EDITORIAL ZERO HORA: As árvores e a duplicação

A decisão final sobre a polêmica envolvendo a necessidade do corte de árvores para a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva – obra considerada essencial para a Copa do Mundo em Porto Alegre – ficará com o Judiciário, que deverá se pronunciar sobre o assunto nos próximos dias. Seja qual for o desfecho, porém, a lição que fica do impasse, mais uma vez, é o quanto o antagonismo em relação a alguns temas no Estado tende a contribuir para a paralisação ou mesmo para o atraso. É inacreditável que nem mesmo a importância de um empreendimento desse tipo e a urgência para uma definição sobre a continuidade dos trabalhos tenham sensibilizado as partes.

Em outras questões igualmente polêmicas, os debates conseguiram avançar a ponto de assegurarem uma situação melhor do que a anterior. De alguma forma, foi o que ocorreu quando a estátua do Laçador precisou ser removida devido à construção de um viaduto. Hoje, o novo local se constitui uma referência para quem visita Porto Alegre. A situação guarda semelhança com a da Avenida Beira-Rio, diretamente associada à Usina do Gasômetro, uma das referências de Porto Alegre, mas que continua chamando a atenção pelo descaso do poder público em relação ao seu entorno.

Certamente, as necessidades impostas pelo crescimento urbano não deveriam implicar prejuízos de ordem ambiental. Mas, quando existe um conflito dessa natureza, a solução deve contemplar os interesses maiores da coletividade e não apenas de grupos organizados, por mais nobre que seja a sua causa. Ninguém defende que aquela área importante da cidade se transforme apenas numa passagem de carros, desconsiderando as pessoas que frequentam o local. Por isso, uma eventual decisão favorável ao corte das árvores – que parece o mais sensato, diante do inadiável desafio de promover a reforma urbana planejada – tem como ser compensada pelo replantio e pela manutenção da área verde na cidade. O inadmissível é que a capital dos gaúchos se mostre incapaz de encontrar solução para questões que, daqui para a frente, tendem a ser cada vez mais corriqueiras.

ZERO HORA, 27/04/2013 – Edição impressa



Categorias:Duplicação de avenidas

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49 respostas

  1. Que a RBS é lacaia das empreiteiras – aliás dona de uma também – não é nenhuma novidade. O bizarro é ver gente neste blog que parece ter mais do que o primário incompleto achando lindo que todos absorvam esse discursinho do “pogreço”. O caso não é de “pogreço” contra as árvores, mas sim de ter-se uma politicalha que vive de jabá planejando uma cidade para as empreiteiras e os carros particulares, e não para a qualidade de vida da população e para um urbanismo efetivamente sustentável. Aplaude a porcaria aí, tigrada!

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  2. Eeeee. Zachia preso. Ah que vai dar o que falar hein!

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  3. Texto extremamente mal embasado. Diz que a obra possui importância, mas não diz qual é a importância e no que se baseia para afirmar a importância dessa obra.

    Fala que “a solução deve contemplar os interesses maiores da coletividade”, mas não diz que interesses são esses, como essa obra atenderá a esses interesses e de onde ele tirou que a causa que ele defende representa o “interesse maior da coletividade”.

    Um texto meramente político que só mostra que os defensores da obras de duplicação da avenida não possuem argumentação coerente.

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    • Não demonstra a importância por que ninguém sabe e não há estudo técnico, simples.

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    • Poderia dizer que é um texto manipulatório (mas como é Editorial, representa a opinião da empresa).

      E infelizmente, é a opinião da maioria, que está cega (mídia manipulativa, talvez?)

      Mas um dia irão acordar pra a realidade.

      Espero que esse dia chegue logo.

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  4. Uma sugestão de leitura bastante pertinente:

    http://www.economist.com/node/21563280

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  5. automovel é um meio de transporte atual e não vai parar tão cedo, talvez no futuro.ja fiquei trancado ali, é muito pior carros em marcha lenta, poluem muito mais, esse protesto é demagogia partidaria, pois contra as mansões que invadiram a orla da zona sul, esse cara não se apresentam.

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  6. por que esse caras não vão na zona sul de poa e pressionam a prefeitura pra terminar a avenida guaiba? http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/04/1270069-mansoes-em-frente-ao-mar-vao-perder-espaco-na-orla-de-guaruja-sp.shtml

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    • Como sempre digo, se essa é a tua visão, defendo que te organize e vá lá defender ela.

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    • Essa a ação é muito mais relevante! Já que sobre os cortes das arvores no Gasômetro está demasiada deturpada já que problema maior a ser discutido nos são arvores e sim a fluidez que NÃO VAI ACONTECER como dito aqui no blog (6 pistas de rolamento para entrar em 3 pistas de rolamento). As arvores podem e devem ser cortadas conforme a necessidade da cidade e também já está clara a contrapartida da Prefa temos que aguardar e cobrar. O resto é factoide do #RSdoNão vs #MaioriadaPoulação que impressa esquenta e requenta para vender jornal.

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  7. Mais um texto mal rmbasado que tenta criar um simples embate de árvores versus carros. A questão é muito mais ampla pois a prefeitura está ferindo o plano diretor e não aceita debater alternativas.

    Até onde sei a mudança do lacador teve sim debate com o mtg e não foi contra a lei do município. Sao situações totalmente distintas.

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    • Pra mim não existe mesmo embate entre árvores e carros, já que árvores eu posso ter em todos os lugares e vias para os automóveis só em locais específicos, então só posso definir como radicalismo anticarro essa situação de não poder ampliar uma via, que só poder ser feita naquele local, porque existe a necessidade de deslocar a posição de algumas árvores.

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      • Em Porto Alegre o inverso é verdade. Temos espaço para automóveis em todos os lugares e árvores só podem ser plantadas em locais específicos.

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      • Julião, sei que já deves ter lido isso aqui 500 vezes e não adianta, mas a questão não é apenas as árvores. É a idéia de urbanização e a implantação do parque do gasômetro, como especificado no plano diretor.

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        • Pois é, mas é exatamente isso que estou falando, porque esse Parque (que ainda não foi instalado) não pode ser 2 metros para o lado?

          R: radicalismo anticarro = DOENÇA

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        • Julião, pelo jeito tu ainda não entendeu.

          Não é deslocar o parque 2 metros, e sim respeitar o plano diretor!

          Que previa avenida duplicada, mas subterrânea.

          Não seria melhor pra todos? umas sinaleiras a menos, principalmente?

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  8. Certamente este é mais um assunto em que certos meios de comunicação tentam impor ao cidadão que paga impostos, sem diálogo, sem participação cidadã, em que procuram excluir os cidadãos dos debates que envolvem obras, estas realizadas na maior parte para atender os interesses de entes privados ou não foi isto que está acontecendo.

    Enfim, a jogada da Copa do Mundo é mais um trampolim para os seus idealizadores, estes Agentes Públicos, que realizam atos, em que tudo pode, tudo vale, tudo para mostrar depois para a sociedade como um grande administrador público, que poderá vir a se candidatar a Governador do Estado do RS.

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  9. Julião a afirmação de que os carros farão parte da nossa vida pelo resto dos tempos pode não condizer com a verdade. Quando a quantidade de carros chegar em um ponto em que não haverão mais ruas nem estacionamento para eles, então pensarão em alternativas eficientes… e outra coisa Julião os carros já tem espaço demais nas nossas vidas, nas nossas estradas, nas nossas ruas e também nas nossas calçadas….

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    • Os automóveis são uma evolução das carroças puxadas por animais, usadas a milênios. O motor ou combustível dos veículos vão ser aperfeiçados e até mudar, mas a necessidade humana de transporte não por meios próprios é uma conquista da humanidade que se manterá enquanto houver humanidade.

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      • Não necessariamente o transporte de humanos, mas sim o transporte para humanos. A desmotorização dos países ricos está relacionada, entre outras coisas, às facilidades online.

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        • No Brasil, ainda estamos longe desse ponto de inflexão na venda e no uso de automóveis para o transporte de pessoas, então deixar de investir no aumento das vias para circulação dos carros é IRRACIONAL. Bom para políticos incompetentes que arrecadam cada vez mais com os automóveis e, seguindo essa linha anticarro, precisam investir cada vez menos no setor.

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        • Entretanto o preço dos combustíveis é um efeito global. Então, irracional é pensar que precisamos refazer todo o caminho das nações mais ricas sendo que podemos pegar um atalho. Isso é, transporte público de qualidade e barato.

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    • Aliás, nada é mais humano do que os automóveis, já que uma das características que distinguem os humanos dos animais é exatamente a capacidade de inventar, replicar e aperfeiçar ferramentas, instrumentos, máquinas, etc.

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    • Antigamente as pessoas precisavam se transportar para executar uma série de tarefas relacionadas à bancos, buscar exames, pagar contas, preencher cadastros… Hoje em dia praticamente todas as operações bancárias são feitas online, exames médicos estão disponíveis online para médicos, contas, cadastros são feitos online… Há inclusive muita gente que trabalha online.

      Essa tendência diminui nossa necessidade de infraestrutura de transporte e aumenta nossa necessidade de infraestrutura de lazer. Uma tendência natural, pois as pessoas deixam de sair por necessidade, mas por desejo simplesmente.

      Essa é uma tendência natural da economia, no sentido mais geral da palavra. Pessoas tendem a não fazer coisas que não trazem benefício / melhoria. Para que se deslocar para fazer algo que posso fazer de forma mais fácil e rápida sem me deslocar? Daí posso usar o tempo que sobra para me deslocar para o que realmente me interessa.

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      • Inclusive isso de trabalhar online (ou seja, de casa ou onde tu estiver) é algo que está se tornando cada vez mais real e possível.

        Só que passa bastante pelo amadurecimento das pessoas (e empresas, logicamente).

        Mas pelo simples fato de tu não perder tempo no trânsito é sensacional!

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        • Com certeza! Sou fascinado por esse tema. Há uma frase famosa que diz: “para que transportar uma pessoa que pesa 70kg se precisamos somente do cérebro que pesa 1,5kg”.

          Acontece que muitas empresas acham a ideia tão boa que querem implementar de supetão com todo mundo e em departamentos inteiros. Mas o contato olho no olho é necessário as vezes e essa mudança demora um pouco para acontecer.

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  10. Queiram ou não, os carros farão parte da vida das pessoas pelo resto dos tempos. Sou a favor de investir em transporte público, bicicletas e espaços para caminhadas e contemplação, mas o carro também deve ter seu espaço, principalmente nas cidades. E, enquanto não tivermos um eficiente sistema de transporte público (trens e metrôs), querer exigir que os cidadãos abandonem seus carros é uma coisa doentia, de fanáticos, ou melhor de LUNÁTICOS – uma minoria radical, que como sempre, quer impor seu modelo de vida restrito para outros. Vivam do jeito que queiram, mas não me venham encher o saco e dizer como devo me comportar e principalmente como a cidade deve ser organizada equilibradamente para possibilitar aos cidadãos todas suas necessidades.

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    • na mosca. mas não tente convescer quem não gosta de voce. ja tiveram o cérebro lavado na igreja do PSOL. e nada vai mudar isso.

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    • Julião, o carro já tem seu espaço em Porto Alegre, na verdade ele é o “dono” da maior parte dos espaços públicos da cidade. Pegue qualquer grande avenida de Porto Alegre e veja o espaço utilizado pelos autmoóveis e compare com o espaço destinado a ônibus, bicicletas e pedestres.

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      • Duvido, soma todos os espaços públicos e verá que, apesar de 2/3 das famílias de Poa possuirem e usarem automóvel diariamente, nem 10% dos espaços públicos são dedicados aos automóveis.

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        • Em SP é 70%. Duvido muito que em PoA seja 10%

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        • Julião, tens fontes? Primeiro por que POA tem pouco mais que um carro para cada dois habitantes, contando carros de empresas, táxis, etc. E todas pessoas eventualmente são pedestres.

          Depois por que “espaços públicos dedicados aos automóveis” não são apenas os estacionamentos nos parques, etc. São vias, vagas de estacionamento junto à calçada e assim por diante. Honestamente não achei um número, de onde veio 10%? Difícil achar uma única rua que tem mais calçada do que pista para rolamento. Calçada minimamente bem feita então…

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        • Quando tu aperta ele misteriosamente fica um silêncio…..

          Trazer números à toa pra tentar ganhar a discussão é comum nesses casos…

          Deve ter lido “como ganhar uma discussão sem mesmo ter razão”

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    • 50% do teu argumento é classificar e pessoas que não concordam contigo. Pode contar o tamanho das frases,

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    • Lunático é quem acha que se deve ter um urbanismo medieval, pró-transporte individual, em pleno século XXI.

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  11. O antagonismo nasce do prórpio Estado, ou seja, do prefeitura do queridinho da mídia Fortunati. Uma vez que ele, e sua equipe, desconsideraram as etapas democráticas e políticas construídas na nossa cidade. Enfim: NÃO HOUVE DEBATE COM A POPULAÇÃO.
    Para se avançar no debate é simples: é só a prefeitura cumprir um plano diretor e outro, ou seja, fazer a obra e FAZER e não dizer que fará, o PARQUE GASÔMETRO.
    Segundo, todos sabem que existe técnologia para transplantar árvores, é só usá-la.
    E mais importante, as árvores na pista “de baixo” da Edvado será cortadas pra fazer um estacionamento ao lado da via e não para a pista de rolamento! É só ir la e ver, a pista já está construída!
    Além de que a duplicação abrigará estacionamento em todo bordo da pista, simplesmente ridículo, tanto como na Av. Ipiranga.
    QUEM DISSE QUE ASFALTO ATENDE AOS INTERESSES MAIORES DA COLETIVIDADE? Quanta bobagem! A coletividade são os grupos organizados!!! A coletividade são os grupos organizados!!!A coletividade são os grupos organizados!!!E não transeuntes em suas caixas de lata alienados do mundo, ou tendo o mundo na ponta dos pés – acelerador.

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    • “E não transeuntes em suas caixas de lata alienados do mundo, ou tendo o mundo na ponta dos pés – acelerador”
      Que coisa mais babaca! A moda agora é transformar quem dirige em monstros alienados que desrespeitam a cidadania e desconhecem os problemas da cidade.
      Meu caro, se quiser ser respeitado, seja menos generalista, preconceituoso e ingênuo. Quem está em sua “caixa de metal” não está alienado do mundo com o poder na ponta dos pés, mas sim trancado em um engarrafamento e pagando caro pela incompetência dos nossos governantes. Quem me dera ter um transporte público de qualidade, mas como não tenho, preciso do meu carro para estudar e trabalhar. Moro na Vila Nova e trabalho na Cidade Baixa, ficando um pouco complicado me locomover de bicicleta (vulgo Salvação do Trânsito).

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    • Cara, quanta raiva. Vai te tratar. Freud explica.

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  12. O que me deixa triste é que se tem dinheiro para duplicar avenidas para os automóveis e não tem dinheiro para qualificar a orla para população.
    Por que não usam os milhões gastos nessas avenidas e viadutos para garantir uma orla bonita, atrativa??Aposto que isso seria muito mais agradável para os turistas na copa, avenida e viaduto eles tem na Europa, para que vir até aqui olhar para um?

    E mais, eu acredito que as obras não devem ser feitas “para copa”, e sim para a população de Porto Alegre.

    Pobre dos turistas que escolherem vir a Porto Alegre, vão ficar olhando para avenidas quadruplicadas e orla abandonada

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    • E o povo?
      Como fica?

      E o povo que precisa ir trabalhar, ir estudar todos os dias?

      As obras precisam ser feitas para o povo de PORTO ALEGRE.

      Obras para copa?

      Não da nem par sonhar, isso é Brasil.

      O melhor é nem apresentar a orla para os turistas, até por que se ja choram por arvores numa obra importante dessas, imagina o que não vão fazer com uma obra para a orla?

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      • Os ÓNIBUS DO POVO NÃO PASSAM PELA ORLA DA EDVALDO!!!!!

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        • Corretíssimo, Luiz Felipe, não passa sequer uma única linha de ônibus pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Se a preocupação é com a qualidade de vida dos portoalegrenses e com a mobilidade, todo esse dinheiro deveria ter sido investido em transporte público e coletivo, o que ia melhorar inclusive o trânsito para quem precisa usar o automóvel.

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        • Façam o aeromóvel para a zona sul então!

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