Uma ideia para o Salgado Filho (atualizado)

O leitor Thiago Teixeira nos envia uma ideia para o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Nos mesmos moldes do Aeroporto de Amsterdam, Schiphol, que possui 6 pistas com certa distância entre elas, bem espaçadas, ele propõe mais duas pistas para o Salgado Filho, junto à Freeway, como mostra o seu esquema abaixo. Em Schiphol, uma das pistas fica separada das demais fazendo com que os aviões que a utilizam passem por cima de uma estrada num viaduto.

Por que não?

Seria uma ótima forma de prolongar a vida útil do nosso aeroporto e evitar um investimento bilionário (talvez na casa dos 10 bilhões de reais) com o novo aeroporto que está sendo proposto pelo pessoal do Vale do Sinos, há cerca de 30 Km de Porto Alegre.

A reforma passaria também por uma grande ampliação dos Terminais 1 e 2 (3 ou 4 vezes o tamanho do Terminal 1 atual).

Aeroporto Salgado Filho – inclusão de mais duas pistas:

salgado-filho-duas-pistas-mais

Terminais 1 e 2 ampliados (capacidade para cerca de 40 aeronaves simultaneamente) e com novos edifícios garagem.

salgado-filho-terminais

Referência: Aeroporto Internacional de Amsterdam – Schiphol

schiphol2

Esquemas: Thiago Teixeira e Gilberto Simon.

_____________________

PROPOSTA DE AEROPORTO EM CANOAS

O leitor Leonel Ávila nos envia esta proposta para um mega-aeroporto em Canoas, aproveitando a área da Base Aérea de Canoas (BACO).

proposta-aeroporto-canoas-rs



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Aviação

Tags:

42 respostas

  1. Nosso aeroporto deverá ser duplicado, ou seja, do lado esquerdo é possível a ampliação (por que não o mesmo projeto?). Também entendo que deveria ser construído outro edifício garagem (por que não idêntico?) em frente à parte nova a ser construída. Quando falo do lado esquerdo, quero dizer o lado onde está o puxadinho da TAM. Além disso, a exemplo do que ocorre em Congonhas e no Santos Dumont, do lado direito, querendo, podem ser feito fingers vindos de um corredor (lado do aeroporto velho). Assim, com a duplicação, não vejo o porquê de se cogitar de novo aeródromo em Santa Rita ou Portão. Deve ser pensado, sim, aeroporto grande na Região Serrana. O maior problema, contudo, é a neblina, ou seja, o ISL 2 estará obsoleto quando começar a ser utilizado.

    Curtir

  2. Não é por nada não, mas a proposta da ampliação da BACO é meio surreal, pelos seguintes motivos:

    – Teria que desviar o leito do Rio Gravataí;
    – Toda a região (do desvio) é justamente varzea do Rio, alaga que é uma beleza na época de cheias. As vezes chega a bater no nível da freeway!

    Primeiro o custo: desviar o leito do rio ia ser uma banana de dinheiro, fora o impacto ambiental.

    Segundo, acabaria com uma boa área de várzea do Rio. Daí sim ia alagar Alvorada e ZN. Cachoeirinha até que não pois existe um dique impedindo isso.

    E sobre a proposta de ampliação do SF, tem as duas questões: Vonpar e ETE Sarandi. Agora que estão terminando a obra, teria que botar tudo abaixo, de novo?

    Seria muito dinheiro jogado fora!

    Como falaram em comentários anteriores, “deixaram” a cidade crescer em volta do SF, agora não tem mais volta….

    Curtir

  3. Respeitando todas as colocações que foram feitas até aqui.
    Mas sendo um pouco mais realista, somente a ampliação da pista do SFilho para 3200m já seria uma grande conquista.
    Eu já citei aqui no bolg. O Aeroporto de Gatwick-Londres, com somente uma pista(3600m), movimenta cerca de 34 milhoes de passageiros/ano (claro que existem muito mais terminais). São 55 pousos/decolagens/hora.
    O SFilho somente agora está chegando nos 9milhões de passageiros/ano.

    Curtir

  4. Eu nao seria contra mudar o Aeroporto para Nova Santa Rita, se isso significassse efetivamente um aeroporto de primeira categoria E se os empreendimentos propostos para a Área do Salgado Filho fossem diferentes do padrão mega-condomínio fechados, mas sim bairros bem pensados (atividades mistas, volumetrias das quadras pensadas nas condições de ensolação e ventilação, etc). Até mesmo um mega arranha-céu seria possível, desde que devidamente afastado dos demais prédios.

    Curtir

    • Frede, eu só seria a favor de um aeroporto em Nova Santa Rita se, além das condições que colocaste, também se mantivesse o acesso por transporte público, no mesmo nível que temos hoje com o Salgado Filho.

      Curtir

      • E isso deveria incluir três rodovias federais que levam em direção à região metropolitana e ao litoral, várias linhas de onibus metropolitanas e municipais e uma linha de metrô que passa por 6 cidades da região metropolitana. Fora que o mais importante, estar perto do centro de Porto Alegre, nunca seria atendido.

        Curtir

      • Ou por transporte privado, com um grande estacionamento a preço razoável.

        Curtir

    • Eu seria a favor de um novo aeroporto se, além de ter acessibilidade por tranporte público, a decisão de fazê-lo fosse mais importante que o local onde pretendem construí-lo.

      Deveria ser assim: vamos fazer um novo aeroporto? Vamos, mas a onde? No melhor lugar possível da região. OK, vamos analisar todas as áreas disponíveis antes de decidir.

      Mas parece que a decisão sobre esse novo aeroporto foi feita assim: vamos fazer um aeroporto naquela área entre Portão/Nova Santa Rita? Ok, depois a gente vê o resto.

      Curtir

  5. Pista na Base Aérea de Canoas. Tão simples…. É só fazer o terminal! E aí sim…manda a Base pra Nova Santa Rita!

    Curtir

    • O ruim é o acesso até a Base aérea, seria preciso alargar a tal da “faixa da base” que liga a BR até a BACO, caso ela realmente virasse um aeroporto. Fora que existe toda a estrutura militar alí, como as residencias de sub-obiciais, os alojamentos, entre outros.
      Mas tenho uma duvida, caso a Base aérea não va para lá, será que existe a possibilidade de uma convivência pacífica entre as aeronaves comercias e os jatos militares compartilhando a mesma pista?

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: