Presos secretários de Meio Ambiente do RS e de Porto Alegre

Polícia Federal desarticulou rede de corrupção voltada à obtenção ilegal de licenças ambientais

Secretário Luiz Fernando Záchia entre os presos. Foto: Site do Secretário.

Secretário Luiz Fernando Záchia entre os presos. Foto: Site do Secretário.

Numa operação conjunta entre o Ministério Público do Estado (MP) e a Polícia Federal (PF) foram presos na madrugada desta segunda-feira o secretário estadual de Meio Ambiente Carlos Fernando Niedersberg (PC do B) e o secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre Luiz Fernando Záchia (PMDB). Ambos são investigados pelo suposto envolvimento no recebimento de recursos ilegais na liberação de licenças ambientais. Até o momento 18 pessoas foram detidas. Entre elas, o ex-secretário de Meio Ambiente do Estado, Berfran Rosado (PPS).

A operação, denominada Concutare, identificou um grupo criminoso formado por servidores públicos, consultores ambientais e empresários. Os investigados atuariam na obtenção e na expedição de concessões ilegais de licenças ambientais e autorizações minerais junto aos órgãos de controle ambiental. A investigação iniciou em junho de 2012.

Secretários afastados

Berfran Rosado também foi preso.

Berfran Rosado também foi preso.

O governador do Estado Tarso Genro anunciou na manhã desta segunda-feira o afastamento do secretário Carlos Fernando Niedersberg. O prefeito de Porto Alegre José Fortunati também determinou o afastamento dos investigados ligados ao Executivo municipal. Governador e prefeito foram avisados da operação Concutare pelo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Em entrevista a Rádio Guaíba, o prefeito de Porto Alegre disse que “está tão surpreso com as prisões como qualquer outra pessoa”. Fortunati preferiu não fazer qualque juízo de valor, mas admitiu que o afastamento ocorre preventivamente.

Ordens judiciais em oito cidades gaúchas

arlos Fernando Niedersberg, atual secretário do Meio Ambiente do RS foi afastado pelo Governador Tarso Genro assim como seus colegas citados acima.

Carlos Fernando Niedersberg, atual secretário do Meio Ambiente do RS foi afastado pelo Governador Tarso Genro assim como seus colegas citados acima.

Cerca de 150 policiais federais participam da operação para executar 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. As ordens judiciais serão cumpridas nos municípios gaúchos de Caçapava do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga e Taquara, além de Florianópolis, em Santa Catarina.

Na Capital, os policiais federais vistoriaram uma sala comercial localizada em um prédio na avenida Farrapos, na esquina com a rua Barros Cassal. No local, funcionaria uma empresa de consultoria. Documentos foram apreendidos. A sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) também foi inspecionada.

Os investigados devem ser indiciados por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, crimes ambientais e lavagem de dinheiro, conforme a participação individual de cada envolvido. As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e ao Patrimônio Histórico (DELEMAPH) e pela Unidade de Desvios de Recursos Públicos da Polícia Federal no Rio Grande do Sul.

Correio do Povo

____________________

Notícia já é destaque nos principais portais nacionais:

A notícia no Portal UOL

Na Zero Hora

No Portal Terra



Categorias:Outros assuntos

85 respostas

  1. Já vai tarde esse Zachia

    Curtir

  2. Eu ja’ sabia! Esse pessoal ligado ao meio-ambiente nunca me enganou. Zachia muito menos, desde o tempo que dirigia o co-irmao.

    Curtir

  3. Recordar é viver (Funk do Detran):

    Curtir

  4. Lembrando que o Zachia já estava enrolado no caso Detran.

    Curtir

  5. Chelsea.
    Bom, depois de serem soltos, todos convocarão entrevistas coletivas dizendo em tom sério e preocupado:
    “Querem destruir a mim, a minha carreira política e a minha família. Sou um homem honesto e honrado. Não tem provas contra mim. Tudo não passa de ataques políticos. Sou inocente!”
    Mais uma da série “lembram”. Quando o falecido Antonio Dorneu Maciel foi a assembléia, convocado pela CPI do Detran, e roncou grosso com os deputados, saindo de lá recebendo muitos “tapinhas nas costas” ?
    Dois dias depois apareceram as gravações da PF com as conversas cifradas da tropa: “Fala liderança”, “aquela senhora”, “temos que agir amanhã”, “dos 70 documentos só chegaram 60”, “é faltaram 10”. e por aí vai.

    Curtir

  6. Eu quero ver o nome das empresas envolvidas !!! Eles tem que divulgar também. Pois só há corruptos se há corruptores.

    Curtir

    • Gilberto.
      .
      É muito salutar isto, pois os nomes dos agentes públicos sempre aparece, e do lado das empresas nada.
      ,
      E pior, muitas vezes os cara posam de bonzinhos como qualquer funcionário público colocasse a faca no pescoço dos pobrezinhos para eles pagarem propina.
      .
      Eu tenho um conhecido na construção civil, que consegue tudo sem nenhuma propina, e ele fica p da vida com os coleguinhas que usam de expedientes para acelerar os processos.

      Curtir

    • Mas existe alguma punição para os corruptores?
      Não sei mesmo, sempre ouço falar apenas das acusações contra os políticos.

      Curtir

    • Isso. Nomes de “empresários” também tem devem ser divulgados.
      Lembram do filme Rock’Rolla do Guy Ritchie ? Quando o empresário russo (numa clara alusão ao Roman Abramamovich do Celshea) fala com o “chefão” Lenny, que quer construir um empreendimento e precisa “acelerar” uma licensas ambientais ? E o Lenny diz que por 7 milhões de libras ele consegue pra ontem…
      O nome do novo programa da BandRS veio bem a calhar: “Os Donos da Bola”.

      Curtir

    • Lí há pouco que não vão divulgar por se tratar de segredo de justiça. Mas se é assim, como vazaram estes nomes que já foram divulgados?

      Curtir

    • Gilberto, muitas vezes os corruptores são os mesmo corruptos. Os próprios políticos extorquem dinheiro das empresas mediante chantagem.

      Não estou dizendo que é este o caso, mas isto é bastante possível.

      Curtir

      • Adriel, não sonha. Neste ímpeto de defender a inciativa privada colocas todos os empresários no mesmo saco de gatos. Há alguns que trabalham dentro da lei e outro que trabalham fora, é simples!

        Curtir

        • O pensamento binário do Rogério me cansa!

          Me responda você!! Colocarias tua mão no fogo se eu te apresentasse UM caso em que um político vendeu algo que seria sua obrigação liberar de graça e imediatamente?

          No aguardo!

          Curtir

        • O Rogério deve estar no grupo dos que acreditam que o mensalão não existiu… ou então, como ele acha que o José Dirceu arrecadava dinheiro para pagar seus cumpanheiros de quadrilha?

          Curtir

        • Adriel.
          .
          Evidentemente que não. A existência de políticos, funcionários e empresários corruptos é clara e inequívoca. Logo não coloco a mão no fogo. O que estou dizendo que há (existem) corruptos e corruptores, mas não generalizo nem lanço calúnias.

          Curtir

  7. Parabéns à PF! Dá gosto de ver notícias assim.

    Curtir

  8. Agora me lembrei das palestras de Delegados da PF (depois, é claro, de fazerem cursos no FBI) no tempo da faculdade, há uns 20 anos atrás. Diziam que era importante fazer prisões midiáticas, porque essas (dano a imagem) talvez poderiam ser as únicas punições sofridas por acusados de crimes de colarinho branco ou de corrupção.

    Curtir

  9. Quantos secretários já foram acusados de corrupção na administração Fortunati? Trogildo, Záchia, Mauro Zacher, Juliana Brizola, Alexandre Souza da Silveira. E o Fortunati nunca sabe de nada. Ou ele é muito ingênuo ou muito incompetente.

    Curtir

    • Marcelo.
      .
      Acusar é simples e algumas vezes se incorre em injustiças. O que tem que ser feito é o que a polícia federal faz, investigar com calma, pelo visto esta investigação já tem mais que dois anos. Depois de coletar provas, aí sim prender.
      .
      Estas acusações que são feitas entre políticos são muitas vezes brigas entre grupos interessados no poder, logo não podem ser levadas muito a sério.

      Curtir

    • também tenho a mesma opinião, acusação é facil e pode ser leviana…em geral nao leva a nada mesmo e o objetivo é apenas o desgaste político…agora, quando se prende um secretário de estado de um governador do PT e o PT está no governo federal é pq deve ter muitas provas mesmo, não se prenderia leviamente alguem tão próximo ao governo central… E o interessante é que prefeito e governador so foram avisados depois que a operação foi iniciada, nao antes, isso é mesmo o correto, mostra independencia da PF.

      Curtir

      • Muito bem observado! Ações assim da PF (governo federal – PT) que atingem um secretário do estado (também do PT) me deixam bastante contente. É como se fosse uma garantia que o que está sendo feito é correto e não apenas por questões políticas.

        Curtir

  10. Vergonha para o Rio Grande…!

    Curtir

  11. A PF tem “enchido o saco” dos corruptos de uma forma que dá gosto!!!
    Agora, alguém fica realmente surpreso, assim como o prefeito Fortunatti, quando acontece algum escândalo desses?
    Sinceramente, eu não.

    Curtir

    • Rafael.
      .
      Geralmente a corrupção não é feita diretamente pelos secretários, talvez isto que tenha deixado o Fortunatti surpreso.
      .
      Geralmente que faz a maracutaia é um CC assessor, mas parece que os três são contra a delegar poderes (eles têm medo que os assessores fujam com a caixinha). Me parece que na história recente do RGS houve um caso como este, mas pelo que eu saiba não foram os assessores!

      Curtir

  12. Interessante que o Ministério Público trabalhou em conjunto com a PF para a prisão do próprio secretário do estado. Isso é muito bom… é assim que tem que ser.

    Curtir

    • Pablo.
      .
      Por isto que é importante ter órgãos de Estado e não um bando de CCs.

      Curtir

      • Não sou contra Cargos Comissionados, desde que sejam dados a ocupantes de cargos de carreira.
        O que acontece é que os partidos usam os CCs para presentear seu companheiros.

        Curtir

        • Gilberto.
          .
          Até podem, e aí neste caso pode ter sac…. , há muito tempo havia uma série de concursados a gari do DMLU (advogados, engenheiros,….) que passavam a CC. Mas o correto era quando concursado e dentro do nível da carreira passarem a FG (se as FGs tivessem uma gratificação correta).

          Curtir

        • Um servidor concursado pode ser CC do mesmo órgão em que ele trabalha. Nesse caso, a única diferença em relação a uma FG é a remuneração – geralmente maior no caso do CC.

          Algumas opções que um servidor de quadro e ocupante de CC pode fazer:

          1- optar por receber a remuneração integral do CC, abdicando do seu salário normal enquanto ocupar o cargo;

          2- continuar recebendo integralmente o seu salário, acrescentado de uma porcentagem sobre a remuneração do CC. Ex.: salário + 30% do valor do CC;

          Dependendo da situação, pode ser mais vantajoso em termos financeiros uma ou outra opção. Em suma, é perfeitamente possível um servidor concursado num órgão público ter um CC no mesmo órgão.

          Curtir

      • Tá cheio de “CC” no MP meu querido. Só que estes estão lá por qualificação técnica, e não partidária.

        Curtir

        • Quem tem diploma superior e faz concurso para Gari devia ir varrer rua e recolher lixo, pois sabia para o que era o concurso.
          O pior é que estes oportunista tiraram o direito de pessoas habilitadas para este trabalho, pessoas que tem apenas o primeiro grau.
          Entram e querem subir por meio de pistolões e maracutaias.
          Meu Deus o Brasil não tem jeito….

          Curtir

        • A questão é: por que CC se existe a possibilidade de abrir concurso? Estamos cansados de ver editais de “formação de cadastro de reserva”. Enriquecimento ilícito da administração (e das bancas avaliadoras)?

          Curtir

  13. Tem outra coisa que não aparece na reportagem que deveria aparecer, para haver corruptos tem que haver corruptores.
    .
    Um conhecido meu, tem um terreno invadido numa cidade do Brasil, ele recebeu uma oferta para pagando uma dada quantidade de dinheiro a câmara votava uma desapropriação, ele não aceitou, logo ser corruptor é uma opção não uma imposição.

    Curtir

    • É verdade, senti falta da divulgação de nomes de empresas envolvidas nesse conluio. Licença ambiental tem a ver com a construção civil, em Porto Alegre, e com a exploração mineral, no interior.

      Curtir

    • fiquei confuso, corruptor nao seria quem ofereceu a possibilidade de desapropriação?

      Curtir

    • O crime central da operação é o de concussão, e não o de corrupção. São bem próximos: o de concussão consiste em *exigir* vantagem indevida em função do cargo público ocupado, enquanto o de corrupção passiva consiste em *solicitar* tal vantagem. No caso de a vantagem ser efetivamente, aí a concussão passa a corrupção passiva.

      Concussão

      Art. 316 – Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

      Pena – reclusão, de dois a oito anos, e multa.

      (…)

      Corrupção passiva

      Art. 317 – Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

      Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

      Curtir

    • Os nomes que apareceram foram informados pelos próprios governos, já que tinham que afastar e nao tem como afastar sem dizer a razão. Na entrevista coletiva a PF não deu nenhum nome, nem mesmo esses 3 primeiros que chegaram ao público. Não é que se está omitindo os nomes dos empresários, na coletiva a PF enfatizou que quis pegar os 3 tipos de envolvidos, os corruptos, os intermediários (“consultores”) e os empresários. Portanto tem empresário preso e em breve os nomes vão aparecer, pq os familiares e conhecidos sabem que foram presos… a midia perguntou muito por nomes de empresários na coletiva, entao não é porque pagam anuncios que os nomes da construção civil nao vão aparecer…e quando aparecerem vai ser um terremoto..imaginem as pessoas que já compraram imóveis em um empreendimento que é irregular…

      Curtir

    • Rogério, algo mais específico dos corruptores:

      “Os empresários que recorreram ao esquema eram das áreas de mineração e de construção civil, principalmente empreendimentos imobiliários em Porto Alegre e no Litoral Norte.” – ClickRBS

      Curtir

  14. Simon, não seja injusto, ponha as fotinhos do Niedersberg e do Rosado também. Afinal eles vão ser companheiros por algum tempo!

    Curtir

  15. Estava sentindo falta da notícia.
    .
    É uma grande coligação supra-partidária. Tem governo Tarso, governo Ieda e governo Fortunatti.
    .
    Mas pela velocidade com que os secretários foram destituídos dos cargos, parece que os chefes não estão na jogada.

    Curtir

    • Mestre Rogério,

      Seguindo ao pé da letra teu raciocínio, como o secretário Zacher foi mantido ….

      Curtir

    • Estas licenças (todas elas) são usadas a anos para benefício político. Quando não as vendem, eles seguram a licença dos “infiéis” para te-los na palma da mão.

      Conheço casos de comerciantes que operam sem licença por anos pq a prefeitura segura tudo o que dá, a fim de estorqui-los/cala-los.

      Curtir

      • Adriel.
        .
        Estes comerciantes operam sem licença muitos anos porque estão irregulares, é mais fácil partir para um sistema de suborno do que legalizar e se colocar ao mesmo nível de concorrência com os que estão legalizados.
        .
        Não me venham com historinhas do sujeito que passou trinta anos vendendo cachorro quente sem inspeção da secretaria da saúde porque é difícil conseguir a licença. Como é que os outros conseguem?

        Curtir

        • Sem generalizações Rogerio!!

          Claro que tem gente que parte logo para o suborno. Mas ocorre bastante de a única forma de conseguir se legalizar é pagando suborno para o executivo, caso contrário o governo enrola por anos a atribuição da licença!!

          De qualquer forma, isto não tira a culpa dos nossos representantes. E é justamente a aceitação destes subornos que incentiva ainda mais o uso do “jeitinho”.

          Curtir

        • Adriel.
          .
          Agora concordo, há toda uma cultura do “jeitinho”, algo característico dos povos latinos. E esta cultura deve ser combatida por todos em todos os meios, nos meios públicos (quem recebe) e nos meios privados (quem paga).

          Curtir

        • Adriel.
          .
          Há outra coisa que a maioria do pessoal que não está por dentro não entende. Aqui no IPH fizemos institucionalmente um projeto que necessitava a intervenção de um organismo público para não causar problemas, demorou um monte de tempo para sermos consultados sobre discrepância nos projetos com concepções deste órgão público (90% delas apresentei um bom arrazoado e não fiz o que era anteriormente pedido), mas como quem estava fazendo a fiscalização era um meu ex-aluno eu falei sobre a demora.
          .
          Quando eu falei isto ele simplesmente desfiou um rosário de problemas de pessoal, instalações e equipamentos que quase saí chorando de pena (era real mesmo a total ausência de infraestrutura), depois os secretários da área, que evidentemente não eram da área prometiam qualquer coisa em termos de celeridade da avaliação do projeto, sem saber quantos nem o que dispunham para analisar os projetos.

          Curtir

    • Pode ser que agora a SMAM volte a trabalhar em prol das árvores…
      Estou com a alma lavada e enxaguada com este fato, agora começo a entender tudo.
      esta turma é como a erva de passarinho estavam lá só para sugar…….

      Curtir

      • Juliana
        .
        Também há situações de árvores que estão quase caindo (cinamomos, por exemplo) e a SMAM não permite a derrubada e substituição por outra. Era algo extremamente fácil de fazer, o proprietário ficava cinco anos como fiel depositário da árvore que fora plantada, até que ela crescesse.
        .
        Outra coisa é o padrão da prefeitura de árvores a serem plantadas, ele pedem árvores com uma altura muito pequena que no primeiro vento quebram, deveriam pedir árvores mais fortes.

        Curtir

        • Rogerio Maestri, eu sei o que estou falando, ninguém quer ser fiel depositário de árvore e na mimnha opinião as pessoas deveriam cuidar das árvores que são plantadas em frente as suas casas naturalmente…
          A plantação de árvores em Porto Alegre é feita por emprêsas terceirizadas e as árvores devem ter dois metros de altura. Ninguém cuida, são vandalizadas e quando os canteiros tem a grama cortada elas são seccionadas pela máquina e morrem….
          Ninguém pode cortar ou retirar árvores, só a SMAM pode e quando as retira deixa o resto do tronco no canteiro pois não tem o MUCK para retirar as raizes.
          Ninguém pode plantar árvores nas ruas só a SMAM, porque as pessoas não sabem quais são as árvores compativeis com as calçadas e a maioria ao fazer isso faz besteira….
          Eu sei muito bem o que estou falando porque sempre estou no pé da SMAM…..

          Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: