A prefeitura de Porto Alegre vai abrir nos próximos dias uma nova Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para que empresas apresentem seus projetos para o metrô da Capital. Com isso, as obras, com início previsto para este ano, devem sofrer atrasos.
Leia a notícia completa aqui:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/04/prefeitura-lancara-novo-processo-para-construir-metro-em-porto-alegre-4106704.html
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O metrô de Porto Alegre, se um dia ficar pronto, vai entrar no Livro dos Recordes como sendo a obra com mais adiamento e enrolações da história da humanidade!
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Resposta será dada pela população em 2014 e 2016. As urnas dirão a verdade e vassouras e todos os envolvidos na Péssima Gestão.
Em 2014 e 2016, não teremos nenhuma resposta das urnas. Todos os anos de eleições a “festa da democracia” nos mostra que são sempre os mesmos que se mantem no poder, ora de um partido, ora de outro. Nossos gestores estão cada vez mais desqualificados e especializados somente em marketing politico e estar no poder. O descredito da politica esta afugentando os interesses nobres e a escoria esta gradativamente se instalando. O mais grave: eles pensam que governam com competência.
A essa hora as empresas que operam a zona norte (conorte – unibus – estoril, e claro ATP) devem estar soltando rojões!!!! Pois quanto mais for adiado o metrô e a provável redução de passageiros nas linhas de ônibus, melhor! Vide o caso do aeromovel e a tão falada linha sobre o arroio diluvio, que até hoje há o boato que as linhas de ônibus que barraram essa construção, teorias conspiratórias a parte, 2050 teremos o nosso metrô, acho eu…
Bem senhores e senhoras, como era de se esperar a Odebrecht aplicou o verdadeiro João Sem Braço na prefeitura de Porto Alegre. 9,5 bilhões para cavar o metrô e implantá-lo é brincadeira, todos aqui não estão a par dos custos de abertura de um túnel com uma Tunnel Boring Machine, porém se procurarem verão que os custos são os mais dispersos possíveis e estão caindo muito.
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Túnel para extensão do metrô de Seattle US$340 milhões/km.
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Túnel em NY com 12 metros de diâmetro de quase dois quilômetros de comprimento US$140 milhões/km (um diâmetro um pouco menor do que um túnel para metrô, aumenta aí mais uns 30%).
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Minneapolis, US$42milhões/km.
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Depende muito do solo e da quantidade de túneis, porém abandonarem as tuneladeiras porque a Oldebrecht orçou uma fábula é brincadeira.
R$ 9.5 bilhões? Isso dá míseros R$ 670 milhões por quilômetro.
Que restou agora? Amargar um cut-and-cover ou desistir? Porque uma coisa é certa, com TBM não vai sair. Simplesmente não dá. Não dá pra pagar 20 vezes o que custaria um bonde ou aeromóvel para carregar no máximo 5 ou 6 vezes o número de pessoas.
Como eu já digo há muito tempo: prefiro mil vezes ter uma cidade coberta por uma malha de média-capacidade a ter apenas um eixo atendido por uma linha de alta-capacidade que custa um olho, um braço e um rim.
Também acho, toca VLT e aeromóvel por tudo e era isso.
Mobus e Felipe.
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Vou dizer algo lógico, era só aproveitando os corredores existentes que segregam o tráfego, colocar um VLT mais reforçado, fazer alguns pequenos túneis em alguns cruzamentos e talvez em dois quilômetros ou menos no centro da cidade enterrar completamente estes VLTs, teríamos algo como um metrô (e no fundo um VLT é um metrô com cara mais simpática) que teríamos resolvidos a maior parte do transporte.
Além disso, com um VLT circulando no horário certo e um pouco de boa vontade da EPTC pode-se fazer com que as sinaleiras sempre deem preferência para o transporte público e liberando o tráfego de automóveis caso contrário.
Hoje ainda li esse artigo mencionando como um dos riscos das PPP’s a falta de concorrência
http://www.rooflines.org/3173/6_reasons_to_be_wary_of_public-private_partnerships/
E aí estamos, 9bi! Quero ver quanto vai sair essa obra no final…
Vamos raciocinar: A “laranja” Brusten apresenta uma proposta ridícula e é desclassificada. A Invepar “Arildo” apresenta uma proposta absurda que se aceitassem seria uma maravilha para “todos” . Afinal no ano que vem teremos eleições, campanhas políticas, etc. Não deu certo, mas nada está perdido. A invepar apresenta agora uma proposta mais em conta e pede a Trensurb como troco e tudo acontece como o programado. A Invepar já sabia que sua proposta seria rejeitada.
A prefeitura tem a parcela dela, mas o PT federal, também. Vi vários analistas comentar hoje esse assunto, e eles lembram que no ano passado foi o governo federal que atrasou e enrolou o ano inteiro.
Achei que esse recorde já tinha dono, o Metrô de Salvador.
Pois é, meu medo vai ser esse…. 13 anos e o negócio ainda não tá pronto, por pura falcatruagem e amadorismo….
E os ecoxiitas vao querer barrar porque vai matar minhocas.
HAHAHAHAHAHAHA
Meu Deus!
Agora imagina se a Dilma não metesse uma pressão como ela fez semana passada? esse “estudo” teria sido entregue em 2015!
Agora quero ver como a região vai ficar com as obras “cut and cover”. Um caos total!
Daí os lojistas da região vão querer barrar a obra porque terão prejuízos….
Não pode ser esquecida a enrolação para a construção da nova ponte sobre o Guaiba. Eu só quero ver o dia que esta ponte encrencar, encrencar mesmo, vai ficar todo mundo sem pai nem mãe. Juro que eu não entendo estas cabeças pensantes que fingem governar com todo um séquito de incompetentes sugares e aproveitadores, que só pensam no dinheiro e não dão nem um olhar de soslaio para Porto Alegre…….
Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência sabia que a Brusten seria desclassificada e a proposta da Invepar seria um absurdo, já informado em outros comentários que fiz. Mas a coisa não vai ficar assim. Agora a Invepar apresenta um valor bem menor com a solução cut-and-cover, mais a incorporação da Trensurb e esta feito o carreto. Tá tudo arranjado. Esperem e verão. É tudo uma cambada de aventureiros e irresponsáveis.
Engraçado que a Concepa ia fazer a ponte. O nosso DESgoverno bateu o pé, encheu os pulmões para dizer que a obra ia ser o DESgoverno que iria executar e, passados 2 anos, nem projeto se tem…..
Aeromóvel Aeromóvel,,,,,,, Quanta gente burra!! Mas convenhamos 9 bilhoes?
Motivo mais do que suficiente para demissão de todos os envolvidos. E o cara ainda tem a cara de pau de ir anunciar isso…
Nos vemos em 2016 pessoal…
Alguns comentaristas do blog já haviam cantado a pedra: que o prazo para fazer todo o levantamento da situação e deste modo fazer um orçamento mais próximo da realidade era muito curto. Aí está o resultado: nova PMI.
Carlos.
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Era mais ou menos evidente, entretanto agora a Prefeitura tem mais um trunfo, as PMI anteriores, se eles forem vivos, pegam o que eles entregaram melhoram o edital com as informações que eles tem, abrem esta licitação para todo o mundo e o preço vai cair bastante.
Tomara que estejas certo Rogério. É muito frustrante, especialmente para mim que morei em cidades com metrô, que isto seja protelado “ad eternum”.