Primeiro veículo do Aeromóvel do Aeroporto é içado e instalado nos trilhos

Após uma viagem de dias desde a fábrica no Rio de Janeiro, chegou a Porto Alegre o primeiro veículo do Aeromóvel do Aeroporto de Porto Alegre. O veículo, denominado A-100, tem capacidade para 150 passageiros, e foi construído com materiais leves e modernos, cumprindo o objetivo do sistema Aeromóvel de ser um meio de transporte de capacidade média com baixo peso morto e baixo custo.

Diante de dezenas de profissionais de imprensa e outros espectadores interessados, o veículo foi içado por dois guindastes às 11h12min de hoje e, após 20 minutos de manobras delicadas e ajustes precisos, foi finalmente instalado nos trilhos da via permanente. Os trabalhos da instalação seguem à tarde com a instalação do mastro e placa de propulsão no veículo, inseridos no duto através de uma abertura destinada a manutenção.

Feita esta instalação, serão necessários alguns meses para ajustar os detalhes operacionais do sistema, tais como controle de propulsão, eletrificação do veículo, abertura de portas e etc. A previsão é que o veículo entre em operação comercial no segundo semestre deste ano. O sistema será dotado ainda de um segundo veículo, de maior capacidade, cuja montagem iniciou recentemente. Os veículos percorrerão um trajeto de 998 metros, interligando a Estação Aeroporto do Trensurb ao Terminal de Passageiros 1 do Aeroporto Salgado Filho. O percurso será tarifado de forma integrada ao Trensurb, permitindo a baldeação entre os dois sistemas sem nenhum custo para o passageiro.

O Blog Porto Imagem esteve presente a este importante evento, tirando fotos e conversando com os envolvidos. Testemunhamos a seriedade do trabalho das empresas envolvidas na operação, bem como a emoção estampada nos rostos dos que batalharam para ver esse dia chegar, como Oskar Coester (inventor do Aeromóvel) e Diego Abs (engenheiro responsável pelo projeto). Saudamos a todos os envolvidos, e restamos ansiosos pelo início das operações.



Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho, Fotografia, Infraestrutura, Obras da Copa 2014, Sustentabilidade

Tags:, , , ,

16 respostas

  1. Finalmente veremos o aeromóvel em operação comercial – este é o grande teste. Torço para que comprove a eficiência do sistema e logo seja implantado no Brasil todo.

    Por curiosidade, já que sou leigo no assunto ferroviário, alguém saberia responder se seria possível que um vagão como este do AE tenha, em vez de dois truques de rolagem habituais, apenas um eixo na frente e outro atrás, como micro-ônibus? Se isto fosse possível se reduziria o peso e o atrito das rodas com o trilho, não é mesmo?

    Curtir

  2. Imagina uma linha do Aeromóvel ligando o Mercado Público a Zona Sul de Poa. Outra poderia ligar a Estação Aeroporto a Arena do Grêmio. Além de servir a população poderia servir de passeios turísticos para quem chega a Capital.

    Curtir

  3. Alguém entendeu como a vela em baixo do carro vai cruzar aquele trilho quando precisar ir pra pista lateral? https://portoimagem.wordpress.com/2013/04/13/primeiro-veiculo-do-aeromovel-do-aeroporto-e-icado-e-instalado-nos-trilhos/#jp-carousel-46878

    Curtir

    • Isso tá cheirando a “já que o segundo carro só vai vir depois, depois nós consertamos esse problema”.

      Curtir

    • Provavelmente seja de encaixe.

      Curtir

    • Lucas,

      Perguntei isso pro Diego Abs ontem, e ele me explicou que o veículo acabou ficando pronto um pouco antes do previsto, e então resolveram fazer a solução mais simples possível só pra poder colocar o veículo na linha imediatamente. O desvio é a peça mais complicada de qualquer sistema ferroviário, então faz bastante sentido fazer uma gambiarra dessas pra não bloquear os testes do veículo. Agora com o veículo na linha, eles vão poder construir o desvio numa boa.

      Curtir

  4. Um parabéns especial pro Mobus ! Muito legal o post ! O Porto Imagem tem que fazer mais destas coberturas!

    Curtir

  5. Esperamos que seja apenas a primeira linha! Muito bom!

    Curtir

  6. Coester: parabéns por não ter esmorecido com todos esses anos de rejeição.

    Curtir

  7. Emocionante [2]

    O criador do aeromovel não merece um estado/pais como o RS e o Brasil.

    Curtir

    • Eu achei a atitude dele linda, agadecendo a Deus por tudo o que a vida lhe deu e pelo resultado final mesmo com toda a espera de 30 anos. Tchê, se fosse eu, mandava todo mundo para os quintos do inferno. Esse cara é elevado!!!!

      Curtir

  8. Vitória da persistência.
    Vitória da ousadia.
    Parabéns.

    Curtir

  9. Vamos ver agora se o aeromovel vai mesmo ate o Barra.

    Hoje ouvi uma noticia no radio dizendo que foram abertos estudos pra essa linha (mas isso, em Porto Alegre, nao quer dizer nada). Prefiro o que saia do papel pra aquela regiao, mesmo, eh a revitalizacao da orla, que deveria incluir a Diario de Noticias tambem, ja que essa avenida tem muito mais condicles de ter atividades das pessoas do que a longa e sem-nada orla do Marinha.

    Mas parabens ao aeroporto. Porto Alegre vai ganhar uma nova “land mark”, apos decadas e decadas de Gasometro e Lacador.

    Curtir

  10. Só uma palavra: lindo!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: