Como um Centro de Convenções pode ser muito mais para a cidade

Porto Alegre poderá ter um centro de convenções. Mas, para não quebrar a tradição de mediocridade dessa cidade, poderá ser apenas mais um.  Algo como mais um insosso centro de convenções tipo da PUC, por exemplo, e apenas maior. Um local com espaço para grandes eventos, lá no fim do mundo, num lugar sem atrativo nenhum (e rezando para não ser um lugar horroroso).

Por outro lado, somos uma cidade que GRITA por ter qualquer coisa que seja próximo à orla. Segundo palavras da nossa candidata comunista, ela mesma reclamou que “se alguém quiser tomar uma Coca-Cola olhando para o Guaiba, não terá como fazer isso em Porto Alegre”.

Porto Alegre também poderia e deveria ter HOTÉIS com vista para a orla !

E museus, como estão fazendo no Rio. Restaurantes. Espaços qualificados.  Como esta semana se falou muito em Centro de Convenções na cidade, se poderia ser no morro Santa Teresa, se teria torre mirante, teleférico até o Inter… ou se o Centro seria lá pros canfundós do Partenon… então deixo dois exemplos de coisas que existem aqui no Brasil, mesmo.

_______________________________________________________________

Natal :

03-imagemdodia-viacosteiraemnatal-rn-18-05-2011

centro-eventos-natal1

Salvador :

centro-eventos-salvador1

centro-eventos-salvador2

centro-eventos-salvador3

 

Logo, logo, vão aperecer ranzinzas dizendo “ah, mas eu não quero um centro de convenções horroroso como esse !”

Mas lembro que a idéia aqui não é avaliar a beleza deles, mas sim a proposta deles, de ser algo que valorize a orla, que dê prazer às pessoas que frequentarão, algo que seja um marco para a cidade, e que traga movimento e permita o convício das pessoas com a orla. Ou seja, que se valorize de uma vez as nossas belezas. Porto Alegre não sabe o tesouro que tem.



Categorias:Outros assuntos

8 respostas

  1. Não tinham cogitado em algum momento da história o terreno da antiga Doca Turística? Que houve com essa ideia?

    Curtir

  2. Se ser “ranzina” é não querer que se pomnham bilhões no lixo em um prédio horrível, superfaturado, pouco funcional e que dê problemas de manutenção o tempo todo, por favor me conte entre estes. O centro de convenções de Natal é uma verdadeira aberração do ponto de vista da funcionalidade E da estética, por exemplo. Essa mania de que tudo o que é obra e concreto é “bom pra cidade” é um troço medieval, que tem de acabar, se quisermos que Porto Alegre sobreviva à histeria pseudo-desenvolvimentista do luLLismo dilmento.

    Curtir

  3. Cara, um projeto na orla tem que ser MUITO BOM, caso contrário só irá degradar o espaço.
    Imagina um Centro da FIERGS na Orla. Aí seria pra matar o véio, mandar fechar as portas da cidade que não tem solução.
    Um centro de eventos gigante, como se propõe, é extremamente complicado de deixar integrado à paisagem e aprazível. Teria que ser um marco arquitetônico com muitas atividaeds para o público aproveitá-lo.

    Curtir

    • A orla deve ser melhorada, mas justamente por duvidar que façam algo da grandeza de um Opera House, p.ex., que eu não gostaria que fosse na orla. De qlq forma isso não vai sair do papel então nem me preocupo.

      Curtir

    • Melhor argumento contra fazer na orla até agora. Sério.

      Curtir

  4. Eu imagino uns galpões quadrados com vista para uma favela ou estrada por aqui.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: