INACREDITÁVEL !!!!!! Impasse das árvores pode atrasar duplicação da Beira-Rio para a Copa

Derrubada segue parcialmente vetada e na área liberada novo protesto tentará inviabilizar trabalhos

Impasse das árvores pode atrasar duplicação da Beira-Rio para a Copa   Crédito: Tarsila Pereira

Impasse das árvores pode atrasar duplicação da Beira-Rio para a Copa Crédito: Tarsila Pereira

Mesmo tendo a partir desta quinta-feira a autorização judicial para cortar 93 árvores no trecho compreendido entre a futura Rótula da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e a Rótula das Cuias, a prefeitura de Porto Alegre afirma que a data para derrubar a vegetação ainda indefinida. O corte é necessário para a duplicação da Beira-Rio, uma das principais obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. O secretário de Gestão, Urbano Schmitt, admite que o impasse provoca atraso na obra.

“A partir de agora há um risco de comprometimento”, avaliou Schmitt, sobre o alargamento da via, que precisa estar pronto para o Mundial do ano que vem. Conforme o secretário, a ideia é “buscar um entendimento” mostrando a grupos contrários a necessidade da duplicação. Manifestantes iniciaram, nesta quinta, acampamento na região com o objetivo de inviabilizar as remoções.

Já o Ministério Público gaúcho (MP) ingressou com recurso judicial visando a reverter a decisão da juíza Nadja Mara Zanella, da 10ª Vara da Fazenda Pública, que autorizou a derrubada. A magistrada autorizou os cortes das 93 árvores porque estão em trecho fora dos limites sugeridos na ação civil pública movida pelo MP pedindo a instalação do Corredor Parque do Gasômetro.

A mesma decisão mantém suspensa a licença de duplicação da Beira-Rio – e por consequência a derrubada de árvores – no trecho da avenida Presidente João Goulart, entre a rua General Portinho e até o limite da futura Rótula da Edvaldo Pereira Paiva. Nesse ponto, durante a derrubada de árvores, em fevereiro, houve protesto de manifestantes contrários à retirada dos vegetais.

Correio do Povo

Obs.: o título original do Correio do Povo não possuia a palavra “inacreditável“.

___________________

E os contra-tudo fazem vigília contra o corte e contra a duplicação da Avenida… barbaridade !

Por que simplesmente os eco-preocupados não exigem o replantio de mais árvores, de árvores já adultas, em mais lugares. Há formas de compensar o corte necessário para a duplicação. Exijam a criação de outro parque então. Mas não atrasem uma obra que tem que sair, pois está planejada pra sair. Atrasar a obra é um atraso!!!

ecochatos-vigiliaJornal Metro – 19/04/2013



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

102 respostas

  1. Parabéns ao “bando de desocupados” que vai pra rua defender uma causa nesse país de ovelhas bundonas, que vêem o Estado cleptocrata e incompetente atropelar a tudo e a todos sem fazer nada. O Executivo deveria ter pensado nesse “entendimento”, e em medidas compensatórias mais eficazes do que plantar palitos mirrados que em muitos casos não chegarão a virar árvores maduras. Derrubar árvores adultas ecológica e urbanisticamente funcionais nessa quantidade para fazer mais uma via e favorecer o transporte individual não é so um crime, é uma BURRICE do ponto de vista da construção de uma cidade mais próspera. Fora o pseudo-desenvolvimentismo, mais urbanismo e menos ignorância no planejamento!

    Curtir

    • opinião é como bunda, cada um tem a sua.

      de qualquer forma, respeito a sua.
      A pergunta é: e esse pessoal não vai lá impedir o corte de árvores do Beira Rio? Não é a priorização do transporte em massa, já que vão construir garagens e afins?
      Pra mim as árvores são o menor dos interesses.

      Curtir

  2. Ja esta provado que duplicar rodovias duplica o transito.
    É esse ponto que ninguem entede.
    Comigo de prefeito, todo o dinheiro da duplicação seria investido em Trams, Trens e até aeromóveis. Mas claro, vou ser chamado de lunático.

    Curtir

    • Lunático é quem acha que continuar priorizando o transporte motorizado individual vai resolver alguma coisa.

      Curtir

      • Mais ainda achar que as bicicletas salvarão POA do futuro Los Angelístico.
        E mais lunático ainda, é achar que teremos licitação do transporte público e mais de duas linhas de metrô.

        Curtir

        • Nem eu que sou fanático por bicicleta acho que elas vão salvar POA de qualquer coisa. Elas são UMA das VÁRIAS alternativas mais inteligentes e eficientes aos automóveis particulares.

          Quem investe ou acha que investir em obras para o automóvel particular vai melhorar a qualidade de vida na cidade precisa estudar MUITO.

          Pronto, falei.

          Curtir

        • Boa Marcelo, falou tudo.

          Curtir

      • Lunático é quem ainda acha que esse existe alguma preferência pelo transporte motorizado nos investimentos públicos, tanto que há quase 20 anos não tinhamos uma ampliação relevante de vias em Porto Alegre e nesse período a frota de veículos deve ter triplicado.

        Curtir

        • Tudo que a prefeitura faz é pra facilitar o fluxo de carros em detrimento aos pedestres. Não consigo pensar em uma obra recente que seja para facilitar a circulação de pedestres.

          Curtir

%d blogueiros gostam disto: