem normalmente extensos terrenos e com pouca edificação tornando o processo financeiramente mais simples.. fora o fato que são diversos …muitos… clubes esportivos e náuticos, então a partir de um projeto mais elaborado existiriam ” points” de acesso a orla como um pequenos parques…

    Curtir

  3. O turista vai poder ir a pe’ do Caminito gaucho ate’ a DMAE’s Shit Tower para uma visao panoramica.

    Curtir

  4. “Marca uma nova etapa da reintegração do Guaíba com a sociedade. E valoriza uma rota turística na zona sul” – essa gente com esse raciocínio está no comando do turismo da capital do RS???????? Arggggggggg….hora de estocar comida ou sair do hospício…

    Curtir

    • Marcelo, lê de novo, a iniciativa não é da prefeitura.

      Curtir

      • Felipe, com “essa gente” eu quiz dizer o secretário municipal de turismo, que deu essa declaração, ao invés de sugerir mudar a lei, por exemplo, a fim de que essa gente seja removida dali para outros lugares mais adequados.

        Curtir

    • O pessoal vive reclamando que nada é feito na/pela orla. Aí, quando tem uma iniciativa de um grupo (sem ligação com prefeitura), o pessoal reclama.

      Curtir

  5. Não sei se é feio, burro, ridículo, ingênuo, inconpetente, nanico ou babaca esta idéia de transformar um punhado de casas feias que invadiram nosso lago em um “Caminito” porto-alegrense!

    Curtir

  6. Se descer essa lomba sentido zona sul e pegar duas vezes para a esquerda tu acaba numa rua sem saída com uma das melhores vistas do por-do-sol de POA.

    Curtir

  7. Eu acho lamentável mais essa barreira no nosso acesso para a orla. Infelizmente continuamos dividindo nossa orla em matagais, benefícios a clubes ou invasões clandestinas, nada de decente para o grande público. Acho lamentável como tem gente que acha sim que se alguém tem uma mansão na beira devia ser expulso mas se é “gente humilde” daí automaticamente tem um direito adquirido, mas enfim..

    Notem que a pintura não está sendo realizada pela prefeitura. Isso não é uma política de governo, é uma iniciaitiva da sociedade civil.

    Curtir

  8. alguem ai sabia que a coreia do norte tem um edificio com 105 andares,,,, os pedro ruas pira: http://cdn.gizmodo.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2013/04/original-12.jpg

    Curtir

  9. pintam as casas e largam esgoto direto no guaiba…pode isso arnaldo?

    Curtir

  10. Qualquer espécie de privatização da orla deve ser repudiada e combatida. Seja o Pontal, as escolinhas do grêmio em frente ao Barra, as do Inter na Beira Rio, essa “vila de pescadores”, mansões da Tristeza. Como eu gostaria que Porto Alegre se voltasse para o Guaibão, ao estilo de Montevideo.

    Curtir

  11. É uma infâmia para o resto da população de P Alegre, q não pode nem molhar os pés no Guaíba.Uma pena q a Renner esteja metida nisso.A prefeitura tinha q pedir na Justiça, RESTITUIÇÂO DE POSSE e cobrar alugel pelo tempo q o terreno foi usado.

    Curtir

    • Quanto radicalismo! Vai cobrar o aluguel de pessoas que moram há décadas no local?

      Se elas estão em um local proibido que lei, então deve ser feito um processo de reassentamento dessas famílias. Mas isso de cobrar aluguel deles chega a ser insano.

      Curtir

      • E por que o privilégio de morar de graça ? Quer dizer agora que invadir um terreno público da direito a morar de graça ? Bah, vou preparar as minhas malas e construir a minha casa num ponto da orla amanhã ! Isso é um insulto a quem mora pagando impostos e prestações/aluguéis!!!!!! Absurdo total morar de graça por que invadiu !!

        Curtir

  12. Outra coisa importante, é que nosso projeto não é nada político, toda empresa ou ente público de qualquer partido que queira ajudar, será bem vindo. Nosso DNA é esportes de Praia, e queremos que a população pratique os esportes de Praia na Orla do Guaíba, para tanto, precisamos ter os espaços limpos e prontos.

    att.

    Alexandre / Presidente ABEP

    Curtir

  13. Cadê o pessoal do “a orla é nossa”?
    como já disse, puro interesse político. o que menos interessa é a orla.

    Curtir

  14. Precisa definir direito a questão. O que tá ocupado tá ocupado e que seja regularizado e legislado em cima a questão de urbanização, tamanho, tipo de lugar, forma de exploração, até porque lugares como esse podem ficar “bonitos”, as casas coloridas na beira da água e tal. E o que não tá ocupado é público e ponto.

    Aí essas casas tão no nível mais baixo: são residências de gente humilde.

    Iate clubes estão no extremo oposto: são estabelecimentos comerciais pra gente com grana. Grandes empreendimentos idem.

    É óbvio que precisa tratar diferente uma coisa da outra.

    E entre uma coisa e outra temos mansões de moradia, de veraneio, outros tipos de casas e construções. O que falta é clareza, um plano diretor específico pra orla ou coisa parecida.

    Curtir

    • Eu coloco no mesmo barco qualquer edificação que esteja na orla. Esses condomínios de luxo na orla já deveriam estar proibidos ha muito tempo, pois impedem a chegada da população nas margens do Guaíba e não tem contrapartida de nenhum parque a beira do lago. Não nos interessa se é pobre ou rico. O que interessa é que há uma enorme incoerência na forma de gerir a orla!

      Obs.: A única empresa, com seu único empreendimento que previa 54% da sua área para usufruto da população, foi tratado como criminoso pela população e pela grande imprensa há 3 anos atrás. Por que ia “privatizar” a orla. Da vontade de rir adoidado quando me lembro disso. E depois chorar… perante a realidade da nossa cidade.

      Lamentável tudo isso.

      Curtir

    • Continuo não vendo como óbvia a diferença. Claro que não vamos chutar as pessoas e mandar elas morar na rua, mas se a ocupação é irregular acho sim que deveria ser ao menos considerada a remoção das casas para outras ali na mesma região mas não na orla.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: