Prefeitura dá ordem de início para revitalização da Praça XV

Área onde se localiza a praça irá abrigar a Fan Fest da Copa 2014   Foto: Guilherme Santos/PMPA

Área onde se localiza a praça irá abrigar a Fan Fest da Copa 2014 Foto: Guilherme Santos/PMPA

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assina nesta terça-feira, 30, às 9h, a ordem de início das obras de revitalização do entorno da Praça XV, Centro Histórico de Porto Alegre. O ato será no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10). A intervenção faz parte do Programa Cidade Integrada – Revitalização de Espaços Públicos. Outro objetivo da ação do poder público municipal é qualificar a área que vai abrigar a Fan Fest. Trata-se de um evento oficial da Copa do Mundo 2014 que terá como palco o Largo Glênio Peres e suas proximidades.

Em Porto Alegre, a Fan Fest terá mais de mil horas de programação. No local, haverá atividades culturais, de lazer, a realização de shows e a apresentação dos jogos em telões. A Fan Fest foi incluída na organização do Mundial pela Fifa durante a Copa da Alemanha, em 2006. Na segunda edição, durante a Copa da África em 2010, a festa repetiu-se também em outras cinco cidades do mundo, dentre elas o Rio de Janeiro.

Prefeitura de Porto Alegre

__________________________

Leia também:

O novo visual da Praça XV



Categorias:COPA 2014, Parques da Cidade, Revitalização do centro

Tags:, , ,

26 respostas

  1. A Salgado Filho tem um ar portenho. Lembra muito avenidas de Buenos Aires, Montevideo. Claro, num domingo de manhã, sem aglomeração nas calçadas e engarrafamento de ônibus

  2. Agora com dinheiro público, em cima da porcaria que a coca fez.

  3. OFF TOPIC :

    Deu para ti, Carrolari !

    http://portallw.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=497530

    29/04/2013 23:50 – Atualizado em 29/04/2013 23:57
    TJ-RS aprova percentual de multas para ciclovias e programas educativos
    Lei define que prefeitura da Capital invista 20% do dinheiro arrecadado nestes segmentos
    O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) determinou, por 16 votos a oito, que é constitucional a legislação de Porto Alegre que determina percentual mínimo de investimentos nas ciclovias e programas educativos da arrecadação de multas. O julgamento foi concluído na tarde desta segunda-feira pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, após o voto do Desembargador Irineu Mariani. Foi determinado que “não há invasão de competência do Poder Legislativo”.

    A Lei Complementar Municipal nº 626/09 estabelece que o Município deve aplicar, anualmente, o mínimo de 20% dos recursos arrecadados com multas de trânsito neste segmento. Um incidente de inconstitucionalidade foi proposto pela 2ª Câmara Cível, que está julgando um processo movido pelo Ministério Público (MP) contra a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Na ação, o MP cobra do Executivo o cumprimento da Lei.

    O julgamento teve início em outubro de 2012. Na ocasião o relator do processo, Arminio José Abreu Lima da Rosa, votou pela constitucionalidade da legislação. Outros 12 desembargadores acompanharam o voto do relator. O julgamento foi interrompido no final do ano passado devido a pedido de vista do desembargador Eduardo Uhlein. Em março, Uhlein apresentou voto divergente, considerando inconstitucional o artigo. Com ele, votaram mais sete magistrados.

  4. Gilberto
    Acho que vale a notícia
    http://www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=209493
    Agora haverá grandes investimentos em ciclovias pela cidade

  5. Te alguem que esta negativando qualquer post por aqui,.,,, poxa vai arranjar o que fazer. E sobre a Praça concordo com o VOP. não é só naquele área que precisa de uma”arrumada”. NA Salgado Filho tem um grande Hotel o Dan INN (antigo Conceição) e mais outros na Vigário. E o poder público nada faz naquela aerea, sendo que é trajeto tambpém do onibus turismo.

    • A Salgado Filho teria potencial para ser uma avenida muito bonita, se reformassem o ladrilho do canteiro central – e colocassem o mesmo tipo de piso nas calçadas junto aos prédios; tirassem os terminais de ônibus; e obrigassem os proprietários do entorno a pintarem/reformarem seus prédios.

      • Acorda e para de sonhar, Semiografo,

        Lamento informar-te que o canteiro central da Salgado Filho vai virar um paradão de ônibus, segundo o projeto do falso BRT.
        Então pode ir dando adeus aos lindos ladrilhos do canteiro e às árvores também que serão cortadas para colocarem o paradão no lugar.

        Se alguém curte um pouco o visual da Salgado Filho com as árvores no canteiro central, recomendo à ir ao local fazer algumas fotos pra recordação, pois as mesmas estão com os dias contados.
        Ao menos, o lado “bom” dessa história é que as calçadas laterais deverão ficar livres das atuais paradas de ônibus.

        Gilberto Simon, o blog poderia fazer um post sobre esse assunto da Salgado Filho, antes que acordemos numa bela manhã sem mais ver suas árvores majestosas.

        • Além do que, temo que com a retirada de suas árvores, a Salgado filho venha à se tornar mais uma avenida feia como outra qualquer, com as fachadas degradadas dos seus prédios mais à mostra, visto que hoje as árvores contribuem para esconder um pouco os estado dos prédios e dar uma amenizada na paisagem.

  6. Alguem conhece o projeto? Poderia publicar aqui?

  7. A Praça XV (mais especificamente esse espaço com 11 luminárias ao lado do Chalé) é bem digna, o problema é que é impossível chegar lá sem passar por “limbos” como a Mal. Floriano, a José Montaury e as escadarias cheias de mendigo pro lado do largo.

    • Sem falar nos maloqueiros,funkeiros,assadores de “churrasquinho de gato” e vendedores de mercadorias falsificadas.

      • bah, tem dias que é um fedor na area, fico até meio enjoado.
        Não sei bem o que é, mas acho que é dos churrasquinhos de gato ou do cachorro quente, é um cheiro de carne, mas meio estranho, não sei explicar…

        Os mendigos dormindo, mijando e cag*ndo até ja acostumei, só falta melhorar a vista, por algumas placas informando sobre o maior esqueleto do Brasil.
        hahaha

  8. Sempre que eu leio a palavra “revitalização” é porque não houve “manutenção”.

  9. Há boatos de que é grande a possibilidade do chafariz do Largo funcionar até a Copa.Oremos!

  10. a revitalização é abrir a rua pra carros como em croquis anteriores?

  11. Vão abrir para estacionamento?

  12. Medo dessas “revitalizações”….

  13. Ha pouco tempo revitalizaram. Vão gastar mais dinheiro em cima?

Faça seu comentário aqui: